Pular para o conteúdo principal

FAZ-ME RIR, PT2


QUANDO O SEGUNDO RIR ACONTECEU, EM 1991, EU ESTAVA TRABALHANDO NA TV GLOBO. LA, ENTRE 1986 E 91, FIZ PARTE DA EQUIPE DOS PGMS MUSICAIS 'MIXTO-QUENTE' (COM SHOWS GRAVADOS NA PRAIA), ENCONTROS NOTAVEIS (LEGIAO VS PARALAMAS ETC) E TBM DO FANTASTICO (ASSISTIA AOS CLIPES E ESCREVIA AS 'CABEÇAS' PARA OS APRESENTADORES). ENTAO, DESTA VEZ, EMBORA FAZENDO FRILAS PRO JORNAL (SÓ FUI EFETIVADO NO GROBO EM 91, EMBORA JA FIZESSE LÁ O RIO FANZINE), VI TUDO POR UM ANGULO DIFERENTE. TINHA ACESSO AO SWITCHER, ONDE FICAVA O DIRETOR ROBERTO TALMA, MEU CHEFE DIRETO, E IA E VOLTAVA DO MARACANÃ DE FORMA MAIS CONFORTAVEL DO QUE NA VEZ ANTERIOR, NUM BUSÃO, COM BOA COMIDA E TALZ. TINHA LIVRE ACESSO. MAS EU CURTIA MAIS FICAR COMA GALERA NO GRAMADO. E VER OS SHOWS DE PERTO.

ESTE RIR FOI MAIS ORGANIZADO E LIMPO. E PERTO. AFINAL, ERA O MARACANAZÃO. JA HAVIA MTV NA COBERTURA. A EQUIPE DO JORNAL ERA ESPECIALIZADA E MAIOR. MAS FALTAVA AQUELE CLIMA DE FESTIVALZÃO DO ANTERIOR, QUE TINHA UMA VIBE MEIO GLASTONBURY. NAO ROLAVA PERRENGUE NESTE. SHOWS COMO OS DE PRINCE E GEORGE MICHAEL IMPRESSIONARAM. MAS O MAIS AGUARDADO DE TODOS FOI O DO GUNS N ROSES, DIA MAIS LOTADO DO FEST. HAVIA ATE O RUMOR DE QUE A ARQUIBANCADA PODIA DESABAR, DE TAO CHEIO. EU SENTIA A PORRA TODA TREMER DO LUGAR ONDE FICAVA A AREA DA TV. NESTE DIA, PREFERI O SHOW DO MEGADETH. MAS MEU MOMENTO FAVORITO DE TODOS FOI O SHOW DO HAPPY MONDAYS, FECHANDO UMA NOITE POP (ACHO QUE TEVE RPM E TIFFANY!). SOB UMA CHUVA FINA E MUITO LIXO, COM TODO MUNDO DOIDÃO E SE JOGANDO NA FRENTE DO PALCO (ATE OS GARIS!). O SHOW ROLOU NUM CLIMA MUCHO LOCO. LEMBRO QUE ENTREVISTEI SHAUN RYDER NO RIO PALACE E ELE DISSE QUE TINHA TRAZIDO DOIS MIL PONTOS DE ACIDO PRA DISTRIBUIR NO SHOW. ME DEU UNS DOIS E´S. ESCREVI ISSO NO JORNAL, MAS TIRARAM. JÁ A FOLHA, BANCOU.

O RIR3 SÓ FOI ACONTECER DEZ ANOS DEPOIS, DE VOLTA A CIDADE DO ROCK, E BANCADO, SOBRETUDO, PELA AMERICA ONLINE, QUE DISTRIBUIA MALDITOS CD-ROMS NA ENTRADA, QUE TRAVARAM OS PCS DE GERAL E PEGOU MALZÃO PRA ELES (TANTO QUE NAO EMPLACARAM AQUI, E JA FECHARAM NOS EUA). DESTE, LEMBRO QUE O SHOW MAIS EMOCIONANTE FOI O DO R.E.M. (NUM DIA QUE TEVE BECK) VIA-SE NA CARA DO MICHAEL STIPE QUE ELE ESTAVA VIVENDO UM MOMENTO UNICO. FICOU EM ESTADO DE GRAÇA. A POLEMICA DA VEZ FICOU COM O CONTURBADO SHOW DO QUEENS OF THE STONE AGE, NO DIA DO SEPULTURA (QUANDO ELES DEVERIAM TER TOCADO NO DIA DO FOO FIGHTERS, ERA OBVIO), PQ O OLIVIERI ABAIXOU AS CALÇAS NUMA MUSICA LÁ E FOI PRESO EM PLENO PALCO POR ATENTADO AO PUDOR. RIDICULO! E NADA MAIS ME CHAMOU TANTO A ATENÇÃO, ALEM DE TER ROLADO NEIL YOUNG. E O OASIS TER SIDO HEADLINER NUMA DAS NOITES MAIS CONCORRIDAS, COISA QUE NAO ACONTECE COM ELES NOS EUA.

 NO RIR3, ESTIVE ENVOLVIDO DIRETAMENTE COM O FESTIVAL, PQ FUI O CURADOR DA TENDA ELETRO. O JOMAR JUNIOR, UM DOS FILHOS DO MEDINA, ME CHAMOU PRA ISSO. CHEGUEI A FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT NA CASA DOS MEDINA, NA BARRA, PARA EXPLICAR DO QUE SE TRATAVA. NENHUM DELES SACAVA NADA DE MUSICA ELETRONICA, MAS ENTENDERAM QUE ERA ALGO QUE ESTAVA CRESCENDO. TANTO QUE, NESTE ULTIMO RIR, DAVID GUETA TOCOU NO PALCO PRINCIPAL, QUANDO, NAQUELA EPOCA, TERIA TOCADO NA TENDINHA. ERA UMA PARADA TERCEIRIZADA. UMA PRODUTORA CUIDAVA DA LOGISTICA DOS DJS, UM CARA QUE INDIQUEI (ROBERTO PEDROZA) BOOKAVA OS DJS GRINGOS, E EU PASSAVA A LISTA DE ARTISTAS QUE ELES DEVERIAM TRAZER (TINHA MOBY E CHEM BROS NELA, MAS ELES NAO PODIAM PAGA-LOS). TUDO DEPENDIA DO CACHE E DE ACERTOS. O BUDGET DA TENDA ERA BAIXO. POR ISSO, BASICAMENTE, ELA FOI COMPOSTA POR DJS LOCAIS, SEM INTERMEDIO DE AGENCIAS (TENHO ORGULHO DE TER INCLUIDO A GALERA DO B.U.M., DJS DA BAIXADA FLUMINENSE, QUE JAMAIS TOCARAM NUM EVENTO DESTE PORTE E NAO SERIAM CHAMADOS SE DEPENDESSE DO LOBBY DAS AGENCIAS). E OS GRINGOS, TIPO O HOLANDES FERRY CORSTEN, TOPARAM PQ ESTAVAM DE PASSAGEM POR AQUI, TOCANDO EM MARESIA/SP OU NO WARUNG/SC E O RIRI É BOM PRO CURRICULO. A TENDA ELETRO DEU ORIGEM A DOIS CD, UM GRINGO E UM LOCAL. NESTE, ESTA UMA FAIXA MINHA (COMO DJ ZIGGY), 'FALL OUT', DOS PRISONERS (EU & LEONI). FOI UMA PARADA PIONEIRA.

NO RIR4, EU TAVA DE FERIAS, FORA DO PAIS (GOSTARIA DE TER VISTO APENAS O SYSTEM OF A DOWN, MAS, LÁ FORA, VI O PORTISHEAD!); E, NESTE QUINTO, NAO CORRI ATRAS (NAO TEM NADA LA REALMENTE QUE EU JA NAO TENHA VISTO OU NAO POSSA VIVER SEM, MAS QUERIA TER CURTIDO O SOM DO VITALIC), NAO ME CONVIDARAM, E EU TAMBEM JA TO PRONTO PRA IR PRA PESCAR DE NOVO (E COM BONS SHOWS NA AGENDA, CONTO DEPOIS). MAS PELO QUE PARECE, HJ, O RIR É MAIS UMA FEIRA, UM PARQUE DE DIVERSOES, ONDE O QUE IMPORTA MAIS É A FESTA DO QUE AS ATRAÇÕES EM SI. NADA CONTRA. MAS É UMA ONDA BEM DIFERENTE. UM FESTIVAL CORPORATE, COMO QUASE TUDO HJ EM DIA. MAS, AO QUE PARECE, A GALERA NAO RECLAMA. MUSICA É O DE MENOS PRA QUEM OUVE MP3 E SÓ QUER POSTAR NO FEICE. OS TEMPOS MUDARAM. NAO SEI SE PARA MELHOR...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu