Pular para o conteúdo principal

RAY É NOSSO REI!

HA CERCA DE DOIS MESES, BAIXEI E VI UM DOC DA TV QUE HOMENAGEAVA O GRANDE RAY HARRYHAUSEN, ANIMADOR STOP-MOTION, CRIA DE WILLIS O´BRIEN, QUE CONSOLIDOU E CRIOU VARIOS CONCEITOS DE EFEITOS ESPECIAIS QUE NAO SÓ IMPRESSIONARAM COMO INSPIRARAM NOMES COMO GEORGE LUCAS, SPIELBERG, PETER JACKSON, TIM BURTON E GUILLERMO DEL TORO EM SUAS CARREIRAS; TANTO QUE, TODOS ESTES, E OUTROS MAIS, DAO DEPOIMENTOS EMOCIONADOS NO DOC, A MAIORIA AFIRMANDO QUE COMEÇOU A FAZER FILMES POR CONTA DE HARRYHAUSEN, SENDO QUE LUCAS DIZ QUE ELE INSPIROU DIRETAMENTE STAR WARS, AO INFLUENCIA-LO A CRIAR A INDUSTRIAL LIGHT & MAGIC. JOE DANTE (GREMLINS), VAI AINDA MAIS LONGE: DISSE QUE, DEPOIS DE VER 'A SETIMA VIAGEM DE SINBÁ', QUIS IMITA-LO.


POR CONTA DISSO, DEL TORO E O RESTO DA GANGUE SE COTIZARAM PARA CRIAR O HARRYHAUSEN MUSEUM (AINDA NAO INAUGURADO), COM O MESTRE AINDA VIVO, AOS 91 ANOS, DEPOIS DE DAREM UMA BUSCA EM SUA GARAGEM NOS ARREDORES DE LONDRES, SOB A SUPERVISAO DA FILHA DE RAY. LA, ENCONTRARAM MAQUETES E ESCULTURAS ORIGINAIS DE CRIATURAS FANTASTICAS (ELE NUNCA CHAMAVA SEUS FILHOS DE MONSTROS, MAS DE CRIATURAS, JA QUE ERAM ORIGINAIS E FASCINANTES) CRIADAS POR HARRY, COMO A MEDUSA (DE FURIA DE TITAS), O CICLOPE (DE UM DOS FILMES DE SINBÁ), O GIGANTE DE AÇO, ESQUELETOS USADOS EM JASON & OS ARGONAUTAS (QUE TIM BURTON CITOU NUMA CENA DE SEU ALICE), ALEM DE STORYBOARDS E TBM, ROLOS DE MAKING OFS DE ALGUMAS DE SUA CENAS E ANIMAÇÕES, MUITAS DELAS SEQUER USADAS EM ALGUNS DOS FILMES.



POIS, NESTE CINCO DE MAIO DE 2013, AOS 92 ANOS, RAY SE FOI, COMO ANUNCIADO NUM POST NO FB POR SUA FAMILIA. APESAR DE TER ASCENDENCIA ALEMÃ E VIVIDO POR QUASE TODA A VIDA NA INGLATERRA, RAY NASCEU EM LOS ANGELES, EM 1920. O FILME QUE O LEVOU PARA ESSA CARREIRA FOI O PRIMEIRO KING KONG, ANIMADO POR WILLIS O´BRIEN. LOGO, ELE SE TORNOU APRENDIZ DO MESTRE, E, AOS 17 ANOS, JA ESTAVA TRABALHANDO COM ELE NA CRIAÇÃO DE 'MIGHTY JOE YOUNG', UMA ESPECIE DE KONG COM UM MACACO MENOR, UM GORILÃO DE FATO. DAI, FOI SENDO CHAMADO PARA OUTRAS PRODUÇÕES (O POLVO GIGANTE DE 'IT CAME BENEATH THE SEA', P EX), A CRIATURA DE 'A 50 MIL MILHAS DA TERRA',  E PARA O LAGARTO MARINHO DE 'O MONSTRO DO MAR', QUE É SENSACIONAL, DESLANCHANDO DE UMA VEZ POR TODA A SUA CARREIRA. CURIOSO É QUE SEU NOME FICOU TAO FORTE, POR CONTA DOS SEUS EFEITOS (GERAL IA AO CINEMA SÓ PARA VER AS SUAS CRIATURAS), QUE POUCO IMPORTAVA QUEM DIRIGISSE O FIME, ERA UM FILME DE HARRYHAUSEN, NO FIM DAS CONTAS. MAIS ADIANTE, COMO SUAS TECNICAS DE STOP-MOTION ERAM DIFERENTES DE OUTRAS, FOI CRIADO O TERMO DYNAMATION, PARA SE REFERIR EXCLUSIVAMENTE AOS FEITOS POR HARRY, CUJOS FEITOS SÓ FORAM SUPERADOS DEPOIS QUE O CGI AJUDOU A PHIL TIPPET A CRIAR OS REALISTAS DINOS DE 'JURASSIC PARK.


FALANDO POR MIM, O PRIMEIRO FILME QUE VI DE RAY, NA TV, AINDA GURI, FOI 'A INVASAO DOS DISCOS VOADORES', QUE ME IMPRESSIONOU BASTANTE PELO REALISMO (INSPIROU OS BELOS DISCOS USADOS POR TIM BURTON EM 'MARTE ATACA!'), POUCO DEPOIS, NUMA MATINÊ, VI 'JASON & OS ARGONAUTAS' (NA TV, PASSA COMO 'JASÃO E O VELO DE OURO', VEZ POR OUTRA ROLA NO TCM). AI, FOI O MAXIMO! AQUELES ESQUELETOS LUTANDO COM ESPADAS CONTRA O HERÓI DO FILME FOI UMA COISA REALMENTE ESPETACULAR, VISTO QUE NAO EXISTIAM OS EFEITOS DIGITAIS E  COMPUTADORIZADOS DE HJ. RAY FEZ TUDO SOZINHO EM SUA GARAGEM EM LONDRES, CRIANDO CADA BONECO E OS ANIMANDO PACIENTEMENTE, PASSO A PASSO. ALGO REALMENTE INCRIVEL E TOTALMENTE IMPENSAVEL HJ EM DIA. DAI QUE, SEU ULTIMO GRANDE FILME FOI O FURIA DE TITAS ORIGINAL, EM 1982, E DESDE ENTAO ELE SE APOSENTOU. E SEUS FILMES FORAM SENDO REDESCOBERTOS PELAS NOVAS GERAÇÕES ATRAVES DE LANÇAMENTOS EM DVD E NOS CANAIS DE OLDIES. EM COMPARAÇÃO, MUITA COISA FEITA EM CGI HJ NEM CHEGA PERTO DOS SEUS, PQ FALTA, JUSTAMENTE, UM CERTO LADO REALISTA, CRIVEL, MENOS FAKE.


MAS RAY FICARÁ PARA SEMPRE NOS CORAÇÕES E MENTES DOS MENINOS QUE UM DIA SONHARAM NA SALA ESCURA COM SUAS CRIATURAS FANTASTICAS, ASSUSTADORAS, FASCINANTES (UMA COISA QUE RAY FAZIA QUESTAO DE DAR A SEUS FILHOS ERA PERSONALIDADE, NAO ERAM SIMPLESMENTE MONSTROS ASSASSINOS, DIZ ELE NO DOC). E, JUSTAMENTE, POR CONTA DESSE DOC, DESCOBRI QUE HAVIAM DOIS FILMES DELE QUE JAMAIS VI, JA BAIXADOS E PRONTOS PARA SEREM VISTOS EM SUA HOMENAGEM ('FIRST MEN ON THE MOON' E 'A ILHA MISTERIOSA' (BASEADA EM JULIO VERNE E QUE INSPIROU 'JOURNEY 2', COM THE ROCK). FICO AGORA NA ESPERA QUE COMECEM A SAIR CAIXAS DE BLU-RAY COM SEUS FILMES JA QUE, ATE AGORA, SO HAVIAM SAIDO ALGUNS DOS QUE FEZ PARA A COLUMBIA, EM DVD. QUE DESCANSE EM PAZ...

CLIPE/COMPILAÇÃO DE SUAS CRIATURAS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu