Pular para o conteúdo principal

30 ANOS ESTA NOITE

NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, DUAS EFEMERIDES DO POP/ROCK BRAZUCA ME FIZERAM VOLTAR NO TEMPO: A FESTA DE ANIVERSARIO DE 60 ANOS DE LULU SANTOS, NA SEXTA; E O SHOW COMEMORATIVO DE 30 ANOS DOS PARALAMAS DO SUCESSO, SÁBADO. ESTE ULTIMO, TEVE ATE UM BONUS: ERA TBM DIA DO ANIVERSARIO DE HERBERT VIANNA, E A DATA CERTA DO LULU, A QUEM HERBERT OFERECEU O SHOW.

E AS LEMBRANÇAS VIERAM: SHOWS DE LULU SANTOS EM NOITES DO TEATRO IPANEMA, NO COMEÇO DOS 80S, QUANDO SEUS QUASE HITS AINDA ERAM APENAS 'MOCIDADE INDEPENDENTE', 'AREIAS ESCALDANTES' 'PALESTINA' E O COVER 'DE LEVE' (VERSÃO WILD SIDE PARA 'GET BACK', DOS BEATLES, QUE FALAVA DE UM TRAVESTI). JA TINHA TBM O FUTURO MEGA HIT E CLASSICO, 'DE REPENTE, CALIFORNIA', Q FOI INSERIDA NA TRILHA DO FILME 'MENINO DO RIO'. DESDE ENTÃO, ACOMPANHEI LULU. MAS, NAQUELE MOMENTO, UM MINUTO ANTES DE BLITZ, GANG 90 E O ROCK DE BRASILIA E SP ACONTECEREM, LULU ERA A COISA MAIS NEW WAVE QUE TINHAMOS NO RIO (JUNTO COM JOÃO PENCA & OS MIQUINHOS). HJ, ELE É, PROVAVELMENTE, O MAIOR HIT MAKER DO PAIS, DEPOIS DE ROBERTO CARLOS. TANTO QUE, SEU POCKET SHOW NA FESTA, QUE ROLOU NUM SALÃO DO COPA, TEVE METADE DO REPERTORIO COMPOSTO POR HITS DE RC, COMO ESTARAO NUM PROXIMO DISCO DELE. TUDO A VER.

MAS O SÁBADO TROUXE-ME MUITO MAIS LEMBRANÇAS, PQ MINHA LIGAÇÃO COM OS PARALAMAS É MAIS ESTREITA. E AFETIVA. COMEÇOU QNDO CONHECI HERMANO VIANNA, NO DIA EM Q ELE FOI NA PISTA DE SKATE DE CAMPO GRANDE FAZER UMA MATERIA SOBRE OS PUNKS CARIOCAS (LOGO APOS AQUELA DO ROCK DE BRASILIA, COMO MOSTRADA NO FILME 'SOMOS TAO JOVENS'), PARA A REVISTA 'PIPOCA MODERNA', QUE ACABARIA SENDO, TBM, A PRIMEIRA REVISTA NA QUAL EU ESCREVERIA (E TERIA PUBLICADO) ALGUMA COISA NA VIDA, GRAÇAS A UM FANZINE MEU Q CAIU NAS MAOS DE ANA MARIA BAHIANA. MAS O ASSUNTO AQUI É PDS. HERMANO ME DISSE: 'MEU IRMAO TEM UMA BANDA, QUER IR VER UM ENSAIO?'. ENTAO, NUM SABADO A TARDE, FUI NO APARTAMENTO DE VOVÓ ONDINA, NO POSTO SEIS (COPACABANA) E LA ESTAVA UMA BANDA EMPOLGADA (AINDA SEM NOME!), LEVANDO HITS DE JEFF BECK, SPECIALS, LED ZEPPELIN, POLICE E THE BEAT, CLARO. POR UM BREVE MOMENTO, ELES TIVERAM O NOME LAS CONCHAS DE SU MADRE, SUGERIDO POR PEDRO RIBEIRO, IRMAO DE BI. FOI NUM DESSES PAPOS DE NOMES ESQUISITOS QUE SAIU PARALAMAS DO SUCESSO. O QUE PODERIA SER MAIS IMBECIL QUE ISSO? SÓ KID ABELHA E OS ABOBORAS SELVAGENS, Q TBM SAIU DE UMA DESSAS CONVERSAS, JA Q O BATERA DO KID, CARLOS BENI, TBM IA NOS ENSAIOS.


DAI EM DIANTE, PASSEI A FAZER PARTE DO CONTINGENTE PDS. FUI BILHETEIRO DE UM DOS PRIMEIROS SHOWS QUE FIZERAM NO RIO (FORA OS DA RURAL), NO WESTERN CLUB, NO HUMAITA (ONDE HJ FUNCIONA A 'CASA DO MAGO'), ACOMPANHEI O PRIMEIRO ENSAIO FOTOGRAFICO QUE ELES FIZERAM COM MAURICIO VALLADARES PARA A PIPOCA MODERNA (TEXTO MEU), FEITO NO ELEVADOR DO PREDIO DO MAUVAL; FIGURANTE NO CLIPE DE 'SKA' (FILMADO NA METROPOLIS), DO QUAL PARTICIPARAM DANÇANDO LUI (O DO PASSO), AMEBA (PLEBE), SATANESIO (BLACK FUTURE), NEGRETE (LEGIO), NO QUAL QUASE QUEBREI A PERNA NUM MOMENTO LÁ EM QUE TODOS NÓS, APOS FAZERMOS O TRENZINHO SKA DO MADNESS, CAIMOS EM EFEITO DOMINÓ; PARTICIPAVA DOS LENDARIOS 'INIMIGOS OCULTOS', NA CASA DO BI, E FUI ATE VER O PRIMEIRO SHOW DELES FORA DO PAIS, NO ROCK IN SANBER, EM SAN BERNARDINO (Q TBM TEVE ROUPA NOVA!), NO PARAGUAI, AINDA EM TEMPOS DO DITADOR STROESSNER. MAS, DEPOIS DO LANÇAMENTO DE 'SELVAGEM?', O DISCO DIVISOR DE ÁGUAS DA BANDA, TIVE DE ME AFASTAR INVOLUNTARIAMENTE, PQ VIREI 'O INIMIGO', JA ESCREVIA MATERIAS E CRITICAS PARA A BIZZ, E TBM COMECEI A FAZER FRILAS PRO GLOBO. NAO PODIA TER MAIS ACESSO AO LADO DE DENTRO DA BANDA, SEM COMPROMETER O MEU TRABALHO E NOSSA RELAÇÃO. MANTIVE DE PERTO SÓ A AMIZADE COM HERMANO, E PASSEI A VER MENOS OS OUTROS.

MAS, DESDE ENTAO, ASSIM COMO OS PDS SAO IRMAOS (AQUELES CARAS REALMENTE SE AMAM DE PAIXÃO), FIZ PARTE DESSA FAMILIA, QUE ESTAVA QUASE TODA REUNIDA DE NOVO NESTE SÁBADO (ATÉ DONA LUCIANA, MAE DO BI, QUE ORGANIZAVA NOSSAS FESTINHAS), NO SHOW DA FUNDIÇÃO (MENOS LUI, Q VAI VER EM BRASILIA; E HERMANO, Q ESTAVA TRABALHANDO). E, NESTA NOITE, GANHEI UM PRESENTE ESPECIAL: UM ANO APOS O GRAVE ACIDENTE DO HERBERT, A PRIMEIRA VEZ EM Q FUI FALAR COM ELE PARA UMA MATERIA PARA O GLOBO, 'HEBE' (COMO A GALERA O CHAMAVA), NAO ME RECONHECEU. FEZ UMAS ASSOCIAÇÕES LÁ, MAS NAO SABIA DO MEU NOME. NESTE SÁBADO, TAO LOGO ELE ME VIU, TASCOU UM 'FALA, TONY THE LION!', COMO ME CHAMAVA. FOI EMOCIONANTE. DE ALGUMA FORMA, AQUELE HERBERT AINDA ESTA LA (ELE NAO TEM MUITA MEMORIA RECENTE E APAGOU QUASE TODA A SUA INFANCIA), MAS FICARAM, JUSTAMENTE, AS LEMBRANÇAS DE SEUS MELHORES MOMENTOS, DOS AMIGOS DE ANTES DA FAMA E, PRINCIPALMENTE, DE SUA MUSICA E DO AMOR QUE ELE TEM PELOS PARALAMAS. E ISSO É O QUE IMPORTA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu