Pular para o conteúdo principal

SUBINDO O MORRO... PELA MATA!


VENDO DOC SOBRE JULIO BARROSO ME LEMBREI DE MINHAS NOITES NO NOITES CARIOCAS, UMA CASA DE SHOW COM PISTA DE DANÇA REPLETA DE ÁRVORES QUE ROLOU NO COMEÇO DOS 80S, NO MORRO DA URCA (ONDE ANTES FOI O DANCIN DAYS). COMO O INGRESSO INCLUIA O BONDINHO E TUDO O MAIS, ELE NUNCA FOI BARATO. POR ISSO, EU, UM JOVEM PUNK, NUNCA PAGUEI PRA ENTRAR LÁ (HJ, SERIA, TIPO, UNS 100 CONTOS POR CADA NOITE). COMO? BASTAVA SEGUIR A TRILHA PELA MATA, QUE DAVA LA ATRAS DE TUDO, ONDE NAO TINHA GRADE E NEM SEGURANÇA. BOM, AS VZS TINHA SEGURANÇA. MAS ERAM POUCOS. E LERDOS. E ERA ESCURO. E CHEIO DE TRILHAS E CAMINHOS DIFERENTES.

EU E MEUS AMIGOS IAMOS ATE ALI ATRAS DA EXTINTA TV TUPI DE BUS, SUBIAMOS AQUELA RUAZINHA ATE CHEGAR NUMA PARTE EM QUE FICAVAM AS 'ESCADAS' QUE SERVIAM PRA ESCOAR AGUA DE CHUVA, E ERA SÓ SUBIR. ERA UMA TRILHA JÁ BEM EXPLORADA E CONHECIDA. E, SALVO DIAS DEPOIS DE CHUVAS, ERA SECA E TRANKS. LEVAVA UNS 20 MINS PRA CHEGAR ATE A BORDA DO LUGAR. EVENTUALMENTE TROPEÇÁVAMOS EM GAMBÁS E OUTROS BICHOS NOTURNOS. PRA NAO FICAR COM CARA DE PENETRA, SUBIAMOS SEM CAMISA E LEVAVAMOS A ROUPA LIMPA NUM SACO. LA EM CIMA, ERA TIRAR O SUOR, SE VESTIR E, SEPARADAMENTE, ENTRAR PELOS DIVERSOS ACESSOS QUE O LUGAR TINHA, JA QUE ERA TUDO MATO EM VOLTA.

FAZENDO ISSO, VI SHOWS DE INUMERAS BANDAS, DE VARIOS ESTILOS, COMO BIXO DA SEDA, RAUL SEIXAS, RPM, GANG 90, LEGIÃO, KID CREOLE, ULTRAJE, LOBÃO, ALGUNS POUCOS USANDO ENTRADA PRINCIPAL, QUANDO GANHAVA O CONVITE DE BANDA AMIGA OU TINHA NOME NA LISTA, O QUE ERA RARO. JA QUE, NESSA EPOCA, EU NAO ESCREVIA PRA LUGAR ALGUM E SO CONHECIA BANDAS PUNKS, QUE JAMAIS TOCAVAM LÁ. NAS BORDAS DA MATA, VIA GENTE FAMOSA OU NAO CHEIRANDO LIVREMENTE NOS BANCOS. ERA COMUM NOS 80S. EU E MEUS AMIGOS ERAMOS OS UNICOS QUE ENCHIAM O SACO DO DJ DON PEPE PEDINDO MUSICA, PQ SE NAO ELE SÓ TOCAVA AS MESMAS COISAS NA MESMA ORDEM. COMO A GENTE TAVA LA TODA SEMANA E REALMENTE ANIMAVAMOS A PISTA DANÇANDO ( E USAVAMOS UM VISUAL DIFERENTE), ELE ATENDIA (UM DEVO AQUI, UM B52S ACOLA...).

NESSA EPOCA, EU NAO CONHECIA O JAMARI FRANÇA (QUE JA ERA JORNALISTA RECONHECIDO), QUE ESTAVA NA PISTA TODAS AS NOITES, MUCHO LOCO, DANÇANDO SEM PARAR. VEZ POR OUTRA, NELSON MOTTA ME DEIXAVA IR NO CAMARIM FALAR COM AS BANDAS, OU PQ EU CONHECIA ALGUEM OU PQ ELE FOI COM A MINHA CARA (EU TAVA SEMPRE COM UMA TEE DE BANDA QUE NINGUEM TINHA, PQ O VISUAL EM GERAL ERA DE HIPPIE CHIC OU SOCIAL). ALGUNS ANOS DEPOIS, QUANDO EU TRABALHEI NA TV E ELE TBM TAVA LÁ, ME PRESENTEOU COM UM POSTER SINISTRO DO SHOW DA TURNE DE 'IN GOD WE TRUST', DOS DEAD KENNEDYS, CUJO SHOW ELE VIU EM NYC, QUE ATE HJ TA NA CASA DA MAMA INTACTO. OUTRO CARA LEGAL ERA O DUDA, QUE FICAVA NA PORTA LA NO PÉ DO MORRO. QUANDO EU IA COM UMAS AMIGAS BACANAS, ELE DEIXAVA TODO MUNDO SUBIR PRA ANIMAR A PISTA EM DIAS MAIS FRACOS. A GENTE CHEGAVA NA CARA DE PAU E FICAVA LA SECANDO ATE ELE CHAMAR. ELE SÓ DEIXAVA ENTRA CELEBS E CONHECIDOS. E NÓS!

NAO ME LEMBRO SE CHEGUEI A IR NO MORRO COMO DANCIN DAYS, JA QUE, NESSA EPOCA (FIM DOS 70S), SO ROLAVA DISCO FIM DE FESTA, NQUE EU NAO CURTIA, E NAO TINHA SHOW. MAS, COMO NOITES (QUE TBM TINHA UMA SALA QUE EXIBIA OS CLIPES QUE NAO PASSAVAM NA TV), ERA O PROGRAMA CERTO DAS SEXTAS, UM DIA MAIS TRANKS PRA SUBIR A MATA DO QUE O SÁBADO. COM O TEMPO, A TRILHA FICOU TAO CONHECIDA QUE, EM CERTAS NOITES, DEPENDENDO DA ATRAÇÃO, ELA FICAVA BEM  MUVUCADA. E, COM ISSO, A SEGURANÇA FOI REDOBRADA E ELES PASSARAM A USAR UNS HOLOFOTES E ATE MESMO A JOGAR AGUA NA GALERA COM MANGUEIRAS. ERA TIPO QUERER FUGIR DE UMA PRISAO, SÓ QUE ENTRANDO! FIZ ESSA TRILHA DE DIA APENAS UMAS DUAS VZS. ATE HJ ELA É USADA, E É FACIL, BASTA VC TER DISPOSIÇÃO E SEGUIR OS CAMINHOS MARCADOS. PODE TBM IR PELO OUTRO LADO, PELA PRAIA VERMELHA, ONDE ROLA A TRILHA OFICIAL.

= OUTRO MORRO QUE SUBI FOI STA TERESA, ONDE, NUMA COLININHA, FICA (FICAVA?) O CLUBE LAGOINHA, ONDE CERTA VEZ, PENETREI NUMA FESTA CHAMADA 'ROCK, MEU BEM!', LEVADO APENAS PELA FILIPETA NEW WAVE E PELA PROMESSA DE UM SHOW DOS MIQUINHOS AMESTRADOS. MAS A NOITE VALEU POR TER CONHECIDO O DJ, JULIO BARROSO, QUE TINHA OS DISCOS MAIS BACANAS DO MUNDO EM SEU CASE...

* de resto, eu e meus amigos de escalada (basicamente olmar, baixista do coquetel molotov; e betinho, hj fotografo), raramente pagavamos pra entrar em festas ou shows. simplesmente, pulavamos muros e penetravamos do jeito que dava. afinal, eramos jovens punks duros e, assim, era mais divertido =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu