Pular para o conteúdo principal

OZ; BELA VIAGEM A LUGAR NENHUM



QUANDO OUVI FALAR NO FILME 'OZ, MÁGICO & PODEROSO', NÃO LEVEI A MENOR FÉ. PRA QUE UM FILME QUE EXPLICA DE ONDE VEIO O FAMOSO MAGO DO CLÁSSICO FILME? NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA, CERTO? INCLUSIVE, MATA A MAGIA DO OUTRO. MAS, QUANDO SOUBE QUE O NOME DO SAM RAIMI TAVA ATRELADO AO PROJETO, JA FIQUEI MAIS INTERESSADO.

E, FINALMENTE, ELE CHEGOU. COM ESTREIA MUNDIAL NESTA SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2013, 'OZ' É UM FILME DESLUMBRANTE VISUALMENTE, COM TODOS OS EFEITOS ESPECIAIS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR. A PRODUÇÃO CUSTOU CERCA DE US$300 MILHOES (INCLUINDO DIVULGAÇÃO) E A GENTE VE ISSO EM CADA CENA, FOI TUDO FEITO NO CAPRICHO, DIFERENTEMENTE DAQUELA PÉSSIMA ADAPTAÇÃO DE 'ALICE', DO TIM BURTON, CUJO ATE O 3D FOI TRANSFORMADO MAL E PORCAMENTE. NO ENTANTO, O FILME FATUROU HORRORES E A DISNEY ABRIU A PORTA PARA MAIS ADAPTAÇÕES DE CONTOS DE FADAS E FILMES FANTASTICOS NESTA LINHA. MAS O DESLUMBRE VISUAL NÃO TEM EQUIVALENCIA NA PARTE DRAMÁTICA.

PARA FÃS, É MUITO ESTRANHO VER UM FILME DE SAM RAIMI (TRILOGA EVIL DEAD, DARKMAN, TRILOGIA HOMEM-ARANHA) ABRIR COM O LOGO DA DISNEY. MAS A MÃO DO CARA ESTÁ LÁ, EMBORA REALMENTE OZ PAREÇA MAIS UM FILME DO TIM BURTON, DESDE A TRILHA DO DANNY ELFFMAN ATÉ O FATO DE JOHNNY DEPP TER SIDO O ESCOLHIDO PRO PAPEL DO MÁGICO (RECUSOU POR CONTA DE LONE RANGER, TBM NA DISNEY) E O JAMES FRANCO TENHA ASSUMIDO SEU LUGAR, USANDO DOS MESMOS MANEIRISMOS DO ATOR ASSINATURA DE BURTON, MAS SEM O MESMO CHARME. ALIAS, O FRANCO PARECE ESTAR DESCONFORTAVEL O TEMPO TODO NO FILME.

E FICA A DUVIDA: QUER DIZER QUE, QUALQUER UM QUE FOR PEGO POR UM TORNADO NO KANSAS ACABA EM OZ? MAS, NO FILME ORIGINAL, NAO DÁ A ENTENDER, NO FIM, DE QUE TUDO NAO PASSOU DE UM GRANDE DELIRIO DE DOROTHY? COMO ENTÃO JUSTIFICAR ESSA PREVIA EXISTENCIA DAQUELE LUGAR MAGICO? SIM, PQ ESTE OZ É UMA PREQUEL DE 'O MÁGICO DE OZ', CLÁSSICO ABSOLUTO DO CINEMA, FEITO NO FINAL DOS ANOS 30 (COM JUDY GARLAND COMO DOROTHY, COM SEUS FAMOSOS SAPATINHOS VERMELHOS), MAS ATE HJ UM MARCO DA FANTASIA. ASSIM COMO AQUELE, ESTE NOVO FILME ATÉ ABRE EM P-B, COMO O ORIGINAL (SUA MELHOR PARTE, DIGA-SE), E SÓ GANHA CORES QUANDO CHEGAMOS A OZ DE FATO.

MAS, PARAM POR AI AS SIMILARIDADES. APESAR DE -- ALEM DE FRANCO (QUE AINDA NÃO É UM NOME DE MARQUISE), CONTAR TBM NO ELENCO COM AS BELDADES MILA KUNIS (MUITO MAQUIADA), RACHEL WEISZ (SEMPRE UM DESLUMBRE) E A CADA VEZ MELHOR MICHELLE WILLIAMS (FAZENDO A VERSAO JOVEM DA FADA GLINDA DO FILME ORIGINAL), TODAS VISIVELMENTE RETOCADAS DIGITALMENTE, NAO HA MUITO O QUE VER NA TELA, ALEM DE FICARMOS DESLUMBRADOS COM AS ANIMAÇÕES DIGITAIS (COMO O PELA-SACO MACACO FINLEY E A LINDA BONEQUINHA DE PORCELANA), NUM FILME NO QUAL OS ATORES ATUARAM EM 90% DO TEMPO NA FRETE DE UMA TELA AZUL. O LADO BOM: NAO HA NUMEROS MUSICAIS, COMO NO FILME ORIGINAL. ISSO É ALVO ATÉ DE UMA PIADA COM OS MUNCHKINS.

ENTÃO, QUANDO O NOVO OZ ACABA, ACABA TAMBEM A MAGIA, E NÃO FICA NADA, AO CONTRARIO DO QUE ACONTECIA NO ORIGINAL. SÓ FICA A PERGUNTA: PARA QUE FIZERAM ISSO? A NAO SER QUE SEU PROPOSITO SEJA ABRIR CAMINHO PARA UM REMAKE DO ORIGINAL, NAO HA REALMENTE MOTIVO. E, DE FATO, UMA CONTINUAÇÃO JA ESTA NOS PLANOS, DEVIDO AO SUCESSO ALCANÇADO POR ESTE LOGO NA ABERTURA NOS EUA. E NOVAMENTE COM O SEM GRAÇA DO JAMES FRANCO, QUE, PELA BRINCADEIRA, GANHOU A BAGATELA DE US$7 MILHOES.

 NO GERAL, OZ NAO ME DEU SONO E NEM IRRITAÇÃO, COMO 'ALICE' (ACHEI QUE IA SER O FILME DEFINITIVO COM A PERSONAGEM DE LEWIS CAROLL E FOI UMA DECEPÇÃO), MAS FICA A IMPRESSAO DE MUITO ESFORÇO JOGADO FORA, JA QUE NAO HÁ UM SÓ DETALHE QUE FAÇA A DIFERENÇA, QUE MARQUE. É UM FILME SEM ALMA. MAS QUE, NO ENTANTO, DEVE AGRADAR AS FAMILIAS. O UNICO TOQUE NOTAVEL DE RAIMI É O FATO DE TER BRUCE CAMPBELL (EVIL DEAD), COMO O CHEFE DA GUARDA; E THEODORE RAIMI (IRMAO DO DIRETOR, NA PARTE DO MAFUÁ) ESTAREM NO ELENCO -- COMO ESTAO EM QUASE TODOS OS SEUS FILMES. PELO VISTO, RAIMI AINDA MANDA MELHOR EM FILMES MENORES, COMO 'ARRASTA-ME PARA O INFERNO'.

UPDATE: OZ ABRIU COM US$80MI EM SEU PRIMEIRO FINAL DE SEMANA NOS EUA (TERCEIRA MELHOR ABERTURA DE MARÇO DE TODOS OS TEMPOS, ATRAS DE HUNGER GAMES E ALICE; ELES ADORAM ESSES DETALHES), COM UM TOTAL GLOBAL ACUMULADO DE US$150MI, O QUE JA DEMONSTRA QUE PAGARA OS CUSTOS A MEDIO PRAZO. OU SEJA, A CONTINUAÇÃO JÁ ESTÁ MAIS DO QUE GARANTIDA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu