Pular para o conteúdo principal

PLEASURE VICTIM: 30 ANOS

QUANDO SE FALA EM NEW WAVE POR AQUI, GERALMENTE SE FECHA NUM ESTILO DE SOM OU LINHA DE BANDAS SÓ: OS INDEFECTIVEIS DEVO E B-52´S (QUE SÃO, DE FATO EXCELENTES E INFLUENTES) OU AS BANDAS TRASH DAQUI. MAS UM DOS DISCOS MAIS PERFEITOS E COMPLETOS DA NEW WAVE AMERICANA É 'PLEASURE VICTIM', DO BERLIN. LANÇADO EM 1982 PELO SELO INDEPENDENTE ENIGMA, E, UM ANO DEPOIS, RELANÇADO PELA MERCURY (UM SELO DA POLYGRAM) PARA O MUNDO TODO, ELE FOI A TENTATIVA BEM SUCEDIDA DE UMA ALA DA CENA DE LOS ANGELES SOAR 'EUROPEIA': DESDE O NOME ATÉ O CLIMA DAS LETRAS (PRINCIPALMENTE 'THE METRO') E VISUAL DA BANDA (MEIO NEO ROMANTIC). MAS, SOBRETUDO, PELO SEU CLIMA TOTALMENTE SYNTH. COMO NENHUMA OUTRA NOS EUA NA ÉPOCA.


EM SUAS ECONOMICAS SETE FAIXAS, O BERLIN DÁ O SEU RECADO DIREITINHO: ABRE COM A ENERGETICA 'TELL ME WHY', SEGUE COM A FAIXA-TITULO E FECHA O LADO A COM A ULTRA ERÓTICA 'SEX (I´M A...)', ESPECIE DE IRMA MAIS NOVA DE 'I FEEL LOVE', COM SEU CLIMÃO MORODER. LANÇADA NUM TEMPO PRÉ PRMC, QUANDO AS MUSICAS E DISCOS PASSARAM A SER CENSURADOS COM AQUELE AVISO NA CAPA (AINDA ASSIM, CAUSOU POLEMICA E SÓ TOCAVA A NOITE NA KROQ). NAO SÓ A LETRA DE 'SEX' É MEGA PROVOCANTE, COMO NA PARTE FINAL DA MÚSICA, DÁ PARA OUVIR, DE FONE, A CANTORA TERRI NUNN DIZER COISAS COMO 'FUCK ME', 'SUCK IT' E POR AÍ. AS LETRAS DO BAIXISTA E TECLADISTA JOHN CRAWFORD, NAMORADO DE TERRI, ERAM ÓTIMAS. ROMANTICO-DEPRESSIVO-EROTICAS. O LADO B ABRE COM O SEGUNDO HIT DO DISCO, 'THE METRO', SEGUE COM A BELA 'THE MASQUERADE', 'WORLD OF SMILES' E FECHA COM A DENSA/DARK 'TORTURE'. QNDO O DISCO SAIU EM CASSETE E CD, FOI ACRESCENTADA UMA VERSÃO REMIX/EXTENDED DE 'SEX' NO FIM.


EMBORA HJ EM DIA, O BERLIN SEJA CONHECIDO (PRINCIPALMENTE POR AQUI) MAIS PELA ULTRA BABA CANÇÃO 'TAKE MY BREATH AWAY', QUE ESTOUROU NA TRILHA DE 'TOP GUN' (QUE TOCA EM PGMS DE FIM DE NOITE E ANUNCIOS) -- E QUE FOI A RESPONSÁVEL PELO FIM DA BANDA ORIGINAL --, É EM 'PLEASURE VICTIM' QUE ESTÁ A ESSENCIA DA BANDA. TENHO A VERSÃO ORIGINAL DO DISCO (QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE EP), E, ATÉ HJ, TERRI NUN (QUE COMEÇOU A CARREIRA COMO ATRIZ, APARECE NAQUELE FILME 'THANKS GOD, ITS FRIDAY!) VIVE EM L.A. E, DESDE 98, FAZ ALGUNS SHOWS REVIVALS DO BERLIN, SEM OS INTEGRANTES ORIGINAIS. MAS COM TODO O SEU SEX APPEAL (UMA COROA MILF). POR POUCO, NAO PEGUEI UM DESTES, HA UNS DEZ ANOS. MAS COMPREI UM CD GRAVADO AO VIVO NUM DESTES SHOWS MAIS RECENTES, LANÇADO PELA CLEOPATRA RECORDS...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu