Pular para o conteúdo principal

HELL-CIFE!!!

CLAUDIO ASSIS É UM CARA DIFICIL DE SE LIDAR. ENTREVISTA-LO É UMA TAREFA ARDUA, PQ, GERALMENTE, ELE TA 'MAMADO' DE CANA E COSTUMA SER AGRESSIVO, ASSIM COMO SÃO SEUS FILMES. NO ENTANTO, CLAUDIO ASSIS É UM CINEASTA FODA, QUE DOMINA BEM O SEU OFÍCIO -- O DE FAZER CINEMA -- E NOS ENTREGA FILMES COMPLETAMENTE DIFERENTES DO PADRÃO (E REVELA ATORES QUE SE ENTREGAM COM PAIXAO AOS PAPEIS, DIFICEIS). ELE VE O MUNDO DE FORA DA MATRIX E NAO FAZ PARTE DAS PANELAS, ATE PQ, É DE RECIFE, COM MUITO ORGULHO.


E. DEPOIS DE DOIS LONGAS AOS QUAIS NAO SE FICA INDIFERENTE, O SENSUAL E MÓRBIDO 'AMARELO MANGA' E O PERTURBADOR 'BAIXIO DAS BESTAS' (QUE FAZIA FORTES DENUNCIAS SOBRE FATOS QUE ACONTECEM NOS CANTOES DO PAIS E QUE A GENTE AQUI NAO FAZ IDEIA, OU FINGE QUE NAO SABE), ELE REAPARECE COM MAIS UMA OBRA GENIAL, O POÉTICO 'A FEBRE DO RATO' (MAIS UM TITULO INTRIGANTE). NO CASO, É O NOME DE UM JORNAL/FANZINE ANARQUISTA DE POESIA E CONTESTAÇÃO QUE UM CAMARADA (IRHANDIR SANTOS) QUE VIVE NA MANGUE TOWN FAZ EM RECIFE. O FILME, EM BELISSIMO PRETO E BRANCO (BY WALTER CARVALHO) E COM EDIÇÃO PRIMOROSA DE KAREN HARLEY E UMA TRILHA FANTASTICA A CARGO DE JORGE DU PEIXE, APRESENTA MAIS UM GRUPO DE PERSONAGENS QUE VOCE, ABSOLUTAMENTE, NAO VE OU VERÁ NESTES FILMES NACIONAIS QUE MAIS SE PARECEM ESPECIAIS DE TV (EMBORA TODOS OS GENEROS POSSAM E DEVAM COEXISTIR PACIFICAMENTE, ATE EM NOME DO MERCADO NACIONAL). É UMA GENTE QUE, SE ESTIVESSE EM FILMES DE GREG ARAKI OU TARANTINO, SERIAM BEM VISTOS PELOS HIPSTERS, MAS, NA VISÃO DE ASSIS, PODEM PROVOCAR NOJO, REPULSA -- POR SEREM 'FEIOS' E BRASILEIROS --, E ATÉ UMA SIMPATIA ESTRANHA. MAS SAO MAIS VIVOS E RICOS DO QUE A MAIORIA DOS TIPOS ESTEROTIPADOS AOS QUAIS ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER.


ASSISTIR A FEBRE DO RATO É COMO FAZER UMA LIMPEZA MENTAL DE TODO O LIXO A QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS  A ENGOLIR EM EMBALAGENS BONITAS, MAS QUE DEPOIS DE VISTOS, SAO LIMPOS DO CEREBRO E DA RETINA. OS DE ASSIS, FICAM. É UM FILME ATE CERTO PONTO CORAJOSO, AO JOGAR NA CARA DO ESPECTADOR QUE NAO TEM REALMENTE UM ENREDO, NÓS, AS TESTEMUNHAS, É QUE O FAREMOS EM NOSSA CABEÇA. E FAZ O MAIOR SENTIDO. E, MESMO SENDO ALGO PANFLETARIO, EM DADO MOMENTO, CAGA PARA TUDO O QUE DISSE ANTES, COM O SEU FINAL NIILISTA, COMO QUEM DIZ: 'PO, SOMOS ENGAJADOS, MAS SE NAO DER EM NADA, FODA-SE!'. É COMO O PUNK: NAO HA FUTURO. MAS, SE A GENTE GRITAR UM POUCO, INCOMODA...

*Febre do Rato é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está 'danado', 'APERREADO'.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu