Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2012

WAKE UP! TIME TO DIE...

EU NÃO TINHA NEM 20 ANOS QNDO 'BLADE RUNNER' ESTREOU. COMO NAO HAVIA INTERNET, CHEGUEI AO FILME POR DUAS VIAS: ERA DO DIRETOR DE 'ALIEN' (E TINHA O HAN SOLO) E POR UMA BOA MATERIA DE CAPA DA REVISTA 'CINEMIN', REPLETA DE FOTOS E DETALHES. ENTÃO, NUMA TARDE VADIA, FUI AO IMENSO CINE RIAN, NA PRAIA DE COPA (ONDE HJ ESTÁ UM HOTEL GRINGO) E VI O FILME. DUAS VZS SEGUIDAS (DAS MAIS DE 20 QUE VERIA NA VIDA). NA PRIMEIRA, FIQUEI IMPACTADO. PELO VISUAL, PELA HISTORIA, POR TUDO. NAO CONHECIA PHILIP K. DICK. SAI DALI DIRETO PRA UMA LIVRARIA, ONDE COMPREI LOGO DOIS TITULOS EM EDIÇÕES PORTUGUESAS DO CARA, INCLUINDO 'VAZIO INFINITO' (QUE, ACHO, FOI A BASE PARA 'TOTAL RECALL') E O PROPRIO 'BLADE RUNNER'. QUE, APESAR DE SER UM CONTO, FOI LANÇADO COMO LIVRO A PARTE PARA CAPITALIZAR EM CIMA DO FILME, QUE JA ERA CULT NA EUROPA QNDO CHEGOU AQUI, MAS FRACASSOU NOS EUA. NAO DA PARA EXPLICAR O IMPACTO QUE O FILME TEVE EM MIM E NA MINHA GERAÇÃO. INFLUENCIOU NA M

WAKE UP! TIME TO DIE...

EU NÃO TINHA NEM 20 ANOS QNDO 'BLADE RUNNER' ESTREOU. COMO NAO HAVIA INTERNET, CHEGUEI AO FILME POR DUAS VIAS: ERA DO DIRETOR DE 'ALIEN' (E TINHA O HAN SOLO) E POR UMA BOA MATERIA DE CAPA DA REVISTA 'CINEMIN', REPLETA DE FOTOS E DETALHES. ENTÃO, NUMA TARDE VADIA, FUI AO IMENSO CINE RIAN, NA PRAIA DE COPA (ONDE HJ ESTÁ UM HOTEL GRINGO) E VI O FILME. DUAS VZS SEGUIDAS (DAS MAIS DE 20 QUE VERIA NA VIDA). NA PRIMEIRA, FIQUEI IMPACTADO. PELO VISUAL, PELA HISTORIA, POR TUDO. NAO CONHECIA PHILIP K. DICK. SAI DALI DIRETO PRA UMA LIVRARIA, ONDE COMPREI LOGO DOIS TITULOS EM EDIÇÕES PORTUGUESAS DO CARA, INCLUINDO 'VAZIO INFINITO' (QUE, ACHO, FOI A BASE PARA 'TOTAL RECALL') E O PROPRIO 'BLADE RUNNER'. QUE, APESAR DE SER UM CONTO, FOI LANÇADO COMO LIVRO A PARTE PARA CAPITALIZAR EM CIMA DO FILME, QUE JA ERA CULT NA EUROPA QNDO CHEGOU AQUI, MAS FRACASSOU NOS EUA. NAO DA PARA EXPLICAR O IMPACTO QUE O FILME TEVE EM MIM E NA MINHA GERAÇÃO. INFLUENCIOU NA M

NO TUNEL DO TEMPO DOS 80S

NUNCA FIZ O TIPO SAUDOSISTA E EVITO TODO O TIPO DE REVIVAL E COISAS DO GENERO. MAS, POR CONTA DO SHOW DOS TITÃS TOCANDO SEU CLÁSSICO ÁLBUM 'CABEÇA DINOSSAURO', ACABEI INDO AO CIRCO PARA VE-LOS HA DOIS SABADOS. NÃO OS VIA DESDE ANTES DO PRIMEIRO ACUSTICO DA BANDA, HA MAIS DE UMA DECADA. E VALEU A PENA TER IDO AO SHOW, NEM QUE TENHA SIDO SÓ PARA CONSTATAR QUE, CABEÇA É REALMENTE O MELHOR DISCO DA BANDA. E UM DOS MELHORES DO ROCK BRASIL DOS 80S. TBM LEMBREI QUE, VI O PRIMEIRO SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO, NO PROJETO SP, EM 1986. FOI IMPACTANTE, O MOMENTO DE VIRADA DA BANDA. TODOS SAIRAM COMENTANDO (ALGO QUE QUASE NAO SE FAZ MAIS HJ EM DIA, ACABOU SHOW, CABOU). O DISCO NÃO TEM UMA SÓ MUSICA RUIM E REPRESENTA MUITO BEM TODAS AS CABEÇAS E ESTILOS DOS TITÃS ORIGINAIS (DA VANGUARDA DO ARNALDO AO PUNK DE BRITO PASSANDO PELO REGGAE DE NANDO E O NEW WAVE/POP E ROCK DO RESTO). A BANDA, APESAR DE APENAS COM QUATRO MEMBROS ORIGINAIS, AINDA MANDA BEM AO VIVO. E AS LETRAS DE CABEÇA (QUE, POR AL

NO TUNEL DO TEMPO DOS 80S

NUNCA FIZ O TIPO SAUDOSISTA E EVITO TODO O TIPO DE REVIVAL E COISAS DO GENERO. MAS, POR CONTA DO SHOW DOS TITÃS TOCANDO SEU CLÁSSICO ÁLBUM 'CABEÇA DINOSSAURO', ACABEI INDO AO CIRCO PARA VE-LOS HA DOIS SABADOS. NÃO OS VIA DESDE ANTES DO PRIMEIRO ACUSTICO DA BANDA, HA MAIS DE UMA DECADA. E VALEU A PENA TER IDO AO SHOW, NEM QUE TENHA SIDO SÓ PARA CONSTATAR QUE, CABEÇA É REALMENTE O MELHOR DISCO DA BANDA. E UM DOS MELHORES DO ROCK BRASIL DOS 80S. TBM LEMBREI QUE, VI O PRIMEIRO SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO, NO PROJETO SP, EM 1986. FOI IMPACTANTE, O MOMENTO DE VIRADA DA BANDA. TODOS SAIRAM COMENTANDO (ALGO QUE QUASE NAO SE FAZ MAIS HJ EM DIA, ACABOU SHOW, CABOU). O DISCO NÃO TEM UMA SÓ MUSICA RUIM E REPRESENTA MUITO BEM TODAS AS CABEÇAS E ESTILOS DOS TITÃS ORIGINAIS (DA VANGUARDA DO ARNALDO AO PUNK DE BRITO PASSANDO PELO REGGAE DE NANDO E O NEW WAVE/POP E ROCK DO RESTO). A BANDA, APESAR DE APENAS COM QUATRO MEMBROS ORIGINAIS, AINDA MANDA BEM AO VIVO. E AS LETRAS DE CABEÇA (QUE, POR AL

DUAS FANTASIAS SOMBRIAS

DOIS FILMES DE TEMATICA FANTASTICA, UM JA EM CARTAZ E OUTRO POR ENTRAR, ME PROVOCARAM REAÇÕES ANTECIPADAS DE MEDO, JUSTAMENTE POR SEUS TEMAS: UM, ERA MAIS UMA VERSAO PARA O CONTO DE FADAS DE BRANCA DE NEVE (DEPOIS DAQUELE CARNAVALESCO DO TARSEM), COM CLIMA DE AVENTURA MEDIEVAL; OUTRO, O NOVO DE TIM BURTON APOS O HORRIVEL 'ALICE', CUJO TRAILER ME CAUSAVA ARREPIOS, NO MAU SENTIDO. CONTUDO, NO FIM DAS CONTAS, TANTO 'SNOW WHITE & THE HUNTSMAN' QUANTO 'DARK SHADOWS' NAO DOERAM. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR ME PEGOU PQ EU ANDO NUMA FASE MEDIEVAL, POR CONTA DE GAME OF THRONES. ALEM DO QUE, O FILME É MUITO BEM ACABADO (A GENTE VE ONDE ESTA O DINHEIRO), TEM UM CLIMA DE AVENTURA BACANA, E CHARLIZE THERON COMO RAINHA MÁ ESTÁ REALMENTE ASSUSTADORA (MUITO MAIS PRESENTE DO QUE EM PROMETHEUS). APOSTO QUE MUITAS CRIANCINHAS SAIRAM DA SALA COM MEDO DELA. O UNICO DEFEITO DESTE É QUE KRISTEN STEWART CONTINUA ATUANDO DO MESMO JEITO DE SEMPRE: SEM SAL, EMOÇÃO OU EXPRESSÃO. FICA DI

DUAS FANTASIAS SOMBRIAS

DOIS FILMES DE TEMATICA FANTASTICA, UM JA EM CARTAZ E OUTRO POR ENTRAR, ME PROVOCARAM REAÇÕES ANTECIPADAS DE MEDO, JUSTAMENTE POR SEUS TEMAS: UM, ERA MAIS UMA VERSAO PARA O CONTO DE FADAS DE BRANCA DE NEVE (DEPOIS DAQUELE CARNAVALESCO DO TARSEM), COM CLIMA DE AVENTURA MEDIEVAL; OUTRO, O NOVO DE TIM BURTON APOS O HORRIVEL 'ALICE', CUJO TRAILER ME CAUSAVA ARREPIOS, NO MAU SENTIDO. CONTUDO, NO FIM DAS CONTAS, TANTO 'SNOW WHITE & THE HUNTSMAN' QUANTO 'DARK SHADOWS' NAO DOERAM. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR ME PEGOU PQ EU ANDO NUMA FASE MEDIEVAL, POR CONTA DE GAME OF THRONES. ALEM DO QUE, O FILME É MUITO BEM ACABADO (A GENTE VE ONDE ESTA O DINHEIRO), TEM UM CLIMA DE AVENTURA BACANA, E CHARLIZE THERON COMO RAINHA MÁ ESTÁ REALMENTE ASSUSTADORA (MUITO MAIS PRESENTE DO QUE EM PROMETHEUS). APOSTO QUE MUITAS CRIANCINHAS SAIRAM DA SALA COM MEDO DELA. O UNICO DEFEITO DESTE É QUE KRISTEN STEWART CONTINUA ATUANDO DO MESMO JEITO DE SEMPRE: SEM SAL, EMOÇÃO OU EXPRESSÃO. FICA DI

ROTAÇÕES POR SEGUNDO

Conheço o (talvez) único brasileiro que esteve no lendário primeiro show dos Beatles nos USA, no Shea Stadium (nyc), em meados dos 60s, João Luiz de Albuquerque (ainda por aqui, alive & kicking, bless you, fluminense doente), na época, correspondente da revista 'Manchete'. Quando soube disso, perguntei a ele, muito curioso: 'João, como foi?' Resposta: 'Não sei, só ouvi gritos'. Johnny Boy (como o chamo) me disse que, além do palco ser longe e pequeno, com som ruim, tudo o que se ouvia eram o gritos das fãs ecoando pelo estádio e nada mais. Pura histeria. Alguns anos depois de Johnny ter me contado isso, presenciei algo muito parecido, aqui: um show do RPM num maracanãzinho super lotado de fãs histéricas. Nao se ouvia nada do que Paulo Ricardo cantava, só gritos. Só gritos! O RPM foi a coisa mais próxima que o rock brasileiro teve de beatlemania -- que é algo bem diferente da histeria quase religiosa de fãs do Los Hermanos hoje em dia, e do Legião, ontem -- e

ROTAÇÕES POR SEGUNDO

Conheço o (talvez) único brasileiro que esteve no lendário primeiro show dos Beatles nos USA, no Shea Stadium (nyc), em meados dos 60s, João Luiz de Albuquerque (ainda por aqui, alive & kicking, bless you, fluminense doente), na época, correspondente da revista 'Manchete'. Quando soube disso, perguntei a ele, muito curioso: 'João, como foi?' Resposta: 'Não sei, só ouvi gritos'. Johnny Boy (como o chamo) me disse que, além do palco ser longe e pequeno, com som ruim, tudo o que se ouvia eram o gritos das fãs ecoando pelo estádio e nada mais. Pura histeria. Alguns anos depois de Johnny ter me contado isso, presenciei algo muito parecido, aqui: um show do RPM num maracanãzinho super lotado de fãs histéricas. Nao se ouvia nada do que Paulo Ricardo cantava, só gritos. Só gritos! O RPM foi a coisa mais próxima que o rock brasileiro teve de beatlemania -- que é algo bem diferente da histeria quase religiosa de fãs do Los Hermanos hoje em dia, e do Legião, ontem -- e

PROMETHEUS: ACORRENTADO AO ALIEN ORIGINAL

PARTICULARMENTE, NAO GOSTO DE PREQUELS, FILMES FEITOS PARA EXPLICAR OU MOSTRAR O Q ACONTECEU ANTES DO QUE JA EH PERFEITO COMO FOI CONTADO E MOSTRADO. EM GERAL, ACRESCENTAM POUCO AO ORIGINAL, QUANDO NAO O PREJUDICA. 'PROMETHEUS', O NOVO FILME DE RIDLEY SCOTT, EM QUE, PELA PRIMEIRA VEZ, O DIRETOR VOLTA AO UNIVERSO DE 'ALIEN' (1979), UM DOS MELHORES SCI-FI DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS, NÃO É BEM UM PREQUEL, PARECE, AS VZS, UM REBOOT DISFARÇADO. PQ ELE, ESQUEMATICAMENTE, REPETE O FILME ORIGINAL QUASE PASSO A PASSO. ATE OS PERSONAGENS SÃO SEMELHANTES. E A CENA FINAL, COM NOOMI RAPACE CORRENDO, SÓ DE ROUPAS INTIMAS, SOB LUZ ESTROBOSCOPICA É QUASE UMA CITAÇÃO AVANT LA LETTRE DAQUELE COM A RIPLEY. TUDO ISSO PARA, SÓ NA ULTIMA CENA, MOSTRAR DE ONDE SAIU -- LITERALMENTE -- NOSSO ALIEN FAVORITO. MAS O RUMO DO FILME É OUTRO. MERGULHAR NUMA OUTRA HISTORIA/PERGUNTA: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS. E, NISSO, ELE TEM ALGUMA PRETENSÃO DE SER UMA ESPECIE DE 2001 REVISITADO. TECNICAMENTE, &#

PROMETHEUS: ACORRENTADO AO ALIEN ORIGINAL

PARTICULARMENTE, NAO GOSTO DE PREQUELS, FILMES FEITOS PARA EXPLICAR OU MOSTRAR O Q ACONTECEU ANTES DO QUE JA EH PERFEITO COMO FOI CONTADO E MOSTRADO. EM GERAL, ACRESCENTAM POUCO AO ORIGINAL, QUANDO NAO O PREJUDICA. 'PROMETHEUS', O NOVO FILME DE RIDLEY SCOTT, EM QUE, PELA PRIMEIRA VEZ, O DIRETOR VOLTA AO UNIVERSO DE 'ALIEN' (1979), UM DOS MELHORES SCI-FI DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS, NÃO É BEM UM PREQUEL, PARECE, AS VZS, UM REBOOT DISFARÇADO. PQ ELE, ESQUEMATICAMENTE, REPETE O FILME ORIGINAL QUASE PASSO A PASSO. ATE OS PERSONAGENS SÃO SEMELHANTES. E A CENA FINAL, COM NOOMI RAPACE CORRENDO, SÓ DE ROUPAS INTIMAS, SOB LUZ ESTROBOSCOPICA É QUASE UMA CITAÇÃO AVANT LA LETTRE DAQUELE COM A RIPLEY. TUDO ISSO PARA, SÓ NA ULTIMA CENA, MOSTRAR DE ONDE SAIU -- LITERALMENTE -- NOSSO ALIEN FAVORITO. MAS O RUMO DO FILME É OUTRO. MERGULHAR NUMA OUTRA HISTORIA/PERGUNTA: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS. E, NISSO, ELE TEM ALGUMA PRETENSÃO DE SER UMA ESPECIE DE 2001 REVISITADO. TECNICAMENTE, &#

HellRadio: o inferno no seu dial!

Como alguns de vcs me pediram pra continuar fazendo aqui, e se eu nao contar certas historias que vivi, ninguem vai contar (ou vao ignorar mesmo), aqui vai mais uma: o lendário programa de rádio HellRadio. Era o começo dos 90s, o rock estava mudando de novo, o grunge batia a porta. mas certos tipos de bandas nao tocavam nem mesmo na dita radio rock do rio, a fluminense fm, vulgo 'maldita'. meu broder andre mueller (o andre x, baixista da plebe rude), na epoca era meu vizinho, ja que tinha a loja rock-it!, em sociedade com dado villa-lobos (legiao). na esquina da minha casa, entao a gente se via muito, pq eu vivia lá -- onde, tbm, programavamos mostras de filmes trash sábados a tarde, junto com rolinha e andré barcinski. E pensamos em levar a proposta de um pgm para a flu, onde eu tinha certa entrada (ja tinha feito a programação do mchawk, de skate music, e tbm fui, por algum tempo, o bucaneiro fantasma do pirate radio, em que jamais divulguei que era eu quem fazia). A ideia er

HellRadio: o inferno no seu dial!

Como alguns de vcs me pediram pra continuar fazendo aqui, e se eu nao contar certas historias que vivi, ninguem vai contar (ou vao ignorar mesmo), aqui vai mais uma: o lendário programa de rádio HellRadio. Era o começo dos 90s, o rock estava mudando de novo, o grunge batia a porta. mas certos tipos de bandas nao tocavam nem mesmo na dita radio rock do rio, a fluminense fm, vulgo 'maldita'. meu broder andre mueller (o andre x, baixista da plebe rude), na epoca era meu vizinho, ja que tinha a loja rock-it!, em sociedade com dado villa-lobos (legiao). na esquina da minha casa, entao a gente se via muito, pq eu vivia lá -- onde, tbm, programavamos mostras de filmes trash sábados a tarde, junto com rolinha e andré barcinski. E pensamos em levar a proposta de um pgm para a flu, onde eu tinha certa entrada (ja tinha feito a programação do mchawk, de skate music, e tbm fui, por algum tempo, o bucaneiro fantasma do pirate radio, em que jamais divulguei que era eu quem fazia). A ideia er