Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2012

I WAS A TEENAGE PUNK

Por aqui, pessoas escrevem certos livros sem consultar quem participou de cenas. Ja vi dois livros falando de punk brazuca e nenhum dos dois falou com pessoas importantes da cena carioca, p ex. Um era paulista, entao a gente ja espera isso. Mas o outro foi escrito por um carioca, que nao viveu a cena. Gente boa, mas não checou tudo. E a cena punk carioca nasceu em volta da turma de skatistas que frequentava pista de campo grande (tres dos quatro integrantes do coquetel molotov eram skatistas) e points como o dancy méier, a pça mahatma ghandi (cinelandia) e arredores da lapa. eu fiz parte dessa turma (e jamais nenhum desses autores de supostos textos sobre o punk carioca falaram comigo, nao para ser citado, mas pelo menos, para contar um lado da historia, e nem mesmo com nomes importantes desta cena, só ficaram na superfície). entao, vou contar o que vi/vivi: A genese foi ali, em campo grande, ao som de ramones. os punks do rio ouviam mais o som americano do que ingles, embora clash e p

I WAS A TEENAGE PUNK

Por aqui, pessoas escrevem certos livros sem consultar quem participou de cenas. Ja vi dois livros falando de punk brazuca e nenhum dos dois falou com pessoas importantes da cena carioca, p ex. Um era paulista, entao a gente ja espera isso. Mas o outro foi escrito por um carioca, que nao viveu a cena. Gente boa, mas não checou tudo. E a cena punk carioca nasceu em volta da turma de skatistas que frequentava pista de campo grande (tres dos quatro integrantes do coquetel molotov eram skatistas) e points como o dancy méier, a pça mahatma ghandi (cinelandia) e arredores da lapa. eu fiz parte dessa turma (e jamais nenhum desses autores de supostos textos sobre o punk carioca falaram comigo, nao para ser citado, mas pelo menos, para contar um lado da historia, e nem mesmo com nomes importantes desta cena, só ficaram na superfície). entao, vou contar o que vi/vivi: A genese foi ali, em campo grande, ao som de ramones. os punks do rio ouviam mais o som americano do que ingles, embora clash e p

A MULHER QUE VEIO DO ESPAÇO

EU MAL TINHA 10 ANOS QUANDO COMEÇOU A TOCAR LA EM CASA, NUM VINIL DA MAMA, O ALBUM 'LOVE TO LOVE YOU BABY', DE DONNA SUMMER, PRODUZIDO POR GIORGIO MORODER (ABAIXO). ERA ESTRANHO, DIFERENTE, E TINHA UMA MULHER GEMENDO, EU NEM SABIA O PORQUE, MAS CAUSAVA ALGUMA COISA (RS). SÓ BEM MAIS A FRENTE SOUBE QUE ERA DONNA SUMMER. E BEM MAIS A FRENTE AINDA, DESCOBRI QUE ESSA FOI A PEDRA FUNDAMENTAL DA DISCO MUSIC. E QUE EM SUA VERSAO DE PISTA (o primeiro maxi single da historia) ELA DURAVA 18 MINUTOS, SENDO UNS 2 OU 3MINS SÓ DO (SUPOSTO) ORGASMO DE DONNA SUMMER! PARAVA TUDO! -- NOS ANOS 90, O LIL LOUIS COPIOU ESSE ESQUEMA EM 'FRENCH KISS', UMA MUSICA LONGA QUE PARAVA NO MEIO PRA UMA MULHER GOZAR E DEPOIS VOLTAVA AO BEAT --. COM GIORGIO, SUMMER TBM GRAVOU O MARCO DA SPACE-DISCO, 'I FEEL LOVE', EM 77, COPIADA POR 10 ENTRE 10 DJS ATUAIS... DEPOIS VIERAM VARIAS DANCE TRACKS, DANDO O START DO QUE VIRIA A SER A DISCO MUSIC MUNDO A FORA (AINDA RESTRITA AS CHAMADAS BOATES, DEPOIS A

A MULHER QUE VEIO DO ESPAÇO

EU MAL TINHA 10 ANOS QUANDO COMEÇOU A TOCAR LA EM CASA, NUM VINIL DA MAMA, O ALBUM 'LOVE TO LOVE YOU BABY', DE DONNA SUMMER, PRODUZIDO POR GIORGIO MORODER (ABAIXO). ERA ESTRANHO, DIFERENTE, E TINHA UMA MULHER GEMENDO, EU NEM SABIA O PORQUE, MAS CAUSAVA ALGUMA COISA (RS). SÓ BEM MAIS A FRENTE SOUBE QUE ERA DONNA SUMMER. E BEM MAIS A FRENTE AINDA, DESCOBRI QUE ESSA FOI A PEDRA FUNDAMENTAL DA DISCO MUSIC. E QUE EM SUA VERSAO DE PISTA (o primeiro maxi single da historia) ELA DURAVA 18 MINUTOS, SENDO UNS 2 OU 3MINS SÓ DO (SUPOSTO) ORGASMO DE DONNA SUMMER! PARAVA TUDO! -- NOS ANOS 90, O LIL LOUIS COPIOU ESSE ESQUEMA EM 'FRENCH KISS', UMA MUSICA LONGA QUE PARAVA NO MEIO PRA UMA MULHER GOZAR E DEPOIS VOLTAVA AO BEAT --. COM GIORGIO, SUMMER TBM GRAVOU O MARCO DA SPACE-DISCO, 'I FEEL LOVE', EM 77, COPIADA POR 10 ENTRE 10 DJS ATUAIS... DEPOIS VIERAM VARIAS DANCE TRACKS, DANDO O START DO QUE VIRIA A SER A DISCO MUSIC MUNDO A FORA (AINDA RESTRITA AS CHAMADAS BOATES, DEPOIS A

NYMPHS: MORTOS NA LARGADA

DANDO UMA GERAL NOS VINIS DEPAREI-ME COM O PRIMEIRO E UNICO ÁLBUM DA BANDA NYMPHS, QUE SAIU NO BRASIL EM 1991, APENAS POR CAUSA DO ESTOURO DO NIRVANA, JA QUE ERAM DA MESMA GEFFEN RECORDS E ELES QUERIAM EMPLACAR TUDO O QUE FOSSE ROCK AGRESSIVO NA ÉPOCA. FORMADA EM NEW JERSEY EM 1985, MAS COM CARREIRA TRILHADA PELOS CLUBES DE LOS ANGELES, O NYMPHS FOI CHAMADO DE GLAM PUNK, PELO ESTILO VISUAL E PELAS LETRAS, A MAIORIA DELAS ESCRITAS PELA VOCALISTA INGER LORRE, RAZÃO DO SUCESSO E DO FRACASSO DA BANDA. BONITA, TALENTOSA E TEMPESTIVA, INGERA ERA UMA PRE-COURTNEY LOVE (PELO VISTO, LOVE ROUBOU MUITAS IDEIAS DELA). REZA A LENDA QUE, AO ASSINAR COM A GEFFEN, ELA SUBIU NA MESA E TIMBROU O CONTRATO COM UMA MIJADA. POR CAUSA DE SEU TEMPERAMENTO, A BANDA ACABOU NÃO ACONTECENDO, JA QUE INGER NAO TOPAVA FAZER TUDO O QUE A GRAVADORA MANDAVA. UMA PENA, JA QUE ELES PODIAM TER SIDO GRANDES, PQ TINHAM O QUE ERA PRECISO PARA ISSO. CURIOSO QUE, APESAR DO UNICO ALBUM DA BANDA SER MUITO BOM (ATE HJ, SÓ TENHO V

NYMPHS: MORTOS NA LARGADA

DANDO UMA GERAL NOS VINIS DEPAREI-ME COM O PRIMEIRO E UNICO ÁLBUM DA BANDA NYMPHS, QUE SAIU NO BRASIL EM 1991, APENAS POR CAUSA DO ESTOURO DO NIRVANA, JA QUE ERAM DA MESMA GEFFEN RECORDS E ELES QUERIAM EMPLACAR TUDO O QUE FOSSE ROCK AGRESSIVO NA ÉPOCA. FORMADA EM NEW JERSEY EM 1985, MAS COM CARREIRA TRILHADA PELOS CLUBES DE LOS ANGELES, O NYMPHS FOI CHAMADO DE GLAM PUNK, PELO ESTILO VISUAL E PELAS LETRAS, A MAIORIA DELAS ESCRITAS PELA VOCALISTA INGER LORRE, RAZÃO DO SUCESSO E DO FRACASSO DA BANDA. BONITA, TALENTOSA E TEMPESTIVA, INGERA ERA UMA PRE-COURTNEY LOVE (PELO VISTO, LOVE ROUBOU MUITAS IDEIAS DELA). REZA A LENDA QUE, AO ASSINAR COM A GEFFEN, ELA SUBIU NA MESA E TIMBROU O CONTRATO COM UMA MIJADA. POR CAUSA DE SEU TEMPERAMENTO, A BANDA ACABOU NÃO ACONTECENDO, JA QUE INGER NAO TOPAVA FAZER TUDO O QUE A GRAVADORA MANDAVA. UMA PENA, JA QUE ELES PODIAM TER SIDO GRANDES, PQ TINHAM O QUE ERA PRECISO PARA ISSO. CURIOSO QUE, APESAR DO UNICO ALBUM DA BANDA SER MUITO BOM (ATE HJ, SÓ TENHO V

ZIGGY PLAYS... DECKS!!!

Muita gente se espanta quando descobre que eu tbm sou dj. E ha mais de 20 anos! O que não os deixa saber é que, nesta carreira paralela, eu atuava usando pseudonimos (tony the tiger, ziggy), para nao misturar canais. O DJ não tinha nada a ver com o jornalista. Mas, o começo de tudo, vem lá atrás, ainda moleque, quando eu geralmente era o dj de improviso das festinhas, pq achava um saco esperar uma musica acabar e começar outra. No principio, passava do vinil para o cassete (e v-v), nos antigos 3x1, depois passei a usar fitas montadas, com trechos editados na base da fita splice (estas, eu usava para sonorizar campeonatos de skate antes do cd), ate chegar aos toca discos profissionais, em casas como as extintas crepusculo de cubatão e dr smith (rj), aí ja ganhando algum pelo trabalho. No cubatão, comecei por acaso, cobrindo o viajante ze roberto mahr, qndo este nao podia, junto com o luis carlos franco (que nao seguiu carreira). Fiz o mesmo tbm na metropolis, junto com dudu menna barret

ZIGGY PLAYS... DECKS!!!

Muita gente se espanta quando descobre que eu tbm sou dj. E ha mais de 20 anos! O que não os deixa saber é que, nesta carreira paralela, eu atuava usando pseudonimos (tony the tiger, ziggy), para nao misturar canais. O DJ não tinha nada a ver com o jornalista. Mas, o começo de tudo, vem lá atrás, ainda moleque, quando eu geralmente era o dj de improviso das festinhas, pq achava um saco esperar uma musica acabar e começar outra. No principio, passava do vinil para o cassete (e v-v), nos antigos 3x1, depois passei a usar fitas montadas, com trechos editados na base da fita splice (estas, eu usava para sonorizar campeonatos de skate antes do cd), ate chegar aos toca discos profissionais, em casas como as extintas crepusculo de cubatão e dr smith (rj), aí ja ganhando algum pelo trabalho. No cubatão, comecei por acaso, cobrindo o viajante ze roberto mahr, qndo este nao podia, junto com o luis carlos franco (que nao seguiu carreira). Fiz o mesmo tbm na metropolis, junto com dudu menna barret

ADAM YAUCH: 1964-2012

É com grande tristeza que confirmamos que o músico, rapper, ativista e diretor Adam "MCA" Yauch, membro fundador do Beastie Boys e também da Milarepa Foundation, que produziu o Tibetan Freedom Concert, e da empresa de produção e distribuição de filmes  Oscilloscope Laboratories, faleceu em sua cidade natal Nova Iorque, nesta manhã, depois de uma batalha de quase três anos contra um câncer. Ele tinha 47 anos de idade. Nascido no Brooklyn, Nova York, Yauch aprendeu a tocar baixo sozinho, ainda na escola, ao formar uma banda para sua festa de aniversário de 17 anos, que mais tarde se tornaria conhecida no mundo inteiro como Beastie Boys. Com os colegas Michael "Mike D" Diamond e Adam "Adrock" Horovitz, o grupo Beastie Boys vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Lançou quatro álbuns #1 - incluindo o primeiro álbum de hip hop a chegar ao topo da Billboard 200, o álbum de estréia de 1986, Licensed To Ill - ganhou três Grammys e o MTV Video Vanguard Lifetime Achiev

ADAM YAUCH: 1964-2012

É com grande tristeza que confirmamos que o músico, rapper, ativista e diretor Adam "MCA" Yauch, membro fundador do Beastie Boys e também da Milarepa Foundation, que produziu o Tibetan Freedom Concert, e da empresa de produção e distribuição de filmes  Oscilloscope Laboratories, faleceu em sua cidade natal Nova Iorque, nesta manhã, depois de uma batalha de quase três anos contra um câncer. Ele tinha 47 anos de idade. Nascido no Brooklyn, Nova York, Yauch aprendeu a tocar baixo sozinho, ainda na escola, ao formar uma banda para sua festa de aniversário de 17 anos, que mais tarde se tornaria conhecida no mundo inteiro como Beastie Boys. Com os colegas Michael "Mike D" Diamond e Adam "Adrock" Horovitz, o grupo Beastie Boys vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Lançou quatro álbuns #1 - incluindo o primeiro álbum de hip hop a chegar ao topo da Billboard 200, o álbum de estréia de 1986, Licensed To Ill - ganhou três Grammys e o MTV Video Vanguard Lifetime Achiev