Pular para o conteúdo principal

QUERIDA, ENCOLHERAM O IMAX!



Nos anos 90, quando abriu na Barra o parque Terra Encantada, uma das atrações seria uma sala de cinema Imax como existe nos eua (parecida com a que fica na Lincoln Square, em Nova York, a maior do mundo, que tem 23x30 metros e ocupa TODO um predio de uns 10 andares!). Só que parque flopou e a sala construida virou uma 'casa das bruxas', para aproveitar seu aspecto de palácio mal assombrado. Uma década depois, chegou o 'Imax' no Brasil, com uma sala em Curitiba e outra em São Paulo e, finalmente, agora temos também uma, no UCI da Barra/RJ. Mas, peralá, essa telinha de 8.5x18 que tem aqui pode ser chamada de Imax?



Segundo a Imax corporation, sim. Mas, para quem conhece uma tela de Imax original, é uma tremenda decepção; e uma enganação. Pq a empresa diz que Imax nao significa só a tela, mas a qualidade de som e projeção (e do 3D). Mas é como prometer um passeio num porsche e rolar uma volta de fusca, ja quem ambos os carros foram desenhados por Ferdinand Porsche! A tela Imax que projeta em 70mm é mais de tres vezes maior do que essa de 35mm que estão nos empurrando. Ela chega a ser menor do que a de antigos cinemas da cidade como o Roxy e o Vitória (que eram Cinerama) e a do Metro Boavista, que era 70mm e tinha 150 graus. Mas, pra galerinha acostumada a salas 'home theater' de shoppings, ela pode até enganar...



O pior é que o golpe (oficial) do falso Imax nao rola só poraqui. Hoje em dia, nos eua, quase metade das salas ditas Imax são como esta do UCI ou do shopping Villa-Lobos (SP), uma enganação, que vem em forma de roubo, já que se paga, em média, 5 pratas a mais por isso. O que pega mal é que Imax virou sinônimo de tela gigante e, de repente, voce vai numa sala com a marca Imax e, ao entrar, nota que ela é pouco maior ou só levemente curvada do que as salas normais (a tela vai do chão ao teto e de parede a parede, como a do velho Metro, só que MENOR), é tipo ser tungado na moral. E ainda dizem que os filmes 3D nessas salas 'minimax' só funcionam bem se vc ficar numa determinada posição. Mexeu o pescoço, borrou.



Então, amiguinhos, pense bem na hora de pagar um a mais para assistir a determinado filme nas salas Imax (iminimo?) de araque do Brasil. A qualidade de imagem e de som é pouco melhor do que o normal, sim (ate pq, as salas daqui são geralmente mal operadas/ajustadas), como rolou na pré de 'Super 8'. Mas, se quiser conhecer um Imax gigante de fato, espere por sua próxima viagem a NYC (Lincoln Square), L.A (Archlight), Orlando ou Londres, que lá, tem.



*obs: se vc for na sala daqui, so vale à pena se ficar na primeira fileira de cadeiras, as unicas que te envolem de fato. E vc, ja foi la? Conte aqui o q achou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…