Pular para o conteúdo principal

QUERIDA, ENCOLHERAM O IMAX!



Nos anos 90, quando abriu na Barra o parque Terra Encantada, uma das atrações seria uma sala de cinema Imax como existe nos eua (parecida com a que fica na Lincoln Square, em Nova York, a maior do mundo, que tem 23x30 metros e ocupa TODO um predio de uns 10 andares!). Só que parque flopou e a sala construida virou uma 'casa das bruxas', para aproveitar seu aspecto de palácio mal assombrado. Uma década depois, chegou o 'Imax' no Brasil, com uma sala em Curitiba e outra em São Paulo e, finalmente, agora temos também uma, no UCI da Barra/RJ. Mas, peralá, essa telinha de 8.5x18 que tem aqui pode ser chamada de Imax?



Segundo a Imax corporation, sim. Mas, para quem conhece uma tela de Imax original, é uma tremenda decepção; e uma enganação. Pq a empresa diz que Imax nao significa só a tela, mas a qualidade de som e projeção (e do 3D). Mas é como prometer um passeio num porsche e rolar uma volta de fusca, ja quem ambos os carros foram desenhados por Ferdinand Porsche! A tela Imax que projeta em 70mm é mais de tres vezes maior do que essa de 35mm que estão nos empurrando. Ela chega a ser menor do que a de antigos cinemas da cidade como o Roxy e o Vitória (que eram Cinerama) e a do Metro Boavista, que era 70mm e tinha 150 graus. Mas, pra galerinha acostumada a salas 'home theater' de shoppings, ela pode até enganar...



O pior é que o golpe (oficial) do falso Imax nao rola só poraqui. Hoje em dia, nos eua, quase metade das salas ditas Imax são como esta do UCI ou do shopping Villa-Lobos (SP), uma enganação, que vem em forma de roubo, já que se paga, em média, 5 pratas a mais por isso. O que pega mal é que Imax virou sinônimo de tela gigante e, de repente, voce vai numa sala com a marca Imax e, ao entrar, nota que ela é pouco maior ou só levemente curvada do que as salas normais (a tela vai do chão ao teto e de parede a parede, como a do velho Metro, só que MENOR), é tipo ser tungado na moral. E ainda dizem que os filmes 3D nessas salas 'minimax' só funcionam bem se vc ficar numa determinada posição. Mexeu o pescoço, borrou.



Então, amiguinhos, pense bem na hora de pagar um a mais para assistir a determinado filme nas salas Imax (iminimo?) de araque do Brasil. A qualidade de imagem e de som é pouco melhor do que o normal, sim (ate pq, as salas daqui são geralmente mal operadas/ajustadas), como rolou na pré de 'Super 8'. Mas, se quiser conhecer um Imax gigante de fato, espere por sua próxima viagem a NYC (Lincoln Square), L.A (Archlight), Orlando ou Londres, que lá, tem.



*obs: se vc for na sala daqui, so vale à pena se ficar na primeira fileira de cadeiras, as unicas que te envolem de fato. E vc, ja foi la? Conte aqui o q achou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

O QUE É CABINE?

SEMPRE QUE TUITO OU COMENTO QUE VI OU VOU VER TAL FILME NUMA 'CABINE', UMA GALERA PERGUNTA: 'O QUE É ISSO?' BOM, CABINE É O TERMO DADO PARA SESSÕES FECHADAS DE UM FILME PARA A IMPRENSA. GERALMENTE ACONTECEM UMA SEMANA OU ALGUNS DIAS ANTES DE O FILME ESTREAR, PARA DAR TEMPO DE PEGAR O FECHAMENTO DOS JORNAIS OU DE A PESSOA FAZER UMA MATERIA COM MAIS DETALHES; OU ENTREVISTAR ALGUEM DO ELENCO. LA FORA, ESTAS SESSOES SAO CHAMADAS DE SCREENERS. ENTAO, PQ AQUI SE USA O TERMO 'CABINE'?

O TERMO CABINE VEM DO FATO DE QUE, EM OUTROS TEMPOS, ESTAS SESSOES ACONTECIAM EM CABINES PRIVATIVAS (COMO UM BOM HOME THEATER CASEIRO DOS DIAS ATUAIS), NAO EM SALAS DE CINEMA COMO HJ,  MAS NOS ESCRITORIOS DAS PROPRIAS DISTRIBUIDORAS, A MAIORIA DELAS LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NA CHAMADA CINELANDIA (A MATRIZ DE TODAS AS MAJORS ANTES FICAVAM AQUI, AGORA MUITAS MIGRARAM PRA SP). CHEGUEI A PEGAR ALGUMAS DAS VELHAS CABINES ORIGINAIS DA CIDADE FUNCIONANDO, MESMO QUANDO AI…