Pular para o conteúdo principal

pesadelo industrial

Outro filme bastante esquisito e marcante é "Eraserhead", primeiro longa de David Lynch, que o começou a fazer ainda na faculdade, em meados dos anos 70, e só o lançou em 1978, chegando cá já em meados dos anos 80, via VHS. Acabei de reve-lo numa maravilhosa cópia baixada. Ele continua bizarro como sempre, só que quase entendi algumas coisas (rs). Mas a assinatura que Lynch usaria em seus filmes seguinte está toda lá: a estética de sonhos, o cenário retrô, os ruídos. A cena em que uma dona deformada canta "In heaven" (que depois foi gravada pelos Pixies) é a matriz da dança do anão em "Twin Peaks", p ex. O uso da fotografia p-b dá o toque extra. Seu ator-assinatura, Jack Nance, já defunto, faz o papel-título. Mas o filme é, sobretudo, baseado em ruídos industriais. Existem longas cenas sem diálogos, todas construídas a partir de ruídos diversos (máquinas, aquecedores). Tanto que, no futuro, Lynch dirigiria um espetáculo chamado "An industrial symphony", com a cantora Julee Cruise e seu arranjador favorito, Angelo Badalamenti. Qq dia "Eraserhead" volta à moda, assim como "Laranja mecânica" caiu no gosto dos emos por causa do visual de Alex. Tão logo o p-b e o industrial ganhem um revival, este é o filme que sintetiza tudo isso. Mas ninguepm vai entender nada (rs)
*notem no cartaz que o filme, originalmente, ganhou um certificado X da censura americana, vá entender o porquê...

Comentários

  1. Esse foi o filme que eu mais entendi do david lynch!

    Deve ter sido rated X porque é simplesmente um dos filmes mais pesados que eu já vi... mostra esse filme pra uma mulher grávida pra vc ver... (não que eu seja uma mulher grávida)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. e ja que a gente tem falado pouco de musica por aqui, o q vcs tem ouvido? ultimamente as unicas coisas que me chamaram atenção foram as tracks da uffie e o album do crystal castles. o rock tá mais do mesmo. o novo do bloc party é ok, o do spiritualized idem, to pra ouvir o glass vegas e gostei do novo mogwai, como sempre, pq é o de sempre (e sempre muito bom) e tbm do chromeo. ja o neon neon, q vem ai pro tim fest, achei bem caido, parece arena rock dos 80s! sera que melhora ao vivo? será que é uma piada? se for, n entendi

    ResponderExcluir
  3. olá...

    no momento estou ouvindo o death magnetic do metallica que está excelente, o melhor album deles desde o black album. assinado por rick rubin, porrada no ouvido, eles demoraram mas conseguiram chegar lá de novo.

    - metronomy - nights out, excelente, uma mistura de devo e blur e justice. bem animado, melhor album de eletronica até agora esse ano.

    - tv on the radio - dear science, ta demais tb, eles conseguem se superar a cada album, incrivel.

    - The Bug - London Zoo, melhor revelação do dubsteb esse ano, bem focado no rasta e reggae com downtempo eletrônico.

    essas albums são os que mais tenho ouvido nessa safra meio magra.

    abs :)

    ResponderExcluir
  4. po achei neon neon demais, projeto paralelo dos integrantes do super furry animals com mó galera.

    o clima é mesmo oitentão, voltado pro dance cafona e clichê pop eletronico dos 80's, melodias pegajosas e vintage, acho que é um grower, vc vai gostando aos poucos.

    esse album foi super elogiado pela critica, e nomeado pro mercury awards.

    aliás WTF is Elbow?? banda chatinha a beça, ganhou do burial e radiohead.

    mas bem, já dizem que o prêmio é conhecido por premiar não favoritos.

    radiohead foi indicado 4 ou 5 vezes e nunca levou.

    ano passado klaxons ganhou do black to black da amy. já era possivel esperar algo do tipo.

    o nine inch nails cancelou o show de POA: Falta de público. NIN é muito restrito no brasi, não entendo, lotam arenas no mundo todo, super shows, aqui nem em sampa deve lotar.

    abs

    ResponderExcluir
  5. fala grande tom!

    o neon neon me remeteu mais a coisas do synthpop, technopop dos anos 80; achei bastante interessante de se ouvir.ao vivo são outros quinhentos...o novo bloc party achei irregular, me passaram a impressão de serem no momento uma banda sem rumo,procurando um direcionamento sonoro entre o eletrônico e o roqueiro. ainda assim achei este bem melhor que o decepcionante álbum anterior. friendly fires é outra banda de quem ouvi falar muito bem, esses remetem mais a coisas como klaxons e tal,mas dá pra ouvir sem medo.possuem influências de prince e dfa sound na música.o disco de estréia dos caras é bacaninha. gostei muito do novo disco do nomo,"Ghost Rock" - esse é pule de dez na minha opinião como melhor do ano até o momento.o disco de estréia dos caras bacaninha. os caras fundem fela kuti,MM&W e experimentalismo com pegada rock.mais moderno e atual que muita coisa por aí. mogwai sou suspeito pra falar, sou fã de carteirinha dos caras...na seara eletrônica recomendaria "london zoo", álbum de dubstep de um projeto chamado the bug.o novo do metallica me surpreendeu,excelente!
    dos locais o "japan pop show",do curumim é uma excelente pedida.
    coisas da antiga(neil young,gary numan,kraftwerk...por aí).

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. AQUI EU OUVI O MAIS RECENTE DO VERVE O FORTH E TBM TENHO OUVIDO MAIS MESMO É ELTRÔNICO, LCD, LES RHTYMES DIGITALES , CHEMCIAL BROTHERS, JUNKIE XL NOVO, POR AÍ VAI...

    ABS

    ResponderExcluir
  7. bom, vou dar uma segunda chance pro neon neon, ja que inclui galera do super furry animals (que amo) e nem sabia disso. me soou mais a grupos de arena rock com synths tipo survivor e styx do que a synth pop dos anos 80, que eu gosto. nesse meio tempo, baixei o novo do tv on the raio e vou começar a ouvir, junto commo do metallica que ja taqui faz dias. po, bem que o nin poderia jogar a data morta de poa pro rio!!!

    ResponderExcluir
  8. po, to escutando o do Mogwai novo
    ESSA BANDA É FODA DEMAIS !!! PQP
    hahaha

    Poxa, falaram mal do elbow :(
    eu achei o ultimo disco tao lindo.Pra mim, mercury prize merecido.

    O metallica novo eu achei legal, ainda to escutando.

    Mas é aquilo, banda de metal atual melhor que os suecos do Opeth, nao tem nao rss
    ---------
    Po, o NIN poderia tocar no rio ne..

    ResponderExcluir
  9. bonde do sat nite feva ta partindo pra ddk erotica e depois pro dama ver os bag raiders. vai la, felipe? o som deles é tipo justice, so que menos metalico.

    falando nisso, disco do metallica é aquilo: bom como antigamente, mas a gente sabe que foi feito assim pra catar os fas que nao aguentaram st anger (como eu). legal, mas sou mais de voltar a ouvir master of puppets

    me amarrei no metronomy (valeu a dica) e o tvontheradio é bom como sempre, mas tem que ouvir com mais calma. e desobri agora uma banda de hard rock francesa chamada fancy que é muito mais afetada que o darkness jamais foi ou será!

    ResponderExcluir
  10. outra: passei hj na letras e vi o nme que tem varias fotos da turne sulamericana do muse. nao comprei pq pagar 32 contos por duas paginas nao rola (o resto nao me interessou, preferi dar 20 na ew tv fall preview double edition). mas la tem um lance estranho: dominic diz que eles nao passearam na rocinha pq contaram pra eles, ainda em londres, que o arcade fire fez isso e saiu da favela todos nus e banhados em óleo (?!) nao sei se isso é piada de ingles, mas ele diz que é o papo q rola no meio musical lá no uk é esse sobre visitar favelas no rio!!! mas eles foram ao pao de acucar,sobrevoaram o cristo de helicoptero e comeram acaraje numa feira, segundo eles, "cheia de africanos vendendo coco"

    ResponderExcluir
  11. Death magnetic é muito bom! Ta cheio de auto-plágio (a cada minuto lembra uma música diferente da história deles), mas mesmo assim é muito bom.

    ResponderExcluir
  12. bom, queimei o neon neon em cd audio pra tirar a ma impressao do som em mp3 na caixinha e botei no som pro. consegui gostar de umas 3 musicas, mas, em geral, achei chatinho. o metronomy e o crystal castles sao bem melhores nessa onda synth, e ainda to pra ouvir o friendly fire. o novo sdo metallica é bem auto referente, rick rubin no comando, mas vou esperar o cd fisico pra sacar mais o som. achei ok

    ResponderExcluir
  13. Os discos do mês até agora:
    Metallica - Monster Magnet
    Primary 5 - High Five
    Weinland - La Lamentor
    Mogwai

    ResponderExcluir
  14. o death magnetic relembra mesmo várias musicas antigas do metallica.

    The day that never comes lembra muito one. as letras das músicas relembram outras, muito bom mesmo, só achei a mixagem desse album muito overproduced. tudo muito loud e quase não da pra ouvir o baixo do trojillo direito, mas o kirk arrebenta nos solos de guitarra.

    death magnetic é o confessions on the dance floor do metallica.

    album bom é aquele que da vontade de ouvir toda hora, por tanto metallica já ganhou esse mérito, mesmo sendo musicas épicas, mas disseram que o rick rubin gosta mesmo de coisa muito alta mesmo.

    adorei o bloc party, pelo menos eles estão dando upgrade no som, coisa dificl de uma banda fazer, bem melhor que mo AWITC, que pra mim foi emo.

    no intimacy tem várias camadas, várias idéias, gostei bastante, não é melhor que o silent alarm mas dou 8/10 nele.

    mogwai ta bom tb mas nada como Mogwai Young Team e Happy Songs for Happy People.

    sugiro como pauta uma matéria com o neon neon no rio fanzine tom, como você muitas outras pessoas devem está viajando no projeto do gruff ryes e boom blip.

    consegui comptrar vip ontem pra madonna pelo telefone, foi super trankilo não demorou nem 1h. vou ver a madge 2 dias!

    tem que rolar umas promos aqui no blog pra shows no rio tom, antigamente tinha tantas promoções de shows, pq ta foda mesmo de querer e poder, muito caro os ingressos e um atrás do outro, acho até sacanagem.

    como vc conhece muita gente, poderia sortear alguns convites pra cova ir aos shows tb né?? hehe

    Ass: Cova Platinum Card

    hehehe

    ResponderExcluir
  15. Ouvi o novo do Mogway, ta muito bom!
    Alguém aí viu o show deles no armazémn 5 ha uns 6/7 anos? Eu vi, foi um puta show!!

    Tenho ido todos os dias na Mostra Rock & Totem, bem legal, e hoje acaba :(
    No doc. "Groupies" tinha um groupie gay engraçadão, o melhor!
    Abç,

    ResponderExcluir
  16. felipe, pra rolar promo tem que rolar a oferta de convites, e isso nao tem acontecido nem mais no rf, qnto mais aqui. neguinho nao libera mais nada, ate mesmo qndo é trabalho regulam geral crededence e convas.

    fraulein, o show do mogwai no armazem foi foda, fez o teto da parada cair, pedaços da parede, geral indo pra longe do palco por causa do volume do som!!!

    ResponderExcluir
  17. houve tbm um filme bizarro dos tempos do inicio do vhs chamado "basket case", no qual um camarada carregava uma cesta com dois irmaos siameses dentro. pq ele fazia isso? pq queriam matar as aberracoes. pq? so vendo o filme, que, pelo que me consta, nao tem em vhs, dvd ou passa na tv, o lance é procurar na rede

    ResponderExcluir
  18. Esse show do Mogwai foi demais! Me lembro que uma cabeçada se mandou antes do fim, desesperada com a tremedeira...rs

    De repente foram no escuro achando que era tipo Coldplay...hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu