Pages

Saturday, May 31, 2008

a primeira vez

Tava vendo uma reprise do show do Jools Holland no Film&Arts, quando ele perguntou pra KT Tunstall qual foi a primeira coisa que ela ouviu que a fez tomar gosto pela música (ela tinha dito antes ao Jools que nunca teve influencia caseira na carreira, ja que ninguém em sua casa ouvia música de especie alguma, diferentemente de Amy Winehouse, p ex, que foi influenciada pelos discos de jazz e soul do pai). Então, ela pensou e tascou: uma fita da Ella Fitzgerald, quando tinha uns 8 ou 9 anos. Ela disse que até hj imita a cantora, embora a sua voz não seja parecida.

Enquanto ela respondia, pensei: qual foi a música que me despertou e me levou a esse caminho? Não consegui lembrar, já que, desde cedo, acho que até ainda no útero, Beatles sempre foi a trilha sonora de minha mãe. Meu pai ouvia mpb, mas não com tanto afinco quanto mama devorava os fab four, bem como tbm Elvis e Jovem Guarda. Mas eu acho que o(s) primeiro(s) disco(s) que me deram um sacode foram: o primeiro do Clash, Led Zeppelin II, It´s alive dos Ramones, quando eu devia ter uns 12 ou 13 anos (até então, TV e cinema me ocupavam mais, embora sempre tivesse um radinho por perto onde ouvia de tudo, mas sem a noção de álbum, banda, som que mudaria a minha vida). E, antes deles, uns compactos de Elton John (by mama), com "Benny & the jets" e aquele junto com o The Who, "Pinball wizard". Adorava girar esses disquinhos...

E vcs aí, lembram qual foi o som que os despertou pra essa vida der amantes do rock pop? Hj em dia é mais dificil, já que se baixa milhares de arquivos ao mesmo tempo e mal se tem tempo de aprecia-los devidamente. Eu, p ex, levei varios meses ouvindo e tirando as letras urgentes do Clash, achando fabuloso o som que saia do vinil do Led Zeppelin (que maravilha era ouvir a "moby dick" no talo!) e tocando até arrebentar a fita com os Ramones nas pistas de skate. E, depois disso, as comportas se abriram (Devo, Kraftwerk, b52s, DK e todo o punk rock).

43 comments:

Atlantic said...

Cara, quando eu tinha 7 anos me deparei com o Appetite for Destruction do Guns n' Roses. Aquela capa com o desenho de um monstro atacando uma garota me causou impacto. Fiquei muito chocado com a cena hoje em dia criança assiste Tropa de Elite e dorme numa boa, né?).

Lembro da minha mãe indo comprar o LP comigo em Copacabana e quase desistindo por causa da capa. Eu achava aqueles caras os marginais da música. Eles xingavam, bebiam, arrumavam briga. E eu de algum modo gostava daquela rebeldia. Nem passava pela minha cabeça que aqueles "rebeldes" usavam shampoo caro e condicionador no cabelinho liso. Foi meu primeiro contato com rock... por isso, ainda tenho esse disco no ipod.

iga_rio said...

Fala Tom,

Pergunta dificil.. não que eu não me lembre, mas nós acabamos sempre confundindo com disco preferidos.
Bom eu tenho um irmão mais velho e lá nos anos 80 por volta de 83/84 ele escutava bastante Van Halen, Kiss e Ac/Dc... é claro que eu ficava fuxicando esses LPs dele, e o que eu me lembro bem foi em 83 quando o Kiss veio tocar no maracanã e ele foi no show com os amigos e naquele dia fiquei em casa escutando Kiss direto pois eu não tinha idade para ir no show. A partir disso veio meu interesse maior por música em especifico o Rock... curtia desde The Police e The Smiths até Iron Maiden e Motorhead. porem só comecei a ir em shows e participar mais a partir de 1990 e considero 3 albuns que realmente posso dizer que foram responsaveis por isso: Arise do Sepultura(influencia de amigos do colegio), Loco Live do Ramones(comprei depois de ver uma fita vhs com um show deles em NY 89) e Nevermind do Nirvana(esse por vários motivos, entre eles pq é foda... uma curiosidade é que tenho a versão importada dos EUA que pedi para minha irmã quando foi para lá em dezembro de 91 pedi esse e pedi para ela trazer alguma outra novidade de rock... e o vendedor indicou para ela o Rital de La Habitual do Jannes Adcition)

Bom desculpe pelo texto longo. rsrsrs mas é que me entusiasmei com o assunto.

Abraços,

tom said...

poize, iga. o disco que te da o estalo e te desperta nao é, necessariamente, o disco de sua vida. tanto q n sou die hard fan de elton john, p ex, embora tenha ouvido benny & the jets zilhoes de vzs. e tbm ouvi o disco II do zep ate furar, mas nao me tornei headbanger, nem quis formar uma banda por isso. talvez pq jamais fosse tocar como eles (rs). ai, o punk me salvou, pq era o som pobre, musicalmente, do jovem rebelde, mas real, sem firulas. ja os beatles eram trilha de fundo para minhas brincadeiras de carrinho e bonecos. mas foi quando vi o primeiro album do clash, aquela capa, os ramones, bem como o primeiro album do devo (um camarada esquisito, parecia uma mascara de carnaval) e os freaks do kraftwerk em man/machine, que, juntos, provocaramuma fusao bizarra na minha mente, junto com as guitarras surf dos b52s. acessei esses albuns quase ao mesmo tempo, no primeiro ano do resto de minha vida, e nunca os esqueci. e, sim, atlantic, uma capa funciona. essa do guns comprei o importado no sebo, pq ela foi proibida (arte do mestre da pop art lisergica robert williams, que, por causa dela, saiu do ostracismo e virou cult entre os milionarios do hard rock) e aqui logo trocaram por uma diferente. posers ou nao, o primeiro disco do guns é realmente muito bom. ah, iga, esse show do kiss foi tao polemico no rio que ate um professor meu fez campanha contra na escola. e eu, claro, fui contra ele, e quase me dei mal por isso (nem era fa do kiss, mas chamei ele de ridiculo por nao ver q aquilo tudo era so fantasia, showbizz)

tom said...

off: enqnto fazia uns lances no pc, tava rolando no fundo um especial do jimi hendrix em woodstock. acabei parando o q fazia e prestando mais atenção no divino negao. caramba, o cara era realmente sobrenatural na guitarra. sao 50 minutos pra la de hipnotizantes. sei que nao to falando nada der novo. mas, as vzs, vc se esquece disso e, qndo para e presta atenção, so confirma o obvio: o cara foi o maior guitar rock ever!

Tiago Velasco said...

É, o disco que me despertou para o rock foi, definitivamente, o "Appetite for destruction", do Guns.
É engraçado como ele está ganhando por enquanto, Tom. Isso deve revelar, de alguma forma, a idade dos leitores deste blog.
Mas a minha relação com o Guns tb foi sob bastante influência do Rock in Rio II.

Alessandro said...

Nunca vou esquecer:
"I Love it Loud" do Kiss mudou minha vida pra sempre!

Hoje nem ouço KISS, mas aquele momento para mim foi um verdadeiro marco!

"I love it loud,
I wanna hear it loud,
right between the eyes
Loud, I wanna hear it loud,
I dont want to compromise"

Depois Iron, AC/DC, The WHO(a minha predileta!), as bandas da Bay Area, HC Californiano, Punk 77, etc...

Hoje vivo uma verdadeira crise com a musica contemporanea... Acho quase tudo sem sal, sem graça...

Pouquissima coisa me emociona...

tom said...

nem tanto, tiago. o arco de idade dos coveiros é bem amplo, temos desde o bambaataa, que pelo que diz aqui, ta na casa dos 40, uma galerinha como pacheco, popota e pedro, que ainda nao chegaram aos 20, e um grande contingente, como vc, felipe e outros, que ta na casa dos 20/30 e tantos, e, independente da idade, tem gente nova ouvindo coisas das antigas e vice-versa, o que prova que musica e bom papo nao tem idade :-))

RENATO BIAO said...

araujo@Graças aos meus pais, sempre rolou som de prima aqui em casa...

Desde o primeiro q pedi , o "Help!" dos Beatles (minha mãe é fanática) - achava q eles eram meio personagens superherói por causa do "Yellow Submarine", (quanta inocência minha, e os fab four eram meio a música de fundo da casa, junto com queen e elton john), até os discos q meu trazia dos states e uk nas viagens q fazia a trabalho; mas o verdadeiro 'estalo'foi o kiss quando eles vieram por aqui ,lembro q a camelotagem da época vendia camisa , lancheira , essas coisas, e eu era doido pra ter uma...

nem são a minha banda favorita de todos os tempos, mas como bem disse o amigo coveiro alessandro, emociona de lembrar isso até hoje...despertou a minha curiosidade pra muitas coisas na música.

tom said...

e ja q vcs citaram, meu primeiro grande show de rock foi o kiss no maraca. nem era fazao, mas quem nunca ouviu rockn roll all nite numa festa, mesmo sendo punk? ate pq, teve queen em sampa antes e nao tinha a menor chance de ir (dimenor e sem grana), entao foi uma forra (logo depois, tivemos van halen no maracazinho). alias, pouco antes de tudo o q falei aqui (ou mais ou menos na epoca), uma amiga wannabe de namorada me mostrou o news of the world do queen (o queen tinha muitos fas entre as garotas), q achei muito legal na epoca, sobretudo pelas letras e pelaquela capa estilo sci-fi, com um robo

iga_rio said...

Como disse antes tive que ficar em casa vendo meu irmão ir para o show com os amigos... lembro que na época vendeu umas camisas do Kiss na Mesbla em que tinha o nome da banda "blilhando" e virou uma febre aqui no rio...
Já o primeiro grande show em que fui aqui no Brasil foi mesmo o Rock in Rio II em 91.
Eu era adolescente nessa época e os anos de 90/91 foram fodas. Inicio da Mtv Brasil, Rock In Rio II, Fluminense FM, explosão do Grunge, Rio Fanzine aos domingos no Segundo Carderno :) bons tempos.. to ficando velho...rsrs
Depois que passei dos 30 fiquei meio saudoso. rsrs

Abraços,

Pedro said...

Minha irma mais velha sempre foi fan de musica, mas ela so escutava porcaria rss
Eu lembro que, aos 9 anos, por volta de 1991, liguei a televisao no canal 9 e vi o clipe de smells do nirvana.
Pensei comigo mesmo.."que musica bacana".
Pronto, como uma doenca, o virus foi instalado rss
Lembro que na epoca o guns era mega popular e meus amiguinhos da escola tinha ate um album de figurinhas com fotos das bandas de "hair metal".
Eu cheguei no refeitorio da escolinha em q estudava ( O golfinho haha) e falei q curtia nirvana.Eles quase me bateram...
---
Po Tom, eu nao cheguei aos 20 ?
Eu e Sandman somos a mesma pessoa.
So neste blog, eu ja comento a uns 6 anos
uhhuaha
(Tenho 26 anos)
-------
A magia se perdeu hj.Todos os adolescentes tem um mp3 player e , obviamente, eles precisam carregar algumas cancoes.
Nao tem mais aquela coisa, de comprar disco so pela capa(Jehtro Tull), ou passar numa lojinha e ser
encantado por uma musica.
Anos de ouro rss
-------
To ficando velho..

pedro said...

sou um pedro diferente desse ai de cima. alias, nem sou pedro p vc, p vc eu sou o zé. o primeiro disco q me marcou foi o disco "o samba poconé" do skank. eu não era muito ligado em rock quando era criança, demorou um pouco até eu escutar o "ziggy stardust" e o "london calling" para eu me apaixonar por música pop.

desde então foi uma paixão arrebatadora, que me levou a muita coisa legal e interessante.

pedro said...

o primeiro disco foi "o samba poconé", do skank. mas os discos que me fizeram pirar foram os discos dos beatles, do dylan.

eu me lembro que minha mãe tinha um monte de discos e cds, mas a unica coisa realmente decente que ela ouvia era pet shop boys...

RENATO BIAO said...

tbm sinto saudades dessa época do vinil, de curtir as capas... se vc pega uma capa de um disco das antigas do santana, de um grateful dead, ou mesmo de um led zep, por exemplo. ficava horas às vezes reparando nos detalhes, ouvindo o som...aquilo era arte mesmo.uma parte importante q se perdeu na ânsia da industria de vender menos por mais.

sem falar no som. é até covardia lembrar desse fato.

Alexandre said...

Essa é fácil. Passei a molequice ao som dos comunicadores da Rádio Globo, Roberto Carlos e Julio Iglesias. Tenho até inveja de quem tem pais que gostavam de Beatles ... Mas tudo mudou na minha vida quando ouvi Johnny Hit and Run Pauline do X. Foi no programa Mack Twist, Fluminense FM, numa manhã qualquer de 80 e pouco. Pronto, caiu o mundo, quase choro de emoção!

pacheco said...

não sei.. .cresci com beatles e mpb, mas acho que comecei a gostar mesmo de rock com Legião(meu pai tinha todos os discos) e deep purple. Só me apaixonei mesmo por uma banda quando eu ouvi titãs; virei fã, tenho todos os discos, ainda gosto, etc.

Com uns 13 anos eu redescobri os beatles e me apaixonei também =)

Lord Vader said...

Gostei mto desse topico , e parei pra ler com atenção cada comment porque é algo realmente relevante pra um coveiro. Como cresci numa casa musical (tinha violão , piano ,e meu pai tinha sido musico de estudio quando mais jovem , compositor amador e tal) ja tava imerso em musica desde cedo , mas foi com o estouro de vc não soube me amar que realmente fiquei fascinado pelas possibilidades do pop/rock e tudo que o cerca. Achava o evandro mesquita a essência do cool e as meninas da Blitz as minhas futuras esposas. A partir daí meus presentes de aniversário , natal , etc eram sempre discos , era até socio do clube dos discos na SEARS ,e o ponto alto de minha vida era ficar olhando , capa por capa , e escutando em fones , os discos que me despertavam a tenção , mas era impossivel ter tudo o que queria porque disco era caro. Mas foi o compacto maleável dos Smiths que saiu acho que na Bizz 01 , em 86/87 realmente me tocou profundamente (aos 12 anos!) , e me colocou no trilho do que viria a ser minha praia por mts anos. Só depois disso em retrospecto descobri a new wave , punk , beatles , etc , e fui aprendendo a dar nome aos bois. Mas vontade de tocar guitarra e montar banda só tive já aos 18 anos , no estouro do grunge , já tocava violão meia boca , mas descobri que com a guitarra podia fazer um esporro do caralho !! Acho que por causa do rock minha vida congelou nos 20 e poucos anos , e por mais que o tempo passe as pessoas sempre me dizem que tenho 25 anos , por causa das roupas e tal , mas acho que a cabeça da gente se mantem fresh porque o rock é um estilo de vida , independente do que se faça (eu sou Obstetra !! rsss) []s

tom said...

bacana esse seu "depoimento", vader. eu nem citei o rock brasil no meu post pq ele chegou depois no meu coração, embora eu tbm tenha curtido a blitz, gang 90, lobao e lulu santos (mocidade independente) de montao antes do estouro da new wave brazuca e do punk local (ate a hora aga eles eram as unicas opcoes que tinhamos de shows e discos naquela altura). eu tbm acho q congelei nos 25. é bom vc encontrar um amigo da epoca e ouvir a frase: vc nao mudou nada. e tudo isso sem uso de botox (rs). realmente, a musica é uma fonte da mocidad

iga_rio said...

Off-topic: nesse link vc descobre qual música tocou mais nas radios dos EUA no dia que vc nasceu, é só clicar no mês e em seguida no dia:

http://www.joshhosler.biz/NumberOneInHistory/SelectMonth.htm

tom said...

poize, sandman, o pedro menos 20 a qual me referi foi o pedro zé, pq, pra mim, vc é sempre sandman.

off off: alguem ai ta acompahando o lost baixado? vi hj cedo o final de temporada (episodio duplo) e, ao mesmo tempo em que uma porrada de respostaas foram finalmente reveladas (e morre mais gente), mais portas (e portais) se abrem pra ferrar com a gente. agora, só em janeiro!!!

Jaime said...

eu gostava muito de ouvir "as aventuras do manhoso". caraca, escutei esse disco quando moleque. abs

tom said...

manhoso é aquele de onde a vaca vai? ele tinha milhares de musicas com duplo sentido e continua na ativa

Jaime said...

miltom, não sei se o referido fonograma faz parte do repertório de manhoso. no entanto, tal canção não é de minha predileção dentre os temas do renomado artista. abs
PS: samba poconé? vagabundo só pode 'tar de sacanagem!

Tiago Velasco said...

Eu citei o Guns pq foi quando eu realmente fiquei amarradão em música, mas, antes, eu já ouvia de tudo em casa. Pai que curte rock (foi no show do elvis, stones anos 70 e Bowie idem...)e mãe que gosta de MPB.
Lembro que meu primeiro show foi da Blitz, no Canecão, provavelmente eu tinha uns 4 ou 5 anos. Depois, fui ver titãs, poison e aerosmith no HR. Mas o grande lace foi, sem dúvida, os Stones no Maraca. A vida mudou por completo.

iga_rio said...

Tom, to aconpanhado lost sim... baixei e vi ontem esse último episodio ontem. para mim esse final da quarta temporada foi o melhor da série.

tom said...

outro off: este ano ta fazendo 30 anos que keith moon, o baterista original do the who, morreu. o conheci praticamente no ano de sua morte, qndo vi o filme da opera rock tommy (ele fazia o taradao uncle ernie). lembrei pq acabei de ver um show do who na ilha de wight, no qual eles tocam trechos de tommy, ainda com moon nas baquetas, e, no final, aparece um lembrete da data com a cara alucinada do lunatico...

pacheco said...

samba poconé é muito bom.. não entendi o comentário do jaime!

PEDRO BAMBAATAA said...

bem cheguei agora da barra, choveu muito lá... e vi o tópico...

realmente acho que sou o mais velho faço 45 anos agora em junho...

minha relação com a musica começou pelo rock, pois com 9 anos fui morar em brasilia, onde fiquei por 5 anos... quando sai de lá a onda do rock brasil não tinha surgido, mas soube depois que o renato morava na quadra em frente minha...

lá tive muito contato a musica pop estrangeira, pois os filhos de deputados e func publicos só ouviam rock e fumavam maconha e
minha empregada comprava os compactos do Elton John, e foi
aí e ouvi a primeira musica que me fascinou "skylab pigeon" e STEVE WONDER com "superticion"...

mas meu primeiro disco de rock mesmo fui "ovelha negra" da RITA LEE, em 1976...

quando voltei so rio, em meio a onda disco, fui enfeitiçado por
"we are the champions" do QUEEN, e comprei com minha mesada "NEWS OF THE WORLD", que a contrario da midia, considero o melhor disco do QUEEN...

na escola so amigos "progressa" só gostavam de pink floyd e yes, e fui tomado pela furia do AC/DC, quado escutei o seu LP ao vivo "if want blood, you got it", fica no quarto, todos os sabados a noite, ouvindo "for those about rock"...

por fim, tinha um amigo no colegio marista são josé, o "CLAUDIO RUSH", o cara era fanático, pois pintava a palavra rush em tudo que era roupa dele, que me falava muito do RUSH, e aí na semana que JOHN LENON, morreu e houve uma grande comoção, eu estava comprando "moving pictures" do RUSH, que tinha "tom sawyer" dai em diante virei fan da banda e comprei quase dos lps da banda...

e em 1982, com a criação da FLU, pude ter acesso a cenário pos punk, e quando ouvi "i don't woe anything", pensei: "que linha de guitarra tão simples e tão linda"... dai em diante sepultei o som pesado e abri minha cabeça para as coisas novas... agora MPB nunca escutei...

desculpe o textão... abraços!!

PEDRO BAMBAATAA said...

erratas: no meu comentário anterior, digitei errado o título da música "i don't owe you anything" e a banda era o The Smiths

ha tom, sobre este dvd do who que vc viu eu já tinha comentado aqui...
é impressionante, como o "madman", apelido do keith moon, usava a bateria...
indico tb da séria "classic albuns", o dvd sobre o clássico, disco, who "who next", que eu classifico como o canto do cisne do "movimento hippie'. Neste dvd
vc entende o como keith moon usava as baquetas e pq o cara era a alma da banda...

abraços!!

pedro said...

o melhor dvd sobre o the who é com certeza o "the kids are alright". eu sou um fãzaço do the who, são minha banda preferida, e eu posso dizer que a retrospectiva da carreira deles é muito bem feita nesse filme. sem falar que tem performances ao vivo excelentes e uma entrevista c o madman em pessoa sendo chicoteado numa loja de s&m.

Fernanda said...

RICARDO

O meu despertar foi muito claro: The Real Thing, do Faith No More.

depois de ouvir o vinil, ver o show do rock in rio (abriram pro guns e destruiram axl e cia) e ver os clipes na mtv, joguei vários vinis no lixo mesmo (tava tão puto com meu mau gosto que nem pensei em vender, porque o lugar de roxete, aha, erasure e outras merdas que eu achava razoáveis era no latão).

aí comecei e ler sobre música e correr atrás de coisas parecidas e o primeiro cd q comprei foi o mothers milk, do red hot. piração total e me converti imediatamente em um obsecado por música.

hj em dia meu gosto é bem mais aberto, mas raramente sinto emoção parecida com o que sentia com as descobertas no início dos 90 (urban dance squad, jane´s adicition, nirvana, white zombie, helmet, smashing pumpkins e também o hardcore mais antigo, bad brains, black flag, dead kennedies, ratos, minor threat, suicidal).

acho meio dificil da geração mp3 se enmocionar muito com música hoje. é tudo de muito fácil acesso e numa velocidade absurda. a galera tá meio blasé e fria. tanto faz se o disco novo de tal banda é uma merda, porque amanhã tem outro pra baixar de uma banda nova.

aquela corrida pra importadora preferida com a grana contada no bolso pra comprar o disco novo da banda querida é inesquecível.

tom said...

off: bo diddley, o pioneiro guitarrista negro americano que influenciou no jeito de tocar ate do jesus & mary chain, morreu hoje, aos 79 anos, de ataque cardiaco, em casa, na florida. tive a chance de ve-lo ao vivo tocando sua guitarra quadrada num free jazz fest, ha varios anos. agora, so nos resta o chuck berry, q ta vindo ai de novo este mes

Atlantic said...

"Did you ever go to sleep with Bo Derek and wake up with Bo Diddley?"
(Buggley Eyes, do NOFX)

Francisco said...

Standing on a Beach - The Cure

Alessandro said...

E agora esta paradas das cinzas roubadas do Kurt Cobain?

A Courtney guardava um punhado das cinzas do KC dentro de uma bolsa rosa em forma de urso!!!

"Belo" fim do deste imbecil que podia ter se tornado um gênio!

Por isso sou fã declarado de Pete Townshend do The Who! O cara tinha tudo para meter uma bala na cabeça, mas preferiu lutar do que a covardia do suicídio!!!

iga_rio said...

Off: Tom vai ter Muse final de julho no viva Rio ?? é certo ? boatos rolam.

Abraços,

Felipe Passarelli said...

Antes tarde do que nunca:

Também comecei com o pré-grunge, Guns 'N Roses, que na época do Rock in Rio II era a super novidade da época. Skid Row, REM e Extreme Tb.

Depois pela MTV a safra de Seattle, os big four Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.

Gostava tb de coisas pop e eletrônica, Information society certamente foi minha grande influência pra musica eletrônica hoje em dia, e musicas soltas do depeche mode.

Dance music tipo Snap, haddaway, Trinere, Stevie B tb marcaram minha adolescência, adorava funk melody, miami bass, ia sempre no baile funk do tijuca tenis club.

Aí passei pro metal, Iron Maiden, Angra, Halloween, Sepultura, Metallica, RATM.

Nacional Raimundos, Planet Hemp, Skank, Pato Fu.

Dai morreu a radio cidade ou ja não era tão rock, veio a internet e na sequencia o Napster.

A partir daí já comecei a aceitar e conhecer coisas muito inacessíveis como Animal Collective, pra mim uma das melhores bandas do mundo.

Pink Floyd e Beatles comecei a ouvir depois dos 20, ouvindo e comparando sempre a cria e a criatura...

OFF:

Parece que Muse vai tocar dia 30 aqui, 31 em São Paulo e dia 2 em Brasília

Bem said...

Feira Internacional do Fanzine

Realizada, habitualmente, na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro, Cacilhas, Almada, Portugal, tem como objectivos: o apoio, a dinamização e divulgação dos fanzinistas do Concelho, a dinamização de um espaço de encontros e permutas em torno dos fanzines e dar visibilidade a estas publicações.

Este ano, irá acontecer a IX Edição da Feira Internacional do Fanzine, de 7 a 15 de Novembro de 2008, na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro.

e-mail: fanzine2008@gmail.com

myspace: http://www.myspace.com/fanzine2008

fonte: Nina Flores - http://www.ninaflores.net/fanzine.htm

Bem said...

Acho que comigo foi quando começaram a surgir bandas de rock nos anos 80. Por incrível que pareça eu só fui ouvir rock por causa da Transamérica FM.

Depois, através de amigos descobri a Fluminense FM e fiquei "de cara" com um mundo de sons diferentes como REM, Siouuxsie e em uma belo dia, ao voltar da escola, ouvi meia hora direto de Ramones no rádio!

Bem said...

Acho que o que despertou meu gosto mesmo foi o primeiro do Violeta de Outono. Era psicodélico baixos teores, mas achava a letra tão abstrata e viajante que marcou época em mim e meus amigos...

Selma said...

Hmmmm, começaram a falar de idade....Melhor abafar o caso rsrsrs mas lembro q, depois da Rádio Mundial, aquele Big Boy todo e talz, ganhei um LP dos Archies e "Sugar Sugar"virou um hit pra mim! Depois foi a Eldo Pop e muito rock progressivo: Rick Wakeman, o Dark Side do Pink Floyd....e daí pros Van Halen, Uriah Heep e Deep Purple da minha irmã mais velha foi um pulo! Depois, veio o rádio, os anos 80s, ....bem, é isso. Altoids? Siiiim! Sonia Boiron me 'aplicou'...nas latinhas eh eh eh Abs, ó, grande Leão, venerável blogger\O/

tom said...

fala, selma! como vai tua mana? bom, o jools holland rola de duas formas na tv paga: os programs mais antigos passam toda sexta, as 23h, no canal film & arts (tinha na directv, mas qndo virou sky, acabou, agora só rola na tva). ou, eventualmente, quando tem leva de programas novos, no hbo plus. esse vc pega na sky, net e tva, basta ficar de olho na programação.

leila said...

eu era bem criança, uns 4 anos, andava por uma rua calminha de Vila Isabel, passei por uma casa de frente pra rua e da janela saiu um grito Wop-bop-a-loom-a-blop-bam-boom. Cara, foi um frio no estomago, a perna bambeou e eu nem sabia que era aquilo meu primeiro amor, little richard

NA CIDADE

NATAL NA ÁREA:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 08 - B.Negão Bota Som / BaianaSystem 09 - Far From Alaska / Scalene 10 – Scracho / Gabriel Elias 11 - Estreia do Documentário "Nosso Sagrado": Debate + Roda de Samba (Kebajê, Andreia Caffé, Rogério Família) 15 - Snarky Puppy (EUA) 16 e 17 - Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso 21 - Samba Iaiá: Pretinho da Serrinha - Participação: Mariana Aydar, Mariene de Castro, João Bosco 22 - Festa Mistério do Planeta / Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho, Felipe Ventura): Homenagem ao Secos & Molhados / Pepeu Gomes - Participação: Baby do Brasil & Pedro Baby 23 - Amigos da Onça: Onçaspectiva 2017 28 – Forróçacana 29 – 1Kilo

Fundição Progresso 08 - Arcade Fire (CAN) / Bomba Estéreo (COL) 09 - Racionais MCs / Choice MC / BK / Ghetto Brothers 16 - Gal Costa & Gilberto Gil & Nando Reis: Trinca de Ases

Teatro Rival 06 – Ricardo Brito Talk Show: Leoni, Ruy Faria, Gilson Peranzzetta 07 – Steve Rothery Band (ING) 08 – Ana Costa & Carrapicho Rangel 09 – Tia Surica: Homenagem a Clara Nunes 14 – Jota Maranhão & Altay Veloso 16 – Ordinarius 20 – Rival Rebolado: Edição de Natal 22 - Edu Falaschi: Rebirth of Shadows Tour - Parte 2 28 – Claudio Lins 30 - Jay Vaquer

Teatro Riachuelo 12 – Elba Ramalho 13 - Luiza Possi: Tributo a Michael Jackson 19 - Baby do Brasil

Vivo Rio 14 – Carminho (POR) Canta Tom Jobim 16 – Milton Nascimento & Tiago Iorc 29 – Pabllo Vittar

Memorial Getúlio Vargas (Glória) 08 – Grupo Vocal Pé na Rua 14 – Quintas Acústicas: Alexandre Marzullo 17 – Grupo Vocal Zanzibar Casa Julieta de Serpa (Flamengo) 03 - Paris Jazz & Blues: Marcio Ciribelli 10 - Paris Jazz & Blues: Tunai & Wagner Tiso

Etnohaus (Botafogo) 07 – Paulo Sartori & Johanna Amaya 08 – Laura Lagub 10 – Janna Linhares 15 – Caio Castelo 16 – Filtra / Comodoro 21 - Ivo Senra & Lúcio Vieira: ECO Botto Bar (Botafogo) 05 e 12 – Toni Platão 07 – Zabumba Atômica 08 – Chris Crochemore

Audio Rebel 09 - Macabea 10 - Herzegovina / Ballet Clandestino (SP) / Gangue Morcego 15 - BacaFest: Mauk & Os Cadillacs Malditos / AlBaca / Two Step Flow 16 - Illy 18 - Melvin & Os Inoxidáveis / Homobono / Mamute Flutuante 20 - Lourenço Vasconcellos Vibrafone Trio Solar de Botafogo 08 - Whipallas / Fleeting Circus 09 - Les DeuxLuxes (CAN) 10 – Sophia Abrão 12 – Júlia 16 – Lado Alado

Sala Baden Powell 06 - Adriana 15 - Wanda Sá & Quarteto do Rio Theatro Net Rio 05 - Zélia Duncan & Jaques Morelenbaum 12 – Joyce Cândido 13 – Ziza Fernandes

Casa de Cultura Laura Alvim 07 - Natália Garcez: Tali! 05 - Lucas Santtana 10 – Lan Lanh 12 - Dois Reis 16 – FestLip Show: Joss Dee (ANG) / DJ Lili Prohmann 19 - Ayrton Montarroyos Teatro Ipanema 05 - Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho, Felipe Ventura): Homenagem ao Secos & Molhados 09 - Fernanda Gonzaga 12 – Arto Lindsay & Jonas Sá & Thiago Nassif 15 - Do Amor & Rubinho Jacobina 19 - Lancellottis - Ivor & Domenico & Alvaro 21 - Baleia

Blue Note 07 – Orquestra Atlântica Convida Ricardo Silveira 08 - Stefano Bollani Quinteto 09 – A Cor do Som (20h) 09 - Zé da Velha & Silvério Pontes (22h30) 11 - Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz 12 - Bianca Gismonti Trio: Gismonti 70 - Participação: Jane Duboc & Jaques Morelenbaum 13 - Alma Thomas: Homenagem a Nina Simone – Participação: Ellen Oléria 14 – Airto Moreira 15 – Jesuton 15 - Leila Maria: Homenagem a Billie Holiday 16 - Raul Mascarenhas 18 - Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz 19 - Tributo a Luiz Melodia: Ana Bispo, Chico Chico, Claudia Amorim, Doralyce, Duda Brack, João Mantuano, Katia Jorgensen, Maíra Freitas, Mari Blue, Mihay, Taís Feijão, Tyaro Maia, Vandro Augusto 20 - Mauricio Einhorn & Nelson Faria 21 – Orquestra Atlântica Convida Vitor Santos 22 e 23 – Carlinhos Brown 26 e 27 – Toquinho 30 - Bossacucanova & Roberto Menescal

KM de Vantagens Hall 06 – The Wailers / Ponto de Equilíbrio 08 – Maria Bethânia 09 – Zé Ramalho 16 – Raça Negra Rio Arena 15 - Deep Purple / Cheap Trick / Tesla

III Barra Blues Festival Área de Eventos do Rio 2 Shopping – Barra da Tijuca 15 – Sergio Diab / Projeto Soul Jazz / Alamo Leal & Blues Groovers 16 – RJ Café / UniJazz Orquestra / The Blue Fever / Sérgio Rocha 17 – West Side Blues / Corcel Mágico / State of Blues / Victor Biglione Trio

Engenhão 09 - Festival de Tatuagem: Pedras Pilotáveis / Filtro Vermelho / Nove Zero Nove / Filipe Ret 10 - Festival de Tatuagem: Eu Amo Baile Charme / We Are The Revenge / Kanon 23 - Eu Amo Baile Funk: Stevie B / MC Cacau / Willian & Duda / Danda & Tafarel / Coiote & Raposão / DJ Cidinho / DJ Grandmaster Rafael

Imperator 06 – Quartas Brasileiras: Leny Andrade: Homenagem a Emílio Santiago 09 – Terraço: Leão Etíope do Méier + Junta Local: Junu / DJs Rajão e Bruno Negrão 09 – Detonautas / Drenna / Folks 10 – Baile Black Bom: Banda Consciência Tranquila / DJ Flash 12 – Terraço: Jazz Pras Sete: ((TRIO)) 13 – Terraço: Forró Lanalaje: Conterrâneos 13 – Márcio Gomes 14 – Samba do Imperator: Grupo Arruda, Nelson Sargento, André Mata 17 - Beach Combers / Arte no Escuro / Cólera / Gangrena Gasosa

Planet Music 09 - Maieuttica / Involuntarium / Colwire (SP) / No Trauma / Quantum 17 - Festival Irmandade Underground: Go! Victory / A Marcha das Árvores / Eu, Você e um Oceano / Faithless / Inner Flow / Santaria / Arena Centro de Referência da Música (Tijuca) 07 - Jeff Gardner: Homenagem a Johnny Alf 08 - Trem Vocal 09 - Júlia Vargas 10 - Equale: Homenagem a Dorival Caymmi 12 - Sarau dos Sambistas 14 - Eduardo Ponti

Bar dos Descasados (Santa Teresa) 07 – Ed Motta 14 – Toni Garrido 21 – Sandra de Sá

Aparelho (Centro) 07 - Ricardo Dias Gomes / Joana Queiroz 09 - Anjos de Vidro / Mara Rúbia 11 - Michel Temer Trio / Test (SP) 14 - Winter (EUA) / My Magical Glowing Lens (ES) 16 - LoveJoy / Ênio Berlota & A Nóia Coletivo Machina (Centro) 07 - Astro Venga / Lunares 09 - Test (SP) / Entropiah (ESP) / Jessica Worms / Sorry For All (SP) 14 - Blastfemme / Lâmmia 15 - Tailten / Punching Namard 23 - LoveJoy / Cidade Chumbo Motim (Centro) 08 - Talude / Chico de Barro / SLVDR 09 - Rawph / Warmest Winter / Lacerda 10 - Quasar / Eliminadorzinho / gorduratrans 16 - Desgraça / Yukio

CCBB 09 - Orquestra Bom Me Quer Paquetá e Corais da Escola de Música Villa-Lobos 15 - Nilze Carvalho 16 - Farra dos Brinquedos 16 - Madrugada no Centro: Rico Dalasam / Minha Luz é de Led 17 - Folia de Reis Céu na Terra BNDES 06 - Vicente Paschoal 07 - Alaíde Costa Convida Turíbio Santos 13 - Paulo Bellinati & Cristina Azuma 14 – Guinga

Festival Wine Jazz, Bossa & Blues Inverso Restaurante (Jockey Clube) 06 - Maurício Einhorn & Jefferson Gonçalves & Gabriel Grossi 07 - Azymuth 08 - Wagner Tiso & Victor Biglione

Festival Novas Frequências 06 – Audio Rebel: Louis Laurain (FRA) / Luisa Lemgruber & Gabriela Mureb & Sanannda Acácia 07 – Oi Futuro Flamengo (16h): Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner: Magnetoceptia (performance sonora) 07 – Lagoa Rodrigo de Freitas (17h): Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner: Magnetoceptia (performance sonora) 07 – Audio Rebel: Jeremy Gara (CAN) / Flores Feias 08 – Igreja do Carmo (Lapa): William Basinski / Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner 09 – Parque Lage: Chelpa Ferro: Acusma para Crianças 09 – MAM: 09 - Nicolas Field & Pontogor: To The Bone (performance sonora) 09 – Local não divulgado: Festa O/NDA: Acid Arab (FRA) / Aïsha Devi (SUI) / Carrot Green / Stellar OM Source (FR) / grassmass apresenta: Coisas - a synth tribute to Moacir Santos / Deo’Jorge 10 – Sala Mário Tavares (Centro): Chelplexx (Chelpa Ferro + Duplexx) / ensemBle baBel plays Christian Marclay (CH)

Íris Festival (Rio City Lab / Santo Cristo) 27 - Roberta Nistra / Sambanosso / DJ MAM & Sotaque Carregado / Agytoê 28 - Beach Combers / Bloco Cru / Bloco Toca Raul 29 - New Kids on The Bloco / Bloco Fogo & Paixão / DJ Sany Pitbull

Circuito SESC 07 – Tijuca: Zé Bigode - Participação: Thiago El Niño 09 - Duque de Caxias: Sotaque do Nordeste 09 - Nova Iguaçu: Expresso Santiago 10 - Madureira: Carlos Dafé 10 – Engenho de Dentro: Zé Bigode - Participação: Thiago El Niño 10 - São Gonçalo: Dorina 12 - SESC Ginástico: Frejat 16 - Niterói: Sotaque do Nordeste 16 - Nova Iguaçu: Leoni 17 - Nova Iguaçu: Dorina 17 - São Gonçalo: Sotaque do Nordeste

MIXXX: 7 - Laura Lagub - Participação: Marcela Mangabeira – Teatro Café Pequeno 07 - Cidade Negra – Shopping Village Mall 07 - Mari Blue - Participação: Duda Brack, Mihay, Zé Ibarra – Rock Experience / Lapa 07 - Hare Festival Psicodélico: Eletrotupiniquim – Hareburguer Leblon 08 - Camila Costa & Rubinho Jacobina – Casa Igba / Santa Teresa 08 - Banda Nós 3 – Teatro Ziembinski 08 - 1º Cortejo Pré-Carnaval Maracatu Baque Mulher – Casa Nem / Lapa – Indo até a FEBARJ 08 - Ensaio Aberto do Bloco Planta na Mente – Largo dos Arcos da Lapa 08 - IZA / MC Sabrina / Drik Barbosa / Filhas de Bamba / DJ Ingrid Nepomuceno – Unidos da Villa Rica / Copacabana 08 - BudxRio: Manie Gang / TechnoBrass – Bar do Nanam / Praça Tiradentes 09 - Festival Hippie Punk Beatnik: Ventura / Igor Anti-Projeto / Ramyrez 77 / Mau Presságio / Atentado 70 / AMEOPOEMA – Centro Cultural Toca Raul – Duque de Caxias 09 - Festival Trama: Luíza Boê / Kosmo Coletivo Urbano / Jamelão Sound System / DJ Eloy Vergara – Malha / São Cristóvão 09 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thiller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson – Theatro Municipal 09 – Arthus Fochi Trio – Parque das Ruínas / Santa Teresa 09 - Festival Rock no Parque: Espinoza / Lenhadores – Arena Dicró / Penha 09 - Quasar / Chico de Barro / Eliminadorzinho – PEGA / Duque de Caxias 09 - AtitudExtrema / Tereza Bicuda / Universo Inverso – Arena Renato Russo / Ilha do Governador 09 - Luísa Lacerda & Carlos Chaves – Casa de Esquina / Grajaú 09 - Braza – Lona Carlos Zéfiro / Anchieta 09 - Contando Bicicletas – Estúdio Fórum 09 - CharmeBloco - Praça Marechal Âncora / Praça XV 10 - Festival Hippie Punk Beatnik: Fanfarra Locomotiva da Baixada – Centro Cultural Toca Raul / Duque de Caxias 10 - Letrux (pocket show) – Ahlma / Leblon 10 - Headbanger Fest: Nervosa / Siriun / Vorgok – La Esquina / Lapa 10 – Rio Na Rua: Melim - Posto 8 / Leblon 10 - Bloco Cru - A Volta! - Parque dos Patins / Lagoa 12 - Noite Faro: Castello Branco – FM Hall 12 - Festival Realmente Som: Sinara – Ganjah Lapa 13 - Roda de Samba do Fundo de Quintal - Participação: Maria Rita & Sombrinha – Cacique de Ramos 13 - Mario Adnet & Paulo Jobim: Jobim Sinfônico – Sala Cecília Meireles 13 e 14 - Mariene de Castro & Almério (POR) – Teatro XP Investimentos / Lapa 14 - Funarte Plural: Alvaro Lancellotti – Teatro Glauce Rocha / Centro 15 - Varanda Suspensa: Fausto Fawcett & Omulu – Parque Lage 15 - Tavinho Paes - Lançamento do livro "Bob Dylan - A Liberdade que Canta": Arnaldo Brandão, Fred Nascimento, Cash Crash, Marcela Sperandio & Cecilia Spyer, Bayard Tonelli – Estúdio Hanói / Botafogo 15 - Duda Brack & Rodrigo Garcia – Ganjah Lapa 15 - Guilherme Arantes – Teatro Oi Casa Grande 15 - Laboratório do Éter – La Carmelita / Lapa 16 - Raf F. Guimarães / AlBaca / Two Step Flow – Estúdio Hanói / Botafogo 16 - Braza - Lona Jacob do Bandolim / Jacarepaguá 16 - Two Step Flow / Força & Honra / Blind Freedom / Gambrinus 74 – Praça do Pinheiro / Jacarepaguá 16 - Alcione - Participação: Maria Bethânia & Bateria da Mangueira – Ribalta / Barra da Tijuca 17 - Festival Boca do Rock: Diabo Verde / Nove Zero Nove / We Are The Revenge – Lira de Ouro / Duque de Caxias 17 - Taurus / Nervochaos / Coldblood / Velho – La Esquina / Lapa 17 - Matanza / Diplomatas – Lona Jacob do Bandolim / Jacarepaguá 17 - Festival Arena Alternatiba 2: Dwo / Alter / Indivíduo K / Altopo – Arena Chacrinha / Pedra de Guaratiba 22 - O Último Baile do Bené: Flora Matos / MC Marcinho – Viaduto de Madureira 27 - George Israel - Baretto Londra / Fasano 30 - Pré-Reveillon POPline: IZA - Espaço Sacadura / Saúde

Vila Encantada de Natal, que chega ao Rio a partir de 8/12 (6af), nas cidades de: Caxias (8/12, 6af); Itaboraí (9/12, sáb); São Gonçalo (10/12, dom); Casimiro de Abreu (15/12, 6af); Rio das Ostras (16/12, sáb) e São Pedro da Aldeia (17/12, dom). A caravana itinerante chega na cidade com uma carreta-palco imensa, a equipe realiza uma oficina de enfeites natalinos com a população, enfeitam - com o que produziram - a praça onde acontecerá a apresentação de cinema e teatro ao ar live, todos com a temática lúdica e afetuosa do Natal. ______________________________

A SÉTIMA edição da Mostra de Cinema Polonês, acontece de quarta-feira dia 6 a 11 de dezembro no CCBB de São Paulo após passar pelo Rio e Brasília. Com curadoria da historiadora de arte Ewa Zukrowska (polonesa residente em SP), o evento presta homenagem ao diretor e roteirista Juliusz Machukski, aclamado como o "rei da comédia" pelos críticos de seu país e exibe sete de seus filmes. Entre os títulos inéditos no país tem "Sexmissão", que quando estreou em 1983 levou 12 milhões de poloneses ao cinema.

FEIRA RETOKE: uma ótima oportunidade para as compras de Natal, com três edições em dezembro, a partir deste primeiro fim de semana do mês de dezembro, neste sábado, 2/12, na Lapa. As outras edições da feira colaborativa, que reúne moda, decoração, arte, gastronomia, saúde, beleza e novas tendências do Rio, acontecem na Barra, dia 9/12 e, na Tijuca, nos dias 15, 16 e 17/12.

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro/rj apresenta Mostra de Cinema Leila Diniz Em comemoração aos 15 anos da escola e a inauguração da Sala de Dramaturgia Leila Diniz   Entrada franca ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO Sala de Dramaturgia Leila Diniz Rua da Alfândega, 5 – Centro - Rio de Janeiro

Entre os dias 13 e 18 de dezembro, acontecerá a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA - no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. O evento é realizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina que, desde 2004, se dedica a exibir longas, médias e curtas-metragens dirigidos por mulheres e/ou com temática feminina.

Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne a diversidade da produção nacional no CineSesc/SP e abre exposição: “Ozualdo Candeias, Fotografias” - 07/12/2017 O CineSesc realiza a 18ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro durante todo o mês de dezembro (de 07/12 a 03/01/2018). Nesta edição, a curadoria foi realizada pela montadora de cinema Cristina Amaral, do crítico de cinema Chico Fireman e a equipe do CineSesc. Foi selecionado o total de 55 filmes, sendo 26 longas-metragens de ficção, 24 documentários e cinco curtas- entre os 141 filmes lançados no período. Na abertura da 18ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro será exibida a cópia restaurada do filme A Margem, de Ozualdo Candeias, e exposição:

“IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR“ exibirá 30 filmes, entre curtas, médias e longas, e promoverá debate e masterclass de 30 de novembro a 13 de dezembro na Caixa Belas Artes, em São Paulo. A mostra tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

CIRQUE DU SOLEIL CHEGA AO RIO DE JANEIRO COM ESPETÁCULO INÉDITO, NO PARQUE OLIMPICO Após temporada de sucesso em São Paulo, AMALUNA estreia no Rio de Janeiro dia 28 de dezembro
ARCADE FIRE NA FUNDIÇÃO: A BANDA CANADENSE ARCADE FIRE SE APRESNTA NO DIA 08/12 (SEXTA) NA FUNDIÇÃO PROGRESSO, COM SHOW DA TURNE 'INFINITE CONTENT'. NO SÁBADO, 09, SE APESNTA NA ARENA ANEHMEBI/SP. NO RIO, O SHOW TEM ABERTURA DA BOMBA STEREO.

SNARKY PUPPY A BANDA DE MODERN JAZZ SE APRESENTA 15/12, NO CIRCO VOADOR ABERTURA: Pandeiro Repique Duo com part. Carlos Malta e Gabriel Grossi

A Bela da Tarde, longa de Luis Buñuel Clássico de Luis Buñuel retorna ao cinema com distribuição da Zeta Filmes, em Cópia Restaurada – Estreia dia 07/12/2017 - 50 anos!

SOLID ROCK: a participação da banda Lynyrd Skynyrd no Solid Rock (Curitiba, Pedreira Paulo Leminski, dia 12/12; São Paulo, Allianz Parque, dia 13/13; e Rio de Janeiro, Jeunesse Arena, dia 15/12) acaba de ser CANCELADA por motivos pessoais da banda. No lugar, Cheap Trick será a banda que fará parte do lineup, junto do Deep Purple e Tesla. Mais informações sobre devolução de ingressos serão divulgadas em breve.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers