Pular para o conteúdo principal

Cosplay e coasmina

Já me chamaram duas vzs pra ser jurado de concurso de cosplay, mas nas duas nao deu pq eu tava trabalhando nos domingos. Agora, nao hesitei em aceitar a oferta de ser jurado do cosplay da mostra de anime e mangá do oi futuro, que foi neste domingo. Pra começar, a galera da oi nao devia ter acreditado na força da parada. Tanto que só programaram pra um dia, mas tiveram que começar no sábado, pela demanda. Quando cheguei la, por volta das 15h, a estreita rua dois de dezembro tava intransitavel, ninguem entrava mais no predio (tiveram que me buscar com segurança) e do lado de fora uma fila imensa ia quase ate a praia do flamengo. O produtor disse que ja tinham contabilizado mais de tres mil pessoas, sendo que uma galera chegou cedo, antes da parada abrir, as 8 da manhã! vale lembrar que no lugar os eventos são gratuitos.

O lance em si é um divertido festival de bizarrices e humor, quase um desfile carnavalesco trash, com as pessoas empenhadas em representar da melhor maneira possivel o seu personagem favorito de anime e manga (existem outros eventos que aceitam personagens de outros universos, com um só para princesas disney, por exemplo). alem de desfilar o modelito, na segunda parte rola uma encenação, com direito a fala e atuação sincronizada com áudio. O concurso daqui tava meio pobre, se comparado com os grandes que acontecem em sao paulo (e levam o vencedor até a mundial no japão), mas pela disposição da galera da pra ver que, com mais incentivo e eventos do genero, a parada vai longe. Publico, pelo visto, é o que não falta. Só faltou a rainha popota :-)

E eles se divertiram a valer, seja chamando alguns concorrentes de gay, uma menina mais gordinha de Willy (aliás, foi esta que ganhou, vestida de Sailor Moon, otima sincronia e empenho em fazer o tipo) e tentando achar defeito nas roupas e atuações de alguma forma. O que deixava os concorrentes mais nervosos no palco. Nos intervalos, um hors concours vestido de seu Madruga do chaves arrancou gargalhadas gerais com suas falas e danças malucas. Enquanto isso, os saloes futuristas do lugar abrigavam mostras de animes em videos, mangás estavam a disposição e outros objetos ligados a cultura pop japonesa em exibição. Pelo visto, em breve teremos outro evento desse mais caprichado por lá.

Comentários

  1. acho o oi futuro um lugar bacana demais, mas so soube disso ontem mesmo à noite, por acaso, num anúncio, quando estava andando em frente à pça gen. osorio... acho que nao foi divulgado.

    ResponderExcluir
  2. bobeda, se quase sem divulgação (tinha uns cartazes em alguns pontos de onibus) encheu do modo como eu conto no post, imagine se divulgassem? ia ter tumulto. mas acho que eles farao outro ja ja, pq esse deu muito certo, mesmo tendo sido feito em cima da hora (conheço o produtor, e ele começou a planejar a parada ha apenas duas semanas, pq pediram em cima)

    ResponderExcluir
  3. eu, assim que soube do evento, na semana retrasada, me programei todo para ir e até mesmo no sábado qdo soube que o negócio já estava bombando. mas ontem bateu aquela preguiça dominical ... rsrs

    ResponderExcluir
  4. sou desenhista e adoro desenho japones...

    vi muito, akira, um longa da que passou na band, que tinha sexo e tal, e já fui fissurado em DRAGON BALL Z... gostava tb muito de um que passava no cartoon, que era sobre um esquadrão de policia, que manipulavam robos gigantes tipo tranformers... esqueci o nome....

    se eu soubesse teria ido...

    OFF TOPIC: porra não aguentei estou traduzindo a letra de "time do pretend", para dar uma visualizada no contexto todo... não fazia isso desde da época de "eighties" do KILLING JOKE.. rs...

    ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
  5. Para ir alem do mangá/yakisoba:


    NO CCBB

    Mostra em comemoração ao centenário da imigração japonesa para o Brasil, apresentando a cultura nipônica em quase todas as suas manifestações artísticas e culturais, desde os seus aspectos tradicionais até nossos dias. Será composta de cerca de 300 peças entre cerâmicas, pipas, vestuário, telas, ikebanas, cartazes de animês, armaduras de samurai, espadas e outros objetos.

    leia mais no site do CCBB

    ResponderExcluir
  6. boa dica, bem. mas o que mais me impressionou no concurso foi o empenho da galera em fazer as roupas, mesmo com poucos recursos. teve gente que improvisou em cima de roupas e calçados normais, outros mandaram fazer em costureira, outros fizeram uma especie de customização, com peças cobrindo partes de roupas e calçados normais, e tinha gente de todo tipo de sexo, idade, raça, tipo fisico, sem um padrao dominante

    ResponderExcluir
  7. Parece que esse lance de cosplay já está bem estabelecido de uma forma bem underground. Esses fanáticos por desenhos animados e quadrinhos japoneses cresceram sem visualização na mídia, estabeleceram suas redes sociais e agora foram "descobertos".

    Logo esses cool hunters vão copiar a estética e em breve a Gloria Perez vai colocar um cosplayer em uma de suas novelas..

    ResponderExcluir
  8. a gente ja fala disso (cultura pop japonesa, anime, manga etc) ha pelo menos uns 15 anos no rio fanzine, e nos ultimos cinco a parada do cosplay se intensificou. isso tudo ja vazou na moda e nas artes de modo geral, mas, sim, falta so um pouquinho para que virem objeto de escarnio em novela, como ja fizeram com os goticos e os clubbers. ou, quem sabe, em breve termos concurso de cosplay bancado por alguma megaempresa

    ResponderExcluir
  9. off: alguns nomes ja confirmados para o skol beats deste ano, que rola dia 27 de setembro, em sp:
    JUSTICE
    DIGITALISM
    2MANYDJS
    DILLINJA
    MAKOTO
    PENDULUM
    FERGIE (DJ UK)
    ARMIN VAN BUUREN

    ResponderExcluir
  10. na verdade, faltou dizer, dessa lista, que tem ao total 14 nomes, sairao apenas sete, que serao votados pelo publico no site do skol beats. entao, vamos la dar um gas no justice e digitalism, pq alguns da lista geral ja vieram aqui trocentas vezes, certo?

    ResponderExcluir
  11. e a lista do tim, caso nao role nenhuma mudança, será:

    amy winehouse (?), mika, leonard cohen, mgmt, santogold, klaxons, ryan adams (???), the gossip, gogol bordello, beirut, marcelo camelo, esperanza spalding.

    nada de portishead, radiohead ou air, como esperamos há anos...

    ResponderExcluir
  12. O (?) depois do nome de Amy Winehouse é por que não se sabe se ela vai estar viva/em liberdade/rehab na data do Festival, não?

    ResponderExcluir
  13. sim, isso mesmo, bem (epa! :-)))
    de garantido mesmo, só o mgmt, cohen, bordello e santogold, ja chequei com as gravadoras deles. acehi estranho o ryan adams na lista, ele é nome de fazer show solo no claro hall, como ja fez. o klaxons tava na lista do indie fest, mas teve problemas com o patrocinador. no fim das contas, nomes de listas de festivais passam por um longo processo de leiloes e trocas, ate que os empresarios encaixem tudo...

    ResponderExcluir
  14. acho legal essa cultura japonesa, bonita e saudavel, mas me deparei mais com isso de frente quando fui na liberdade em são paulo esse ano.

    os japinhas andam todos estilosos, cabelos coloridos, parece que você tá no japão mesmo. era meu sonho conhecer a liberdade, eu tomei lá aquele sorvete de melancia direto! hehe 4 reais acho, todo mundo toma lá.

    comprei aquele pregador que serve também como massagiador de cabeça, tipo uns aros sabem qualé? adoro aquilo, uma sensasação incrivel.

    sou apaixonado pela culinária japonesa, amo sushi, sashimi, hot california etc e lá comi muito bem por 20 contos.

    O lucio postou a pouco tempo aquilo que falei la em baixo sobre o muse, que iria ser um show só em sampa mas se extendeu pro rio e curitiba tb.

    Tim Festival esses mesmo que você falou já tavam ok, só espero trazer mais gente.

    O Bruno Natal acho que encontrou com o lucio lá em londres, o lucio acho médio o show e que muita gente foi embora antes do show acabar no astória. pro lucio falar mal é serio, mas...

    Não li URbe ainda, o Bruno ta fazendo o que em Londres, morando, trabalhando tom????? pra globo???

    tão falando tb da bombada e muito boa new new new band The Ting Tings, que é uma dupla parecida com o white stripes, só que a mulher canta e o cara fica na batera. O single "that's not my name" derrubou a madonna do primeiro lugar semana passada e nessa semana o album estreou em primeiro no reino unido.

    Muito bom o album, musicas bem catchy, hooks maravilhosos, eles misturam muita eletronica tb, não da pra não baixar...

    Sobre a madonna, 99.9% dela realmente vir, ela deixou dezembro livre e já está descendo e no méxico já confirmou. Não sei quem vai trazer, mas veio da boca da própria que iria fazer show no brasil.

    isso fica ainda das evidencias, ficar dando barrigada é feio, mas a internet taí pra espalhar as informações, tortas ou certas.

    ResponderExcluir
  15. felipe, que show foi esse que o lucio e o brunatal viram em londres e um deles nao gostou? muse no astoria? é muito pequeno pra eles, quase um circo. lá, eles enchem wembley direto. o bruno ta em londres estudando cinema, faz tempo. nao viu que ele mandou review do primeiro show do portishead em londres pro rio fanzine ha uns dois meses?

    ResponderExcluir
  16. po, bacana o tim deste ano, se for isso mesmo... amy, mika e mgmt pagaria na boa... poderiam ousar mais e colocar uma noite com gente r&b, hip hop atual, tipo estelle, kanye west, wyclef jean etc... e ate gnarls barkley tb, que não é r&b (ou não so) mas são ótimos!!!

    ResponderExcluir
  17. achei mais ou menos a lista do tim...

    poderia ter um medalhão tipo
    morrisey, muse(aqui poucos conhecem), The Fall..., tipo a aquele ano que o Sonic Youth...

    mas não perderei MGMT e SANTOGOLD...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  18. bom, a parada do tim é só em outubro. vamos ver se ate la a grade se mantem ou entra mais algum nome bacana...

    ResponderExcluir
  19. lembro sim sabia que ele tava la, mas não sabia pq, via os videos de altos shows lá no youtube, pensei q chique neh...

    Foi mal, o show que eles comentaram foi do MGMT no astória lotado, como tb falou dos tropeços dos ting tings no astória.

    Muse na europa é estádio.

    Outra banda que ta bombando é o Cut Copy, acho que se vc não conhece vc vai adorar tom, estilo depeche mode new rave, mas muito bem trabalhado, bem recebido pelas crísticas e tb já eh um dos albuns do ano.

    Gostei tb do novo da Alanis, ta eletronico, meio radiohead-ish.

    Não sei se vocês gostam, mas ta vindo uma enchurrada de divas q eu gosto.

    Joss Stone, KT Tunstal, Cyndi Lauper (essa é sonho, primeira vez aqui? me lembro dos goonies) e Donna Summer (fase giorgio moroder, I Feel Love)

    E semana que vem tem Nação Zumbi na Sexta e Megadeth no Sabado (adoro shows aos sabados)

    vocês vão em algum?

    tão dizendo que essa papo de o publico escolher o line up do skol beats é mó furada, os myspace de alguns artistas já entregam como no caso do digitalism, vai ser dia 27 de setembro, e pelo JUSTICE vou até o Acre, meu sonho tb!

    tomara que seja um dia só mesmo né? e q venha depeche mode tb!

    ResponderExcluir
  20. Ahhh Ryan Adams é um cantor maravilhoso, bem diferente do Bryan Adams dos temas brega (e chiclete) de novela e filme. (Acho que vc confundiu Tom)

    Ryan é um gênio, exagerado, criativo, lança uns dois albuns por ano, tem musica pra caraio e fazia parte de banda Whiskeytown antigamente. Canções a la americana, tipo Wilco.

    ResponderExcluir
  21. é felipe, confundi mesmo (rsrs), ia ser muito estranho o Bryan adams! vi o mgmt no david letterman e tbm nao gostei ao vivo, tava muito embolado. ja no jools holland eles estavam melhores. acho que eles ainda nao sabem fazer ao vivo o som do disco. po, que feio isso do skol beats, se for verdade. vou comentar com a assessoria deles. justice é que nem um show de heavy metal. vi ano passado em ny, pesado pra caralho...

    ResponderExcluir
  22. Oie^^
    Eu estava coordenando o Cosplay, fui juiza tb.
    Pelo visto o saldo foi positivo né?
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu