Pular para o conteúdo principal

BROOKLYN SOCIAL SCENE

DE TEMPOS EM TEMPOS ACONTECE, QUASE MAGICAMENTE, O SURGIMENTO DE UMA LEVA DE ARTISTAS E BANDAS NOVAS, QUE VEM DA MESMA PARTE E CRIAM UMA CENA, UM MOVIMENTO ARTISTICO/MUSICAL. NO MOMENTO, O LUGAR MÁGICO DA VEZ É O BROOKLYN, EM NOVA YORK. ISSO ACONTECE, EM PARTE, PORQUE A GALERA CRIATIVA QUE HABITAVA O EAST VILLAGE, EM MANHATTAN, SE MUDOU PRO OUTRO LADO DA PONTE, PEGANDO O TREM F. APENAS UMA ESTAÇÃO E VC ESTÁ NO MEIO DO BROOKLYN DO AGITO, BEDFORD-STUYVESANT, WILLIAMSBURGH. PASSEI UM DIA LÁ NA MINHA ULTIMA ESTADA EM GOTHAM CITY E O CLIMA É CONTAGIANTE, VOCE ATÉ SENTE NO AR: AS MELHORES LOJAS DE DISCOS, CLUBES, GALERA, CAFÉS, TÁ TUDO LÁ NA ÁREA ABAIXO DO QUEENS, QUE JÁ TÁ ATÉ HYPADA. E A PARTIR DO LCD SOUNDSYSTEM E DA DFA RECORDS, NO COMEÇO DA DÉCADA, SEGUIU-SE UMA LISTA DE NOMES CRIATIVOS, COMO VAMPIRE WEEKEND, MGMT, HERCULES & LOVE AFFAIR, SANTOGOLD E MUITOS OUTROS, TODOS COM DISCOS EXCELENTES JÁ LANÇADOS, E AINDA O DUO MUSICAL DE HUMOR FLIGHT OF THE CONCHORDS, IGUALMENTE GENIAL. COMO JÁ DIZIAM OS BEASTIE BOYS, QUE SÃO DE LÁ: NO SLEEP ´TIL BROOOKLYN!

*chequem o clipe oficial de "L.E.S. artistes":

Comentários

  1. nao por acaso, dos cinco melhores discos que ouvi este ano, ate agora, quatro sao de galera do brooklyn:

    1-third, portishead (a exceção)
    2-hercules & love affair
    3-oracular spectacular, mgmt
    4-santogold, idem
    5-vampire weekend, idem

    *aliás, o disco do portishead fica cada vez melhor a cada nova audição

    ResponderExcluir
  2. falando em gente nova, tom, gostei muito de estelle e tb adele ("-ele" deve dar sorte), que têm discos excelentes e bem produzidos!

    o third eu baixei, mas nao me prende, nao consigo avançar...

    e deixa eu confessar: adorei os novos da madonna e da mariah carey...haha... cantem ou nao, foram espertas em se associar a gente boa na produçao e arranjos.

    ResponderExcluir
  3. Tom, conhece The Walkmen? Nãs achas que a voz do cara do vampire weekend parece muito com a do vocalista dessa banda?

    ResponderExcluir
  4. faz tempo que nao ouço walkmen, pacheco. vou dar uma comparada. bobeda, nao tenho o cd da mariah (e jamais baixaria), mas ouvi hj o da madonna e achei bem comum, bem marromenos, apesar da produção do timbaland. no quesito, sou mais o cd da nelly furtado que o timba fez. o mgmt ja tinha lançado a musica time to pretend num ep antes, mas ela voltou renovada no novo disco...

    ResponderExcluir
  5. Eu ia falar outra coisa além do walkmen no meu post... lembrei agora.

    O igor emprestou a primeira temporada de flight of the concords pro vianna, e eu vi ontem o primeiro episódio na casa dele! Sensacional!! Realmente engraçado...

    Mas aí a gente viu o segundo episódio e achou meio sem graça, é uma excessão ou os outros também são marromenos??

    ResponderExcluir
  6. os conchords fica muito melhor alguns capitulos depois. quando vi o primeiro, p ex, nem gostei tanto, nem do segundo, achei esquisito, nao entendi o humor kiwi. mas do capitulo 4 ate o final, fica muito bom, ate pq a gente vai se envolvendo com o mundo deles. hj sou fa e a serie ja ta com a segunda temporada garantida pelo sucesso postumo (tipo, estourou em dvd). bobeda, gostei da adele, mas nao ouvi a estelle, mesma onda?

    ResponderExcluir
  7. Tenho ouvido muito spank noise.
    O que você acha do Sebastian? Adorei aquela música Dog.
    Thrash Metal com música eletrônica.

    ResponderExcluir
  8. gustavo, alguem aqui ja me falou do sebastian (foi vc?), mas ainda nao tive tempo de conferir. to na fila tbm pra ouvir o novo do futureheads e ouvi o novo do nin, que pode ser baixado inteiramente gratis, com direito a encarte em pdf, no site nin.com. e alguem ai ja ouviu uma cantora chamada sara bareilles? vi um clipe, gostei e baixei o album. é meio do caminho entre feist e cat power. fora a trilha de gta iv

    ResponderExcluir
  9. Santogold is goo(l)d!!
    Umas das bandas mais interessantes do memento e o clipe "Les artistes" é muito bom! Deem uma conferida no youtube: http://youtube.com/watch?v=Y9JI0GXkARQ

    ResponderExcluir
  10. olá, fechando o domingo, estou baixando as bandas daqui para
    poder comentar...

    off topic:
    ontem na fenac, como faço sempre
    aos sabados, fui dar uma olhada
    no saldão, e o quê eu me achei?

    o dvd de QUADROPHENIA...
    sempre quis ver este filme, pois
    na época do lançamento, 1979, ele não foi exibido no circuito de cinemas do rio, só em alguma salas anos depois... mas sempre eu não conseguia ver...

    porra, recomendo, para qualquer pessoa quiser entender como foi
    o que surgiram, as primeiras tribos musicais do planeta...
    os ROCKERS e os MODS...
    o filme ilustra bem todos os aspectos da cena...
    as roupas, o som da época eo tipo de drogas que os caras usavam...

    ainda tem um pontinha do STING....
    paguei 19 merréis no dvd...
    acho que todo mundo que gosta de rock deveria ver...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  11. é, não tenho nada contra mc, tom... curti sim... e madonna, claro que prefiro a fase ray of light/music, mas ela ao menos tenta avançar com o tempo.

    e um que ouvi semana passada e ADOREI, depois de um tempo baixado, foi o novo do raconteurs, que é bom demais!!!! aquela musiquinha do piano, "you don't understand me" é foda! recomendo!

    ResponderExcluir
  12. eu tolero o pop feminino numa boa, bobeda, inclusive a mariah. mas, ultimamente, tem surgido tantas cantoras parecidas que deu no saco. a ultima q ouvi e gostei foi a rihanna, mas ja enjoei. e o disco da nelly tbm é bacana. madonna, nesse disco, parece querere soar igual a estas, mas nao consegue, embora ela seja melhor. mas achei esse cd mais fraco do que o ultimo, sem duvida. o novo da kylie tbm veio bem morninho

    ResponderExcluir
  13. falando em cantoras iguais... eu anda achando todas muito parecidas (não do tipo rihanna). Cat power, adele, fiona apple (a melhor), feist - pra mim são todas tão parecidas que eu não sei nem identificar se não for pela música.

    ResponderExcluir
  14. poize, pacheco. eu tbm me confundo com feist e cat power e agora com essa nova que eu citei, a sara. por isso que chapei no portishead, pq a beth gibbons é unica!!! agora, esse rap, hip hop e r&b americano atual, pra mim é tudo a lesma lerda...

    ResponderExcluir
  15. fala aí tom! blz?

    em matéria de cantoras femininas,no meu caso, sempre curti a de vozes mais peculiares e reconhecíveis de cara, tipo a duplinha beth gibbons/beth orthon (lembram?),annie lennox,tracey thorn,cat power...do que esse padrão mariah carey, whitney houston, genéricos 'american idol' e outras.

    até curto a wino, o problema é a popularidade -inesperada- q ganhar uma penca de grammys traz:gerou um monte de imitadoras, como as q são citadas aqui.mas isso sempre existiu, o mercadão pop é isso mesmo...suga-se a fórmula até o bagaço.

    pra falar a verdade,acho q tem sido um semestre bem fraco em matéria de música,tomara q o panorama melhore.

    ResponderExcluir
  16. Recomendo pra vcs qualquer coisa da Fiona apple, apesar da voz não ser original, ela é excelente compositora.

    Outra boa é a Cibelle, que é brasileira. Muito boa

    ResponderExcluir
  17. cantora femininas para mim na categoria rock só existiram 3:

    JANIS, SIOUXIE & PJ HARVEY, o resto?

    pode jogar fora...

    ResponderExcluir
  18. PQP!! baixei o cd do ou da (rs) SANTOGOLD... caralho!!

    ha muito tempo não escutava algo
    tão original....

    parece me parece uma mistura de MARTHA DAVIS do The Motels, (bandinha new wave do 80) com
    geração two tone e pitadas de RAGGA e com o climão da Siouxie...

    agora estou baixando MGMT
    ABRAÇOS!!

    MUUIIIIITOOOO BOM!!

    essa coveiros foi na MOSCA!!

    ResponderExcluir
  19. sim, fiona apple é excelente. acho q ela so nao estoura pq deve ser muito dificil de se lidar, tipo nao deve fazer o jogo das gravadoras. nao a ouço desde extraordinaire machines. na mosca, bambaataa, a voz da santi lembra a de martha davis dos motels. alias, alguem aqui ainda le o rio fanzine de papel? pq demos santogold na semana passada. alias, vi siouxsie hj a noite no jools holland. carayo, a mulé continua em forma, seja no corpo, seja na voz. o jools ate olhou pra ela de jeito maroto, do tipo quer pensou, eu comia (rs)

    ResponderExcluir
  20. aproveitando a deixa, os meus cinco ou seis singles do momento:

    1-we carry on, portishead
    2-L.E.S. artistes, santogold
    3-time to pretend, mgmt
    4-blind, hercules & love affair
    5-a punk, vampire weekend
    6-stormy weather, the kooks

    ResponderExcluir
  21. Olá, Tom.

    Ainda não vi Speed Racer por falta de tempo. Vou neste feriado sem falta (pq não me arrisco a encarar filas astronômicas para assistir Indiana Jones, apesar de querer muito. Não tenho paciência)! Assim que assistir, te falo!

    Fiquei um tempo ser ler os últimos posts porque estou lendo os antigos (e, convenhamos, isso demora pacas! Já viu a quantidade de posts que tem por aqui? rs*). Mas resolvi ler o de hoje e, claro, já baixei os CDs!

    Bobeda citou Adele, que eu tbm curti muito, embora conheça pouquíssimas músicas. E CD do Portishead é o que mais me agrada. Mas estou vendo que ainda tenho que "comer muito arroz e feijão", pq ainda tenho muito o que conhecer.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. seja bem vinda a cova, vivi. mais um de sao paulo, junto com o wander. sobre santogold, muita gente a compara com a m.i.a. mas acho que, fora o fato de as duas se vestirem muito mal, o som é bastante diferente, tirando uma ou duas musicas, o resto é tudo bem mais caido pro new wave dos anos 80. ja o mgmt tem um estilo que lembra o ingles spacemen 3, de onde saiu o spiritualized. e, parece, ambos virao pro tim fest 2008

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu