Pular para o conteúdo principal

WELCOME TO CONGO!

ENQUANTO ESPERAVA A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA DO GNT NA SEXTA A TARDE, VI PELA TV NUMA SALINHA/CAMARIM A ABERTURA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS. E O QUE FOI AQUILO? DIGO, ATE TAVA LEGAL E COISA E TAL. MAS PARECIA QUE EU TAVA NA AFRICA. DESDE A ABERTURA COM O MENINO DO TAMBOR ATE A APRESENTAÇÃO DE UM GRUPO AFRO QUE VEIO DEPOIS, NADA ALI DIZIA QUE SE TRATAVA DO BRASIL. NAO HAVIA UM SO PINGO DE VERDE E E AMARELO NAS VESTIMENTAS, NEM SEQUER UM VESTIGIO DE SAMBA OU BOSSA-NOVA NO SOM. PARECIA MAIS UMA CENA DO REI LEAO DA BROADWAY. PQ AQUELAS DANÇAS? PQ AQUELAS CORES? SE HA UM MOTIVO, ME EXPLIQUEM, PF. SENÃO TEREI QUE DAR RAZÃO AO AMERICANO ARROGANTE (OU DONO DE UMA VEIA DE HUMOR NEGRO?) QUE FOI BANIDO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DE SEU PAÍS PQ BOTOU UMA PLACA NA SALA AVISANDO "WELCOME TO CONGO" (ELE ALEGOU QUE FOI POR CAUSA DO CALOR QUE FAZIA NO RIO). PELO QUE VI ONTEM A TARDE, O CARA TAVA PROFETIZANDO O QUE VIRIA...

Comentários

  1. Tom, eu adorei profundamente a abertura do pan. Seria legal vc até arranjar um videozinho da grobo mostrando, porque foi lindíssimo. Achei MUITO Brasileiro.
    A parte "africana" é essencial, a cultura brasileira é 50% africana...

    E eles exploraram todos os tipos de música, dança... fizeram a praia de copacabana no maracanã, os atletas entraram ao som de chorinho, tocou até cordel do fogo encantado ao vivo!

    As coreografias estavam espetaculares, a música éra lindíssima, composições orquestrais que uniam villa-lobos, tom jobim e Carlos Gomes.

    Enfim, foi ótimo. Teve até arnaldo antues =)

    Outra coisa bem brasileira foi a falta de educação e respeito do povo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. eu vi mto por alto a apresentacao.
    me lembro que estava longe da tv e escutei uma musica do villa lobos.
    Otima escolha.

    so nao gostei das vaias, achei que aquilo nao tinha nada a ver.
    ---
    qto a parte africana, entendo que isso faz parte da nossa cultura.Mas eu tb me lembro de ter reparado em algo que parecia uma tribo africana.Po, isso nao tem nada a ver com a gente.Nem na epoca dos quilombos, os negros usavam aquelas roupas e faziam aquelas dancas.Ate nas religioes afro- brasileiras, é frenquente o "mix" entre europa e africa.
    E eu amo isso no brasil.
    Mas eu concordo com o tom.Fico de saco cheio qd tem desfile de escola de samba e os caras so falam da africa.Po, nos nao somos africanos.

    um cara gaucho com um visual farroupilha é mto mais brasileiro do que um cara batendo tambor e vestindo uma pele de leao.

    ---
    mas tecnicamente, nao posso negar, foi uma festa feita com mta competencia.Parabens a equipe da abertura do Pan.

    ResponderExcluir
  3. Como vc Tom, não entendi certos simbolos usados na cerimonia de abertura.
    Não entendi, por exemplo, o pq de os ritmistas estarem vestidos com aquelas roupas q lembram tribos africanas.
    Outro ponto, foi a escolha dos artistas q cantaram na festa. Algumas pessoas podem reclamar do q vou dizer - e podem falar q o Pan do Rio é o Pan do Brasil - mas senti a falta de artistas q se identificassem mas com a cidade. Daniela Mercury é f....
    sobre as vaias ao presidente na abertura do pan, acho q vivemos numa democracia, e por isso, todos tem o direito de expressar a sua insatisfação com os seus governantes.Mas mtos acham q aquele não era o momento, por ser a abertura de uma competição internacional, onde as atenções estão voltadas para o nosso país.
    Mas infelizmente são poucas as oportunidades onde o povo de verdade pode se manifestar e assim ser notado pelo presidente, já q ele, dificilmente, chega tão perto de nós, povo de verdade.

    ResponderExcluir
  4. pacheco, consegui fazer vc falar (escrever) mais de duas linhas!!!
    entendo seu ponto e nem vi a parada toda (ate gostaria de ver), mas, herança afro a parte (e nós temos muita) achei exagerado nao ter nada do brasil no primeiro numero e nem o solzinho que é simbolo do lance apareceu em nenhuma parte do desfile. os eua tbm tem boa herança afro e jamais abririam um evento oficial deles com tambores do burundi. se fosse assim, e como estamos no rio, tinha q ter funk. por isso os estereotipos com os brasileiros fora daqui continuam

    ResponderExcluir
  5. Não vou comentar sobre a cerimônia porque, apesar de não ser fã de carnaval, acho que qualquer coisa que eleve o espírito do brasileiro tá valendo.
    Mas achei ridículo as vaias. É meio hipocrisia...o povo se emociona com a cerimônia e se enche de patriotismo, mas vaia o chefe de Estado, que nos representa pelo mundo a fora. Não sou fã do Lula, mas tem que rolar uma educação. Não era o lugar pra isso.
    Também acho babaca vaiar as outras delegações, sejam elas quais forem. É falta de respeito. E porque aplaudir tanto Cuba?

    ResponderExcluir
  6. Descordo que a vaia ao Lula tenha sido " ridícula " . Nada mais normal do que a insatisfação popular com um cara que abriga em seu primeiro escalão mais de uma duzia de sujeitos envolvidos em corrupção desenfreada , sem contar a maré de sujeira que inunda Brasília nesse momento , ou melhor , veio a tona nesse momento pois sempre esteve por lá. Embora o cara tenha conseguido se esquivar de todos os rolos , ele é o chefe de estado , representa a Republica , e sim , mereceu a vaia , que espero tenha tocado fundo em sua empáfia e falta de semancol , porque a máscara dele caiu pro mundo todo ver (lá foram pensam que ele é idolatrado e unanimidade por aqui)
    Não acho que patriotismo não tenha a ver com vaias (ou mesmo desobediência civil !)

    ResponderExcluir
  7. a vaia é valida, ate pq essa gente vive longe do povo, enfurnada em brasilia, se achando semi-deuses, ai, qndo toma contato direto com as pessoas, nao aceita a critica. o lula ta muito acomodado. se ele fosse quem pensa que é fazia uma faxina em seu ministerio sem pena e, ai sim, seria aplaudido pelos que votaram nele. o cara age e se porta igual aos que vieram antes, vai querer o que? e o rio sempre foi uma cidade de atitude e nao ia ficar calada numa hora dessas, so por causa do pan. depois que a parada acabar vai voltar a ser a mesma merda, é tudo fachada...

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Lula merece vaias, mas ali não era o momento mesmo. Agora, bem pior que vaiar o Lula foi APLAUDIREM O CÉSAR MAIA!!! Das duas, uma: ou essas vaias/aplausos foram "organizadas", por assim dizer, ou então o povo carioca é uma besta quadrada sem salvação.

    E vaiar a delegação argentina e americana? Também é por conta de insatisfação popular, etc, etc? Enfim...

    E ainda não entendi com essa história do Congo se era pra gente se ofender ou se os ofendidos deveriam ser os Congoleses... :)

    ResponderExcluir
  9. Sei lá, só acho foda fazer isso no meio de um evento internacional. Neguinho é bom pra vaiar no Maracanã, mas fica só nisso né? Na hora de tomar uma atitude de verdade ninguém faz nada. Pra mim é palhaçada.

    ResponderExcluir
  10. Desde quando vaiar é atitude? É apenas falta de respeito, não muda nada. O cara já tá há muito tempo no governo e o pessoal só protesta na comodidade de um evento desses. É muito fácil vaiar.

    Graças a Deus não tivemos o solzinho do pan na abertura! hahaha

    Também não acho válido falar que os EUA não usaram tambores africanos na abertura; por que isso seria relevante? Desde quando estados unidos é modelo para alguma coisa? O povo até vaiou os esportistas americanos! (falta de respeito no.2)

    E essa abertura teve TUDO de brasileiro, porque as batidas africanas se transformaram em samba aos poucos, com a entrada da bateria de várias escolas... tem coisa mais simbólica e historicamente correta que isso?

    E sobre o funk, ao cantarem o hino do pan (que é do arnaldão) eles colocaram uma batida de funk lá no meio que ficou sensaional.

    Abraço!

    (29 linhas... hihihi)

    Ps: Assisti o show da Marisa monte ontem, excelente, pra quem gosta dela e tem carteira de estudante eu recomendo altamente que vá fim de semana que vem!

    (34 linhas...)

    ResponderExcluir
  11. posso dizer uma coisa: gostei muito dos comments deste post. sobre o lance das vaias, se aplaudiram o maia foi escroto. por outro lado, faz parte da tradição carioca vaia no maraca. como so vi parte da parada (nem um terço), so posso falar do que vi. continuo nao gostando do lance afro. toda vez q viajo tenho q explicar pros gringos q a gente nao mora na selva. e, sim, ainda bem que nao teve o solzinho (rs), mas ele nao era o simbolo? e, sim, os congoleses mereciam pedidos de desculpas

    ResponderExcluir
  12. Como já diziam os "antigos":
    "No Maraca até minuto de silêncio é vaiado..."

    Gostei da abertura, apesar de seus exageros. Na verdade não sou fã de aberturas de Olímpiadas, Copa, etc Deve ser minha hojeriza por musicais ou algo que os lembre...

    Eu só fiquei meio indignado por uma coisa que acho ser muito pessoal.

    Por todo o esforço daquela geração e pelo vitória incontestável no Panamericano de 1987 em cima dos "todo-poderesos" americanos LÁ NA CASA DELES, acho que quem deveria acender a pira devia ser o Oscar ou alguém daquela brilhante equipe.

    Não consigo lembrar de alguém que tenha dado uma importancia a uma medalha de ouro em panamericanos como aquela seleção de basquete de 1987.

    Bom esta é minha opinião, e logicamente, não foi mico algum o Joaquim Cruz ter acendido a pira panamericana...

    Acho que foi uma questão de gosto...

    ResponderExcluir
  13. agora, uma coisa sobre a reação do lula as vaias: que porra de presidente é esse que vai embora magoado por tal situação, deixa de abrir os jogos e ainda diz que nao sabe se vai voltar para o final do pan? tinha que passar por cima e continuar o que veio fazer, na moral. assim ele veste a carapuça, mostra que é fraco, vaidoso e coisa e tal. po, se fosse em tempo de guerra e um presidente rival mandasse ele ir catar coquinhos o cara ia sair fora tambem? achei muito ridicula essa atitude

    ResponderExcluir
  14. "Desde quando vaiar é atitude? É apenas falta de respeito, não muda nada. O cara já tá há muito tempo no governo e o pessoal só protesta na comodidade de um evento desses. É muito fácil vaiar."

    Perfeito, Pacheco.

    E Tom, infelizmente é verdade. O nosso querido prefeito foi aplaudido efusivamente, enquanto segundos atrás o Lula tinha sido vaiado. O que, somada a tradição do carioca de vaiar qualquer político, já meio que põe por terra as teses que têm rolado de que o povo vaiou pq está insatisfeito com o governo - até está, mas mesmo que o governo fosse uma maravilha a vaia teria rolado. Mas quem tenta fazer análises sociológicas sobre a vaia pro Lula simplesmente ignora os aplausos ao César. Aí não dá pra levar a sério. Acho que nem o Brizola seria aplaudido daquela forma. Espontaneamente, nem o César.

    ResponderExcluir
  15. não sei se ainda é tarde para comentar, mas engraçado, eu curti a abertura do pan mas a minha namorada nem tanto, justamente por causa daquele clima africano ... ela não entendia o pqe daquilo clima "selvagem" e ficava discutindo comigo rsrsrs ... a unanimidade só foi na hora de concordar que não era o melhor momento para vaiar o presidente (que realmente amarelou e só faltou fazer "biquinho") e na participação da céu, de quem somos fãs.
    e a propósito, pqe que todo evento representando o brasil, tem que ter a daniela mercury ???

    e uma piadinha, já está rolando por aí a versão que os cariocas fizeram do hino do pan "viva essa energia": viva a cervejinha ! :)

    ResponderExcluir
  16. A única que realmente merece vaias, não importa aonde esteja, é a Martha Suplicy.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu