Pular para o conteúdo principal

Tapando sol com peneira

Quando rolou o massacre de Columbine tentaram jogar a culpa em Marilyn Manson e no jogo Doom só porque os malucos se vestiam de preto, meio góticos e jogavam o tal jogo (um dos mais jogados no mundo, em pc, console e online na época). Agora, chegou a vez de tentar botar a culpa dos eventos da Virginia Tech no excelente filme "Oldboy" e no espetacular jogo "God of war". Parece até desculpa de avestruz. Em vez de tentar entender o que levou a pessoa a cometer tais atos (no caso do coreano, é caso claramente psicologico, o cara. maluco ounão, ele tinha problemas. ou entaõ ele surtou), a midia procura o caminho mais fácil e tenta jogar a culpa em elementos da cultura pop. E os idiotas vão atrás e ecoam tais absurdos. Fosse assim, domingo retrasado, após assitir a "Roma" e ver o Verenus decapitar Erastus e sair com a cabeça do cara na mão, eu faria o mesmo no dia seguinte com meu chefe. E meu filho me mataria dormindo, esfaqueado, já que adora "God of war", cuja primeira parte nós zeramos juntos, nos divertindo. É que nem esse lance das marquises que maluquete Maia proibiu, para que párem de cair. É pra rir? Por favor, somos adultos, não idiotas. Olhem para seus umbigos. É que nem chamar quem ouve música eletrônica e rock de drogados. Isso já deu, né? (*publiquei este post tbm no rf online pq acho q vale o bis)

Comentários

  1. cara, na moral, acho muito simplismo um jornalista de renome como vc chegar e simplesmente lavar as mãos pq tudo seria apenas culpa dos maluquinhos.

    é uma atitude não muito diferente daquela do césar maia de tacar creolina nos mendingos. concorda?

    e acho sinceramente que, qdo um profissional influente, não necessariamente vc, arrega em virtude de lobbys, ele tb contribui para o lado negro da força. certo? pois contribui para a desinformação. aí é aquela coisa: realmente há lugar pra inocência a esta altura do campeonato?

    mas como seus leitores em geral são tudo "elite" (sofisticada?), não é muito difícil ver todo mundo torcendo para o caubói john wayne modernizado. não nos esqueçamos daqueles que mal conseguem concluir o ensino médio...

    de qq forma, acho uma boa oportunidade para uma discussão "inteligente". concorda?

    ResponderExcluir
  2. ninguem ta lavando as maos nao, cara. simplesmente acho ridiculo qndo acontece uma coisa dessas a grande imprensa tentar jogar a culpa em jogos, filmes, musicas. as pessoas fazem o que lhes da na telha, malucos ou não. todo mundo tem o seu dia de furia e so quem fez a merda é q pode explicar ou não o pq. que nem o tal que queima igrejas (rs). charlie manson nao via tv, mas fez o q fez. qndo eu era moleque ficava puto de ver professor graduado da minha escola concordando que o kiss era satanico e comia animais no palco. ia la e pagava moral pros caras.

    ResponderExcluir
  3. off: vcs viram que a sheryl crow, para colaborar com a natureza e com o desperdicio de papel, sugeriu que cada um ao limpar o rabo use apenas um quadradinho do papel higienico? bom, se for daquele bom que ela usa, folha quadrupla (e levando em conta que ela caga pouco), pode ser. mas, e como vais er pra quem usa papela vagabundo? uma big mess (rs)

    ResponderExcluir
  4. blz, cara! te entendo...

    vc nao está lavando as mãos, mas se distanciou do foco saindo da reta ao dizer que isso não é problema seu. qdo na verdade o problema só passa a ser seu quando acontece uma merda dessas com vc ou próximo a vc. é uma medida tão eficaz qto enxugar gelo.

    só que neste caso, a represa vai cada vez mais enchendo o tanque até a porra toda arrebentar e virar problema que chama a atenção do mundo todo.

    e a cultura de massa tem influência, sim - ainda que seja mais nas entrelinhas do que propriamente no que está na cara. todos os dias somos bombardeados por propaganda, por mensagens imperativas para nos tornarmos seres humanos mais apreciáveis, mais sensuais ou sei lá o q... tudo isso é inofensivo meesssmo? há lugar pra inocência hj em dia?

    o próprio marilyn manson (a trilogia antipop dele é clássica mas ninguém fala disso) até comentou no doc do michael moore que talvez um bate-papo arrefecesse os ânimos mais exaltados dos malucos lá que fizeram aquela parada em columbine. nao falo necessariamente em ajuda formal, que muitas das vezes só piora as coisas com a rigidez de seus mecanismos em lidar com os problemas, algo que muitas vezes descamba para o piloto-automático.
    mas a galera continuou deixando a parada de lado, preferindo se eximir da responsa que pode até ser mínima, mas significativa...

    é claro que a gente tem discernimento pra lidar com isso, mas muita gente tem formação educacional diferente (cultural tb pq não somos saído de produção em série) e não possui as mesmas ferramentas para se defender da exposição de tanta banalidade, etc.
    e tb da violência travestida que faz ponto no puteiro midiático...

    e só um país com uma mentalidade média tão retrógada poderia dar origem a gente assim, capaz de fazer tanto por nada... aí a culpa às vezes recai em bodes expiatórios pq alguém precisa ser responsabilizado.

    mas a verdade é que o problema não é o filho-da-puta escroto, o problema é justamente o medíocre...

    ResponderExcluir
  5. aí, cara!

    Exame mostra que autor de massacre na Virgínia não tinha anomalias cerebrais
    http://br.noticias.yahoo.com/s/23042007/40/politica-exame-mostra-autor-massacre-na-virginia-nao-tinha-anomalias.html

    na matéria, diz que não há vestígio do consumo de drogas.
    como justificar a insanidade do cara fazer aquilo?

    ResponderExcluir
  6. Alias Tom, nao sei se vc viu mas teu colega lá do globo, o Joaquim Ferreira, contribuiu pra essa palhaçada, escrevendo la na coluna sobre o God of War e que era o jogo favorito do Cho.
    O dele e o de todo mundo. É simplesmente o melhor jogo já feito pro PS2. Fora os GTA's.
    É verdade que os jogos ficaram bem mais violentos de uns tempos pra cá. Antigamente a gente só tinha o Mario e, no máximo, Street Fighter, que era de luta mas nem sangue tinha.
    Mas acho que isso é reflexo dos tempos e da sociedade, e não o contrário. Se o mundo se torna mais violento, é natural que qualquer forma de arte e entretenimento reflita essa mudança.

    ResponderExcluir
  7. Apesar disso, vale lembrar que a gente vive no período mais pacifista da humanidade. Todo mundo fica nostálgico, mas as 2 guerras mundiais ocorreram nos tempos dos nossos avós, e não nos nossos. E nem vale a pena falar dos séculos passados, onde, dependendo do lugar, matar alguém nem era visto como algo errado.
    O ser humano tem essa agressividade e essa violência dentro de si. A maioria consegue reprimir, mas nem todos. Acho que foi o caso do Cho.

    ResponderExcluir
  8. tudo bem q o cara nao fosse "maluco", so um modo de falar, mas o foco do post nao é esse, ate pq outras coisas iguais ou parecidas a essa vao acontecer de novo. mas em vez de tentar examinar o q leva alguem a isso, botam logo a culpa em coisas nada a ver. uma musica ou filme ate pode inspiar alguem, mas é a propria pessoa e sua mente quem sabe pq fez aquilo. e, no fim das contas, o acesso facil as armas é um ponto forte da parada...

    ResponderExcluir
  9. e poucos dias após o massacre de virginia, um funcionário da nasa pirou, fez dois reféns e matou um no centro especial da nasa, texas. lembram que ano passado uma astronauta perseguiu o amante e a esposa dele, tbém astronautas, na intenção de matá-los (mas a polícia conseguiu detê-la antes) ? agora, imagine se eles estão em alguma missão ou o cara lá da nasa tá envolvido no lançamento de algum satélite ou nave e surta nesta hora ?

    ResponderExcluir
  10. Essa parada já vem de anos, desde que o rock é rock, lá do elvis, woodstock etc.

    A taxação e esteriotipação das pessoas só mudaram de nome e rítimo.

    Se lembram que um garoto se suicidou nos EUA ouvindo Ozzy nos 80's?

    Musica eletronica hoje em dia é tratada com casos a parte, com pessoas que morreram por tomar ecstasy, ou por que não beberam agua e dançaram demais ou por ter outro treco.

    Engraçado, mesmo a mídia sabendo disso tudo, eles fazem questão de frisar a cultura pop que cerca a juventude e fazem uma ligação, talvez pra vender mais, ganhar mais dinheiro, ter mais conteúdo....(será que eu vou ter que ir contra os meus principios pra trabalhar no globo por exemplo?)

    No filme do Moore o Manson aparece falando disso tudo, eles não querem abrir mesmo é de vender armas que deve faturar milhões de dólares lá, e rola uma máfia grande, tipo jogo do bixo.

    Obs: Who the fuck is Jaime???? rs

    ResponderExcluir
  11. o texto do nelson asher na folha de ontem fez uma reflexão, em minha opinião, menos parcial. mas aqui só tem a vanguarda do pensamento jovem no brasil, né? opinar pra q?

    ResponderExcluir
  12. jaime, explique aonde ele está lavando as mãos. Eu ainda não entendi o que vc vê de errado nos argumentos do Tom...

    E dá para vc falar sua opinião sem ridicularizar os usuários do blog. As vezes funciona melhor.

    abraço

    ResponderExcluir
  13. cara, só para completar: saiu outro txt na folha hoje, agora feito pelo contardo colligaris (é assim que se escreve?) que vai ainda além do que o nelson asher comentou em sua coluna.
    alguém aqui leu?
    abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu