Pular para o conteúdo principal

o q vc faz pelo seu mundo?

nao quero ser pc, nao. longe disso. mas acho que a gente pode fazer pequenas coisas no dia a dia para melhorar nossa vida (e a do planeta) como um todo. pequenos atos fazem diferença. eu, por exemplo, tento algumas coisas. tipo, introduzi (epa) a coleta seletiva no meu predio. passei a ir em reunioes de condominio e, apos muitos anos e tentativas, finalmente consegui. antes era mais dificil pq a gente tinha q pagar pelo transporte dos recicláveis. hj a prefeitura já faz isso normal. qndo escovo os dentes, há seculos uso um copo para reter água e nao deixar a torneira jorrando. qndo vou na locadora uso de novo o mesmo saco plastico que levei (e o que sobra de compras de mercado uso para limprar a caca do meu cão qndo saimos na rua, pq estes sacos levam 300 anos para se decomporem na natureza). ha um bom tempo, e ate por conta dos inumeros gadgets, só uso pilhas recarregaveis. pq estas nao utilizam cadmio e manganes, que sao altamente toxicos. e assim nao fico jogando fora todo mes duzias de pilhas velhas. se possivel, vou para o trabalho ou faço coisas na minha area de atuação a pé, de onibus ou bicicleta. a cidade saturada nao precisa de mais um carro jogando fumaça e atravancando o transito. as vzs é dificil fazer tudo isso pq a propria cidade (e algumas pessoas, tbm) joga contra. mas eu tento...

Comentários

  1. É isso aí: também passo longe de ser PC, mas quem tem acesso a um mínimo de informação não pode se furtar a fazer algo pela preservação do planeta. Só passei a usar pilhas recarregáveis há pouco tempo, mas tem mais de 3 anos que guardo todas as pilhas velhas usadas e só as descarto naqueles coletores específicos que há em alguns lugares. Evito ao máximo usar sacos plásticos, que são uma verdadeira praga no Brasil (há países em que os supermercados são proibidos de distribuí-los). Levo minha própria sacola (dessas grandes de feira) quando vou ao supermercado. E quando compro poucas coisas levo na mão mesmo. O saco mais inútil é o das lojas de CD, pois você não consegue usar nem para cestinhas de lixo depois. Em casa, faço uma reciclagem básica (só divido orgânico e inorgânico). No Japão há lugares em que há até 8 recipientes diferentes de lixo (orgânico, papelão, vidro transparente, vidro colorido, metais, e por aí vai). Temos de chegar lá também!

    ResponderExcluir
  2. Não jogo lixo na rua ou na praia de jeito nenhum e também não uso carro pra trabalhar ou quando tenho opção de metro. Poderia usar muito menos se nossa cidade fosse mais segura e tivesse um sistema de transporte decente, mas estamos falando do Rio de Janeiro, utopias não combinam...

    Mas acho que faço muito pouco.

    Tu já ouviu o disco do Arctic Monkeys novo, né Tom? Li lá no blog do RF... Comenta mais aqui sobre ele. Eu baixei mas ainda não ouvi tudo, ainda não ouvi nenhuma música ruim, mas tb nenhuma melhor que o whatever people bla bla bla. Das que ouvi gostei bastante de Teddy Picker (com sonoridade meio garageira, eu achei) e tem uma outra lindissima que acho que chama Only ones who know. Algum coveira já ouviu?

    ResponderExcluir
  3. Eu não jogo lixo no chão há séculos... mas vejo muitos por aqui que não fazem o mesmo... e têm diploma!

    Quando preciso - ie, quando uso - jogo lata onde tem que ter lata e papel onde é pra papel.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tom, legal esse tema.
    Eu colaboro com a coleta de lixo seletiva aqui do meu prédio, reaproveito as sacolas de mercado pra jogar fora lixo orgânico, não jogo lixo na rua ou na praia, nem em ônibus. Sou a favor do uso detransporte coletivo ou andar a pé.
    Procuro participar de campanhas de doações de alimentos e roupas, menos nessas por telefone e tal, porque não confio, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. outra coisa que faço, esta pra reduzir o consumo de energia, é usar estabilizadores e filtros de linha. além do no break do computador, uso um estabilizador ligando os equipamentos de audio e video, para evitar picos de luz. ja em tomadas que tem muita coisa ligada, uso filtro de linha. assim, qndo vou dormir, desligo tudo e nada fica em stand-by (só o gravador de dvd por motivos óbvios). comecei a fazer isso depois do apagão e mantive o hábito. as vzs sou visto como freak por causa dessas atitudes na rua (cato lixo no ponto de onibus e jogo na lata que ta na cara das pessoas e ninguém usa), mas um dia isso vai se tornar normal, espero

    ResponderExcluir
  6. engracado voce falar do filtro de luz tom.eu nunca tinha usado, ate que tive q comprar um ontem.
    achei melhor, ate pq meu quarto tem tanta coisa q eu achei q ia explodir a pobre tomada.
    Alem da economia de energia, aconteceu uma coisa interessante.
    Pela primeira vez em anos, consegui dormi sem que o meu quarto ficasse igual a uma nave espacial, com varias
    luzes verdes e vermelhas.
    tb comprei um mp3 player novo,que carrega na usb e nao gasta pilha :)

    ResponderExcluir
  7. eu sinceramente acabo nao fazendo mta coisa.
    mas o minimo, como economizar agua e energia, e nunca jogar lixo no lugar indevido, eu sempre faco.
    e tb fico de olho nas empresas que nao estao colaborando, ate pq as grandes corporacoes é q fazem os maiores estragos.Vacilou, nao consumo mais nada da empresa.
    ahh...tb amo andar de bicicleta .

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que é meio loucura fazer isso no Rio, mas sempre que eu vejo um pela-saco tacando lixo pela janela do carro, vou atrás e dou uma chamada...Chamo de porco pra baixo...hahaha

    Na praia também sou chato pra cacete... Acabo indo embora com um monte de lixo...meu e dos outros...

    ResponderExcluir
  9. dependendo do lugar eu falo. outro dia tava no bus e uma garota jogou um sabugo de milho pela janela. detalhe: ela tava com a mae e vinha da escola. tive que falar alguma coisa, cade a educaçao? falando emtransporte, se nao fosse a mafia das empresas de onibus o rio estaria melhor. planos bacanas nao faltam, tipo o do jaime lerner (ja desde os tempos do brizola!). mas nunca sao postos em pratica. os governadores nao tem culhoes pra peitar os empresarios...

    ResponderExcluir
  10. Li hoje que vai ter um concerto mundial em várias cidades, nos moldes do live8, para concientização sobre o aquecimento global. Sydney e Rio estão entre as cidades escolhidas.

    http://www.smh.com.au/news/music/sydney-to-host-massive-earth-concert/2007/04/11/1175971150058.html

    ResponderExcluir
  11. em outra esfera vez por outra sinto vergonha de ser brasileiro, pq a gente se mobiliza pra copa do mundo, quebra recordes de ligaçao para o bbb, mas nao da a minima para fatos como este dos deputados em brasilia, que so vao trabalhar de terça a quinta e ainda acertar os salarios pela inflação, coisa que nenhum trabalhador pode fazer. e ai, vai ficar por isso mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Vai ficar por isso mesmo, como fica há anos, Tom. Mesmo aquela coisa de caras-pintadas contra o safado do Collor e as diretas só aconteceram pq seria do interesse de quem realmente detém o poder. Ainda está pra acontecer um movimento grande que parta genuinamente da população. Ainda assim, acho importante essas manifestações pela paz que estão acontecendo atualmente. Fui há mais ou menos um mês numa manifestação na cinelândia e só não fui nessa da praia de copacabana pq esqueci, senão estava eu lá deitado, representando os mais de MIL mortos nos últimos 3 meses na nossa cidade. Ajuda alguma coisa isso? Não sei, mas não podemos simplesmente não fazer nada, e isso já é alguma coisa. Se de centenas de pessoas essas manifestações começarem a trazer, sei lá, dezenas de milhares, acho que pode dar resultados, afinal são eleitores que exigem algo dos seus governantes.

    ResponderExcluir
  13. minha maior contribuicao a humanidade é nao reproduzir kkk, esse lugar com 6 bilhoes comendo-cagando-consumindo nao vai dar certo, e também pratico todos os atos do pc

    até me empolguei com o arctic pq nao fui muito fa do primeiro, mas hj vindo pro trampo já tive que trocar pq achei meio repetitivo, aí dou uns 3 dias e retomo a audiçao,

    troquei pelo voxtrot, que nao uma banda ruim,

    ResponderExcluir
  14. quer saber o qnto de radiação e eletricidade ha a sua volta em casa? pegue um radio com am, ponha um fone de ouvido e passe perto das fontes. cada uma emite um sinal diferente que o radio capta. dai, fique em frente a uma delas e desligue geral, nao so no stand-by. vc vera a diferença. e a gente vive cercado por isso o dia todo, dai certas dores de cabeça...

    ResponderExcluir
  15. Energia elétrica, faço como vc, filtro de linha e normalmente não gosto do ambiente muito iluminado. Passo muitas horas no meu quarto com duas luminárias ligadas. Pouco ar-condicionado, não gosto, só pra evitar que o PC queime. Tv não vejo muito.
    Minha família sempre teve o hábito de jogar lixo no lugar correto, nunca deixar sujeira na praia. Eu não jogo lixo na rua, nem o papel de bala vai pra calçada. Me sinto muito bem assim.
    Meu condomínio não faz coleta seletiva. Guardei por um bom tempo muito papel e não sabia como me livrar deles. Pensei em doar para um catador mas não consegui fazer. E as pilhas também não sei como me livrar das usadas. Uso recarregáveis.
    No trabalho o disperdício de papel é assustador.
    E agora os CD... o que fazer com os CDs que não prestam mais?

    Tom, moro no Rio (Tijuca). Saberia me indicar algum serviço de coleta desses materias, pilhas, papéis, vidros?

    ResponderExcluir
  16. cara, jogar lixo no lixo pra mim não deveria nem ser discutido mais. A pessoa tem que QUERER ser porca pra fazer isso, really.

    Não faço muita coisa além disso.... tomo banho gelado e desligo a água enquanto passo sabão e shampoo... serve? hahah

    Não era muito fã do primeiro do arctic monkey não, o novo me pareceu mais interessante.

    Vou seguir o conselho das pilhas.... Existe pilha pequena recarregável? Eu só conheço as médias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. pacheco, ja existem pilhas recarregaveis de todos os tamanhos, da pilha palito (aaa) ate aquela mais gordona (D). inclusive, existem fabricantes que vendem pacotes com um par de cada tipo, mais o carregador. vc encontra mais facil no camelodromo, por ate uns 150 pratas (kit completo) ou a partir de 30 (2 finas, mais charger)

    ResponderExcluir
  18. Andre, quanto às pilhas: tem umas latas de lixo igual a essas de cor laranja espalhadas na cidade, mas na cor verde. Essas são para se jogar pilhas e baterias. Tem uma em frente ao tijuca tenis clube, talvez na praça saens pena tenha outra, não sei. Inclusive usei essa em frente ao tijuca tenis clube pela primeira vez, graças a esse papo aqui. Tá vendo Tom, vc fez a diferença, haha. :)

    Tenho ouvido tanta coisa que acabei meio que deixando o arctic monkeys de lado, só ouço uma faixa ou outro que sobrou no meu i-pobre, junto com outras faixas aleatórias mais o cd do Brasov, que é bem legal.

    Alguém vai no Lee Perry?

    ResponderExcluir
  19. great post !!!

    bem, a questão do lixo na rua é realmente um problema. eu fico na maior nóia, nem papel de bala jogo, vou acumulando tudo na mochila ou nos bolsos para descarregar em alguma lixeira. banho, escovar os dentes, lavar louça: tbém tomo muito cuidado, evito ao máximo desperdício d´água. energia então nem se fala, vivo apagando as luzes lá de casa e sempre o que não está em uso, está desligado, evito manter algo ligado desnecessariamente. a questão da coleta seletiva é complicada, pqe não rola onde moro. mas minha mãe já faz isso há bastante tempo, tem a maior paciência para separar o lixo, papel plástico vasilhas vidro etc.

    __

    agora, o que acho que pode tornar o mundo um pouco melhor é, sem dúvida, a educação. como as pessoas estão mal educadas hj em dia, parece que perderam completamente a noção, o bom senso. exemplo: cinema. eu e minha namorada levamos um farnel (bala, amendoim, pipoca etc.) e abrimos tudo antes de entrar na sala para não fazer barulho. mas parece que tem algumas pessoas que vão para o cinema apenas para conversar ou então apenas para atormentar a vida de quem quer prestar atenção no filme. e isto em qqer lugar, seja o público do estação ou o público de um cinemark, por exemplo. e o celular no cinema ? acho que tinha que ter um "detetor de celulares" na entrada do cinema, pqe tá ficando impossivel aturar ...
    quer dizer, o celular em si é um maldito mal do mundo moderno: algumas pessoas parecem que não sabem conversar ou então fazem questão que todos participem de suas intimidades, o que nem sempre é muito agradável. tem sempre alguém berrando no celular ou nextel ao seu lado hj em dia ...

    e as pessoas parecem realmente estar voltando a era das cavernas, falta sensibilidade, sei lá. no outro dia eu estava no bus lotado e entrou um pedinte: o cara era deficiente (e ainda falava com dificuldade), se arrastava pelo corredor do ônibus e esbarrava nas pessoas. como o ônibus estava lotado, surgiu um valentão que cismou de expulsar o cara debaixo de porrada. de repente, todos estavam contra ele, quase empurrando o cara para fora. já estava vendo a hora em que começariam a linchá-lo. de repente, pintou um cara fortão (tipo segurança de celebridade, 2 por 2) e disse que prá bater no deficiente, teriam que bater nele primeiro. aí todo mundo calou a boca !!! eu, infelizmente, fui covarde e não fiz nada para defender o cara e me senti muito mal por isso.

    mais uma questão de ônibus, ninguém mais levanta para idosos, gestantes, nem nada. noutro dia, lá estava eu no busão lotado, sentado lá atrás, quase no último banco. e uma grávida lá na frente, parecia que tinha uns 9 meses, tava quase parindo, maior barrigão ... eu fiquei pensando, pô esta mulher não tem grana para táxi ou não tem carro, sei lá. dei uns cinco minutos, ninguém se manifestou. eu, lá atrás, gesticulei e chamei-a para sentar, ela atravessou o corredor com a maior dificuldade (ainda tava com bolsas e tal) até chegar no meu lugar e nenhuma alma para auxiliá-la ...

    _
    o quero dizer com tudo isso é que as pessoas estão parecendo cada vez mais individualistas (primeiro eu, depois eu), ninguém mais pensa no próximo, todos querem se dar bem de alguma forma, ou chegar na frente ... tudo muito desumano.

    será que viajei demais ?

    ResponderExcluir
  20. Fábio, isso que vc diz é muita verdade... o pessoal está perdendo a sensibilidade sim. Essa história do pedinte eu só acredito porque acho que vc não inventaria uma história dessas...
    Falta de educação o pessoal tem de sobra.

    ResponderExcluir
  21. Legal saber onde tem. Na verdade eu conhecia essas verdinhas pra pilhas mas não encontrava. E será que a COMLURB coleta isso adequadamente? Porque não adianta jogar fora no recipiente correto se o gari pega e taca de qualquer maneira no caminhão.

    A questão do celular no cinema, eu sou mais radical, deveria ter um bloqueador de chamadas! É muito chato quando toca um celular. Uma vez lembro de uma pessoa ao meu lado atender no meio do filme e ficar mais de 3 minutos conversando! Antes eu colocava o meu no perfil silencioso (não toca, só vibra), ultimamente ando desligando mesmo. Na maioria do tempo (na rua principalmente) ando com ele no silencioso. Acho aqueles toque polifônicos com músicas de hip-hop uma breguice.

    ResponderExcluir
  22. uma coisa que eu ja quis botar em casa foi um daqueles trituradores de cozinha. pq eles são a solução para o lixo organico. vira tudo uma pasta e vai pro ralo, nao fica fedendo nem chamando moscas e baratas. mas a parada é bem carinha, um bom fica na casa dos mil e quinhentos contos. mas que deixa a cozinha bem mais limpa, deixa. porei na lista de natal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu