Pular para o conteúdo principal

gomlevsky russo


ontem finalmente fui ver a peça "renato russo". ja tinha ouvido falar muito bem dela, mas ainda assim tinha um pé atrás, pq nao gosto desse tipo de tributo. sempre levam para o lado piegas ou da idolatria cega, o caminho mais fácil. no meu caso, tinha ainda mais medo de ver pq fui amigo do renato em sua fase carioca e até o fim de sua vida. qndo a legiao tocou pela primeira vez no rio, no circo (como trio, renato ainda no baixo), logo ficamos broders (e tbm do andré x, da plebe). ate pq, depois ele veio morar aqui, na ilha, e geralmente nos viamos nos finais de semana na lapa, junto com a galera punk q fazia ponto na mahatma ghandi. renato ia de buzum e descia no menezes cortes. em comum, nossa adoração por cinema e música. mesmo em sua fase mais pop, renato nunca esquecia dos amigos e ligava e convidava para noitadas. as vzs alterado, outras super alegre. inclusive certa vez ele apareceu numa festa do rio fanzine e deu uma canja nao programada, mostrando que, de pop star babaca não tinha nada. voltando a peça, bruce gomlevsky encarna o renato de tal forma que chega a dar aflição. o cara passa duas horas no palco cantando e atuando (acompanhado de uma banda), numa entrega tão grande ao papel, que impressiona. emociona. faz rir. chorar. nunca parece uma caricatura. e nada é omitido ou escondido. ele capta muito bem a dubiedade e os conflitos de personalidade do cara. se vc foi testemunha da trajetória da legião, é fã do renato ou apenas quer ver uma boa peça bio/musical de um astro de rock, essa é das melhores q já se viu por aqui. não soa a tributo barato, envolve até quem está vendo pela peça em si, mesmo nao conhecendo a história. Enfim, recomendo sem restrições.

*o "renato" na foto acima é o bruce, pra vcs terem uma idéia da semelhança. e a voz dele tbm está no tom certo...

Comentários

  1. aeu vi a peça ano passado, qdo estava no centro cultural do correio e fiquei bem emocionado, é uma choradeira total, qdo acaba então, tá todo mundo fungando. a interpretação do bruce nem se fala, já tinha visto outra peça com o cara, ele é bom demais.
    e para coroar tudo, tem aquela sacada da tela que é ótima (a mesma de avenida dropsie).
    resumindo, é obrigatório !

    em uma sintonia um pouco diferente, mais convencional, mas tbém recomendada para quem curte mpb, é soppa de letra (do pedro paulo rangel), que já está em cartaz desde 2004 mas só agora fui conferir. a peça não tem diálogos, são cerca de 70 músicas declamadas que, em um contexto, acabam contando histórias. é bem criativo, tbém vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Estou pra ver essa peça desde que começou no Centro... fiquei com mais vontade agora.

    ResponderExcluir
  3. Putz fiquei até emocionado com esse post, gostava muito do Renato, era um cara que realmente era Rock And Roll.

    Inteligente, literário, antenado, sabia inglês perfeitamente (era professor não?) e suas influências musicais eram totalmente pertinentes as boas bandas da época como smiths, PIL, Echo e The Bunnyman, Jesus and Mary Chains etc.

    Li a um temo atrás a biografia dele, era um cara porra louca, bipolar e esquizofrenico, mas ao mesmo tempo quis ser responsável, se internou na clinica Vila Serena pra desintoxicação de drogas e dai surgiu a música "Só por Hoje", Lema do Narcoticos Anonimos, que funciona pra quem quer.

    Vi um dos ultimos shows dele no Metropolitan, tinha 14 anos, e me lembro que até fugi pra ver, parecia que algo estava me dizendo que seria a ultina vez, aconteceu agora a pouco com o Aerosmith.

    Gosto muito de Legião, mas não ouço mais tanto hoje em dia, mas com certeza foi a unica banda brazuca que teve as melhores letras, melhor conjunto da obra.

    Nunca mais uma banda brasileira teve um vocalista tão interessante como o Renato né? Parece que parou.

    A foto não tá aparecendo aqui, mas me despertou a atenção essa peça, tinha ouvido falar, mas já que você gostou Tom, acho que eu vou!

    Conheceu ele na rua ou como jornalista Tom??

    Off:

    AIR não virá mais ao Tim Festival, não sei por que, é o que está rolando, mas em compensação virá minha musa e princesa da vez Cat Power, quando soube quase gozei, sério, sou apaixonado por ela.

    Vou no Buzzcocks certo, a gente se esbarra. :)

    ResponderExcluir
  4. felipe, conheci o renato na rua, depois dos shows no circo, eu nem escrevia ainda, so em zines punk, nao era formado na epoca. as bandas de brasilia foram super bem recebidas aqui no rio, por isso a maioria ficou por aqui (menos o capital). eles vinham tocar e depois dos shows saia todo mundo junto pro cochrane bar ou pra invadir alguma festa na cidade.

    ResponderExcluir
  5. ainda falando de teatro, alguém já conferiu graphic, que tá rolando no ccbb/rj ? tô muito curioso, apesar de algumas críticas que li, mas como trata de quadrinhos, certamente, assistirei.

    outra que tbém é imperdível e está voltando em cartaz, é sassaricando. gostei tanto que comprei o cd, que é maravilhoso.

    e z.é. - zenas emprovisadas, que para mim, é religião, toda semana tenho que conferir !

    ResponderExcluir
  6. que bacana tom, sua visao do renato russo e a dica da peça, com certeza deve vir a SP?

    renato russo junto com o morrissey sao os caras q me deram a virada, em todos os sentidos, putz, eu lia entrevista do renato falando sobre a montanha magica do thomas mann e corria atras pra ler e era outra maravilha, tipo artista-portal (hj tem muito idiota por ai) cara antenadissimo, e o felipe disse tudo, desde os disturbios compulsivos ate seu fantastico gosto musical e artistico e coragem em geral,

    tambem nao ouco muito hj, mas sei de cor cada musica e provavelmente vou me debulhar nessa peça, rs

    tive a sorte de pegar dos ultimos shows em porto alegre e era uma catarse, ele tava fantastico logo depois do descobrimento do brasil, pra mim o melhor disco deles, acho q ele toma consciencia de uma serie de problemas, perfeiçao e perfeita,rs

    nossa, esses caras sao tao fortes na sua vida q ate devem passar no flash back qdo vc ta morrendo

    ResponderExcluir
  7. eu estou louco para ver essa peca.O unico problema é que a peca esta sempre com ingressos "sold out" semanas antes.
    sera que agora esta mais tranquilo pra comprar?
    eu sempre adorei a legiao.Acho as letras da banda entre as melhores que eu ja ouvi (incluindo as bandas gringas).
    Sempre tive admiracao pelo Renato.Como vcs mesmos falaram, o cara sacava mto de musica e era mto culto.
    Alem disso, ele passou a infancia e a fase adulta morando aqui na ilha, o que bem ou mal, fez com que eu me conectasse mais com ele, ja que estudamos na mesmo colegio (Olavo Bilac) e tivemos ate algumas professoras e diretores em comum :)
    ----
    minha amiga viu essa peca em brasilia e disse que la o clima tb era especial.Acredito que a peca passe por todo o Brasil, mas assistir ela no Rio e em Brasilia deve ter um gostinho especial.
    Assim como, sei la, ler o "mais pesado que o ceu" em seattle e andar pelos lugares q o curte andava.
    acho q vcs entenderam a ideia...rss

    ResponderExcluir
  8. off topic:

    Voces chegaram a ver ao vivo alguns shows que passaram do coachella ao vivo na at&t?

    Dos que passaram os melhores foram Kaiser Chiefs, Klaxons, CSS e Arctic Monkeys.

    Shows bem intensos, rolando até "Stage diving" nos Kaiser e no Klaxons.

    CSS met Paris Hilton in Coachella! lol a própria foi falar com eles e diz que adora, inclusive foi ver o show do lado do palco. Tão sendo bem recebidos.

    Programinha do final de semana, desde of montreal a lemonheads, pareceu ser ótimo.

    Mas como o James Murphy falou "a maioria é windows-shopping, que estava sem medo".

    A pontualidade deles tb é íncrivel, começaram quase todos na hora.

    Tomara que os Klaxons venham mesmo, super show!

    O povo de la é meio morto também da até raiva hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O engraçado é que o Renato e o Morrissey tem várias coisas em comum (só que o Renato não era tão mala) e eu sempre achei que o Moz tinha influenciado o Renato...mas, depois fui perceber, que eles foram praticamente contemporâneos. Ou seja, pode ter sido uma puta coincidência que os dois tenham surgido na mesma época. Pena que o mais mala, apesar de talentoso, durou e o mais legal não.
    Também acho uma pena que nenhum vocalista recente tenha chegado perto do talento e do carisma do Renato. Parece que o rock brasileiro caiu num buraco negro profundo e não sai de jeito nenhum. Claro, tem umas bandas por ae tentando, mas eu acho que nenhuma encosta no dedo do pé da Legião.

    ResponderExcluir
  10. vejam o que recebi agora:

    "comunicado: Infelizmente, recebemos uma solicitação para que retirássemos de todo e qualquer material de divulgação o nome e/ ou qualquer menção ao artista Renato Russo. Explicando melhor: no show que a banda Os Parabrisas fará no Garden Hall no próximo dia 5, às 22 horas, existia um personagem inspirado no grande líder da Legião Urbana. Era apenas uma brincadeira, das inúmeras feitas pelo grupo...que também inspirou-se em outros cantores,. como Sidney Magal, Felipe Dylon, Axl Rose, Ed Motta, Paulo Ricardo, etc... Mas, infelizmente, esse tipo de homenagem nem sempre é compreendido como tal."

    *alguem ai conhece essa banda?

    ResponderExcluir
  11. o renato era um amalgama de seus idolos: usava um calça de couro para citar jim morrison, a jaqueta de exercito era homenagem a johnny rotten dos sex pistols, a dança epileptica era para lembrar o ian curtis do joy division, a camisa brnca e as flores era pelos smiths e o morrissey e so on. mas ele saia disso tudo com uma postura propria e letras incriveis...

    ResponderExcluir
  12. por conta desse post recebi email do proprio bruce gomlevsky, que faz o renato no teatro. ele disse que a peça irá para sao paulo, claro, so nao sabe quando (isso tudo depende de patrocinios). e que ela fica so mais este mes no teatro do shopping da gavea, mas nao disse se ela ainda vai para mais algum teatro aqui no rio. entao, nao percam...

    ResponderExcluir
  13. este parabrisas não eram aqueles tais parabrisas do fracasso que tocavam covers/paródias ?

    ResponderExcluir
  14. ha me lembrei... neste show...
    foi uma das primeiras
    apresentações do biquini
    cavadão...

    ResponderExcluir
  15. ola galera!
    o primeiro show que vi
    do renato no show de
    3 anos da flu-fm
    no monte libano...
    levei um amigo
    que até hoje fala
    da apresentação de
    renato e como ele ficou
    impressionado...
    foda é com tudo isso,
    o cara foi ser policial
    civil... é mole!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa...essa eu tenho que desabafar: tava zapeando e parei no Fox News pq eles tavam passando um debate sobre o Rage Against The Machine ter falado mal do Bush durante o show deles em Coachella. Impressionante. Os argumentos eram "Eles ja foram populares, sao anarquistas, nem estao mais juntos"...ae a outra imbecil fala "Eles sao muito feios"..."Ninguem vai perguntar pro A Flock of Seagulls of que eles acham do Bush".
    Eu ja sei que o Fox News eh o pior canal de noticias que existe, mas nao pensei que fosse tao estupido assim. Fiquei chocado.

    ResponderExcluir
  17. Engraçado que esse assunto leva a uma outra questão:

    Artista bom é artista morto ou velho?

    Hoje em dia, não rola mais tanto aquela rebeldia, furia, drogas, baladas surtadas entre os músicos. Na sua maioria são caretas, tocam bem e fazem tudo certinho.

    De um lado é bom, pois você vai num show e não vai ver o cara caído falando merda, mas de outro tira aquele glamour do rock que já é praxe.

    Fiquei pensando uma vez nisso, não acho que ninguém ou quase ninguém, seja cultuado no futuro dessa geração musical, pois não tem uma vida "louca" como tinha Renato, Kurt, Jimmi, Janis ou James Brown.

    As biografias são bem pobres ou quase não faladas.

    E as musicas quase 100% são de diversão, party people e relacionamentos.

    Cadê o protesto, as boas melodias, as citações de livros que tanto marcaram Renato por exemplo?

    O mundo musical está mesmo fuck off e emocional.

    Mas quem pelo menos, como eu, pegou pelo menos os 90's teve esse "sentido" sex, drugs and rock and rock, hoje as pessoas são muito mais caretas (não criticando), mas é um saco essa nova linhagem, nada pode, nada acontece de novo.

    Acho que você que viveu mais intensamente os 80's Tom, deve me compreender melhor.

    Off:

    CSS além de conhecer a própria Paris Hilton no Coachella, estavam no camarim Courtney Love, Lindsay Lohan e a Peaches. Só faltou a Britney!!

    Nossa, como deve ter sido estranho pra eles encontrarem a Paris Hilton! Uma musica feita sem nenhum pretenção e de repente se esbarra com a mulher, muita doideira.

    CSS gravou participação no Jools Holland junto com Arctic Monkeys (CD do Ano)

    No youtube ja tem milhares de videos de todos os shows, podem conferir.

    Não tava afim de ir esse ano não Tom? Tu sempre viaja achei estranho!

    Buzzcocks foi legal, bem ramones 1 2 3 4 e solta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Falando em gente do século XX, deu no Trabalho Sujo do Alexandre Matias:

    "Retrô é pouco. Os compadres Rodrigo Lariú e Gabriel Thomaz se reuniram para resgatar do limbo (sim, ele existe!) as saudosas fitas cassetes e no próximo dia primeiro de maio lançam uma fita (isso mesmo - LANÇAM UMA FITA) chamada Fim de Século. A idéia partiu do Gabriel, que compilou a fita a partir de várias demos de bandas brasileiras daquele tempo distante antes do MP3 e do CD-R. Então a fitinha é cheia de pérolas daquela época como Acabou La Tequila, Doiseumimdoisema, Gangrena Gasosa, Squonks, Eddie, Disk Putas, Graforréia Xilarmônica, Oz (o Pixies de Brasila, com Marcelo Bighead [hoje conhecido como Nego Moçambique] no baixo e vocal), Pato Fu quando era bom e outros que eu não lembro o nome agora. A tiragem da fita é limitada, mas as músicas vão estar para download no site da gravadora do Rodrigo, o Midsummer Madness."

    http://mmrecords.com.br/200704/fim-de-seculo/

    ResponderExcluir
  19. esse comentário do coveiro acima falando de fitas cassete é bem legal...

    ainda hoje tenho umas 158 fitas cassetes...

    programas de radio da flu(vários nt, menos algum hellhadio, infelizmente...), o programa riofanzino com calbuque na grobo fm e cds importados...

    sabe que outro dia coloquei uma
    e achei o som até melhor que alguns
    cds gravados...

    o som tinha mais grave...

    ainda guardo as tais fitas e atualmente penso em procurar
    alguem para digitalizar isso tudo...

    valeu ... abraços!

    ResponderExcluir
  20. off topic?

    alguem já ouviu o novo
    do beastie boys?

    ouvi dizer que é bom...

    ResponderExcluir
  21. eu ja tinha lido essa noticia da fita demo.Acho as caixinhas mega simpaticas :)
    c uma banda legal resolvesse lancar, eu comprava rss
    -----
    todos estao falando do novo do artic monkeys.É bom mesmo?
    vou ver c baixo

    ResponderExcluir
  22. eu ainda tenho as demos (cassetes) de quase todas as bandas cariocas dos anos 90: pelvs, second come, cigarettes, planet hemp, habitantes, ocaso ... e de outros lugares do brasil. até hj não consegui me desfazer de nenhuma delas ... principalmente, uma chamada "cult cover demo" só com bandas brasilienses tocando covers. esta merecia sair em cd.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu