Pular para o conteúdo principal

Dixie chiques


Baixei e vi no fim de semana o doc "Shut up & sing", que conta aquele perrengue pelo qual o trio feminino de country americano Dixie Chicks passou por ter manifestado uma opinião. Foi o seguinte: em 2003, elas estavam tocando no Sheperd´s Bush Empire, em Londres, qndo, em dado momento, a cantora principal, Natalie Maines, resolveu dizer, em meio a um sorriso maroto e jogando pra platéia dos londrinos, que sentia vergonha de ser da mesma terra (Texas) que o presidente Bush. Tudo bem, isso morreria ali. Não fosse a data ser a véspera da invasão americana no Iraque. O q fez o comentário atravessar o oceano e tomar proporções imensas. Logo, a banda que tocava na abertura do Superbowl, lotava arenas, vendia discos à rodo e tocava sem parar nas rádios foi praticamente excomungada por seus patricios e fãs. Num instante, pessoas passaram a jogar os CDs delas no lixo, manifestantes iam para portas de shows devolver ingressos, as rádios country simplesmente a botaram na geladeira (um locutor diz no filme q era mais fácil pra ele tocar Marilyn Manson!) e as meninas sairam de cena. Tiraram férias, foram cuidar dos maridos e filhos (Natalie é casada com o cara que faz Peter Petrelli em "Heroes") e repensar a carreira. Após dois anos começaram um novo disco, "Take the long way", produzido por Rick Rubin (com Chad Smith do RHCP nas baquetas) e resolveram mandar o country, que as abandonou, às favas. Recentemente, as Dixie Chicks voltaram ao mesmo Empire onde a frase foi dita. E Natalie mandou na lata: "estamos de volta à cena do crime (risos). E não tenho nada de novo pra dizer. Só que sinto vergonha de vir da mesma terra que o presidente dos Estados Unidos" (aplausos). É isso aí, uma garota de atitude e que não amarela, que nem fez o Justino naquele caso ridículo dos seios da Janet Jackson. Taí, mesmo não gostando de country, virei fã das Dixie Chicks. Elas tem mais atitude do que muito roqueiro posudo por aí. By t way, o doc é muito bom e vai além do simples fato, questionando tbm a liberdade de expressão, independentemente de raça, credo, sexo ou nacionalidade...

Comentários

  1. nao conhecia a estoria nem as musicas da banda, mas tambem fiquei bem simpatico com a causa- q americanada mais bitolada, parece aquele caso do lennon falar que os beatles eram maiores que cristo

    ResponderExcluir
  2. po, eu lembro desse caso.E me lembro tb, que ele teve destaque na impressa musical.Inclusive alguns rockeiros tb falaram mal das meninas :S

    Assim como o green day, que foi esculachado pelo vocalista do Killers, devido a postura anti-bush e afins.

    Po, o cara pode ser nacionalista, mas tb nao precisa ser idiota.Assim como a America tem milhares de acertos, tem milhares de erros.Nao da pra fechar os olhos.
    -------------
    Tom, fiquei com vontade de ver o doc, mas to com um problema.Eu nao sei aonde baixar os filmes rss
    Me da uma dica de onde eu arrumo esse doc, e a legenda (q pode ser em ingles mesmo ).
    valeu.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, não soube dessa história, mesmo não conhecendo o trabalho das mocinhas.

    Sei que elas faturaram trocentos Grammys esse ano, então quer dizer que está tudo ok agora.

    Essa coisa de patriotismo exarcebado é bem coisa de americano, sempre tem histórinhas de boicote, Madonna que o diga, nem chega aos pés delas.

    Off Topic:

    E esse massacre que rolou nos EUA o que vocês tem a dizer a respeito?

    Engraçado que não foi por parte de ninguém ligado ao mundo Islamico, um sul coreano, mas nas declarações do cara ele foi bem enfático em sinalizar a terceira pessoa, se referindo a America pelo ocorrido.

    Sinceramente, não sei o que se passa na cabeça dessas pessoas, já que eles vivem uma cultura totalmente diferente da nossa.

    Em todos os lugares existem os "Freeks and Geeks", mas acho que isso lá é interpretado de uma maneira muito mais séria e raivosa do que aqui.

    A cultura do consumo, a inveja, a ganância, as frustrações se transformam em proporções muito maiores na classe média de lá, ainda mais você sendo de outro país numa universidade de elite.

    Isso tudo combinado gera pessoas como esse carinha, que nunca teve atenção reconhecida na vida por algo feito, e de alguma forma, chamou a atenção pra algo alarmante que acontece lá.

    Xenofobia já existe nos EUA e na Europa faz tempo, misturado com a ostentação dos americanos e o desleixo aos imigrantes.

    Já que tem imigrantes, acho que deviam pensar seriamente na igualdade e no atendimento psicólogico desses.

    Taí, um carinha que foi rejeitado e sacaneado a vida inteira ganhou seu dia de fama, não da melhor maneira, mas fez direitinho o que ele planejou, mostrando que os EUA ainda não são 100% seguros.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um cd das meninas, ainda da fase anterior, acentuadamente country, sempre simpatizei com elas ... que na entrega do grammy deste ano deram um tapa com luva de pelica na cara de todos, já que passaram o rodo nos prêmios.
    ou não, de repente, os prêmios que elas ganharam foram uma espécie de desculpa ???

    ResponderExcluir
  5. um cantor country de segunda, toby keith, liderou o boicote a elas e chamou-as de vagabundas. sabe o q a natalie (a do meio na foto) fez? bordou numa camiseta as iniciais FUTK (vc sabe o q significa) e disse pra imprensa que significava Fans United Together in Kindness, rarara. ela tbm é a unica do trio q fala palavrao e se veste de um modo, digamos, mais punky...

    ResponderExcluir
  6. esse lance do tiroteio sempre vai acontecer, por um motivo ou por outro. um amigo meu de longa data mora la desde os 8 anos, estudou, se formou, se casou, fez tudo lá. ja tem cidadania, green card, tudo. mas, pros americanos, pela pela dele mais morena e pelo nome de familia latino, ele sempre será um imigrante, de fora, outsider. eles segregacionam mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Acho isso muita besteira. Existem historias de imigrantes que deram certo nos EUA. Quanto a serem aceitos ou nao, bom, se o cara deu certo, profissionalmente e tal, entao ele foi aceito de alguma forma.
    Li alguns artigos a respeito desse coreano e parece que ele sempre foi quieto, desde que morava na Coreia do Sul. Os colegas dele, tanto na high school quanto na faculdade, diziam que ele nao abria a boca. Po, ai fica dificil ser aceito ne?
    E quanto aos pais do garoto? Sera que eles sabiam que o filho era meio violento? A responsabilidade cai sobre eles porque, afinal de contas, eles que decidiram ir morar nos EUA pra "tentar uma vida melhor", pelo o que eu li. O que eu não entendo, porque já li que a Coréia do Sul é um dos países mais promissores da Ásia no momento.
    O cara quis ser um mártir, falou em Jesus Cristo e tudo, ao mesmo tempo que falava mal do cristianismo. Fez homenagem aos moleques de Columbine. Acho que ele queria aparecer e entrar pra história. E conseguiu.
    Em qualquer colégio, de qualquer lugar do mundo, existem crianças que são sacaneadas, seja por qualquer motivo. Mas isso não justifica nada. E se os imigrantes são tão escorraçados nos EUA, caralho, por que diabos eles vão pra lá então?

    ResponderExcluir
  8. ue, rocha, os imigrantes vao pra la pq, mesmo sendo sacaneados, ganham melhor q em suas terras, e isso é fato. claro q isso nem o fato do cara ser ignorado devem servir de desculpa, mas a america, mas do q qq lugar, divide bem seus grupos como naqueles partos de refeição escolar. o arroz aqui, o feijao acolá e os legumes do outro lado. isso tbm é fato...

    ResponderExcluir
  9. boicote é uma coisa típica de pelego, não! é foda! a mediocridade tenta ser represa, mas os diques arrebentam com a força da natureza...

    ResponderExcluir
  10. Eu vi um show delas num rodeio lá em hoston!!!! =)

    Eu estava numa aula de Debate lá quando isso aconteceu... rolou uma discussão saudável.

    ResponderExcluir
  11. Ok mas então há de se concordar que todos pagam um certo preço por aquilo que querem na vida. O imigrante vai pra América (do Norte), consegue um bom emprego, ganha bem, etc...mas talvez ele nunca vá ser aceito como um americano. E aí? Vale a pena? Nada na vida é de graça.
    E, se tratando do caso do coreano, vários asiáticos se dão bem nos EUA. Até melhor do que os hispânicos. Então não acho que o motivo seja esse. Acho que o moleque era perturbado, talvez até mesmo antes de ter ido pros EUA. Tu chegou a ver o vídeo que ele mandou pra NBC? Tá lá no youtube. O discurso dele não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
  12. A facilidade de compra de armas dentro do EUA aumenta muito esses casos, seria muito dificil isso acontecer entre cidadões comuns (sem ser terroristas), como acontece lá.

    As pessoas podem ter até planos aqui de fazer algo, mas não é qualquer um, lá acho que acima de 18 você já pode comprar qualquer tipo de arma e munição (lembram Tiros em Columbine?)

    E a comunidade sul-coreana já está sendo mal vista pelos americanos, só da uma volta por youtube e blogs da vida que eles já generalizam tudo (Pigs, Motherfucker, suckers).

    Outra coisa chata, você sul-coreano, paga o pato todo pelo que esse carinha fez, cria mais xenofobia no país.

    Estão falando já nos jornais que ele se inspirou em Matrix e naquele filme "nervoso" Oldboy, me lembro que até comentei aqui, prendem o cara por anos e o cara sai matando todo mundo, da frio na espinha esse filme, mas é um filmaço.

    Ele mandou fotos e filmes pra NBC, ainda estão interpretando o caso, é o cara quis chamar atenção e conseguiu.

    ResponderExcluir
  13. eu comentava em que momento os "especialistas" iriam encontrar a inspiração do sul-coreano em músicas, filmes ou games. não demorou muito, logo, logo já surgiu o nome de oldboy ...
    cuja versão americana (produzida por sean penn) foi cancelada, graças a deus. quem deve estar feliz é o diretor chan-wook park
    , que compôs a trilogia da vingança (quem não viu os outros dois, deve ver, são ótimos), que acaba de ganhar publicidade gratuita ...

    ResponderExcluir
  14. off topic:
    e o air, finalmente, vem aí ...

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que no Rio de Janeiro não tem esses problemas de tiroteio...

    ResponderExcluir
  16. Mudando de assunto, vocês vão no Keane hoje?

    To lá!

    E esse ano nem vou no Skol Beats, 2 dias sem chances! :)

    ResponderExcluir
  17. Pra ser sincero, eu nem sei aonde eu iria no Rio pra comprar uma arma (legalmente). Nem sei aonde se vende. Nos EUA é fácil porque em qualquer lugar tem uma lojinha vendendo.

    ResponderExcluir
  18. Acho que a diferença é que aqui neguinho não tem grana pra comprar uma arma. Quanto que custa? Duvido que seja barato.

    ResponderExcluir
  19. aqui no rio, acho q se vc tiver acesso a algum trafica local ou ao carinha q vende drogas na noite, de repente chega a quem vende armas, uma coisa ta ligada na outra. acho q em casa de caça e pesca se compra armas aqui, tipo rifle, mas deve ter muita burocracia. e acho q nem tem a arma a mostra na loja, como tem nos eua. lá é muito facil mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Todo o meu respeito à dignidade das Dixie Chicks, cujo trabalho realmente não conheço. Uma curiosidade, Tom: você conhece o "The Radio Department", que, assim como o "Air", está na trilha de Marie Antoinette? Acho que as faixas deles foram as minhas preferidas do disco, que acho uma coletânea excelente.

    ResponderExcluir
  21. So pra nao dizer que eu nao comentei sobre o topico em si, eu sempre gostei das Dixies. Nao sou fa de country, mas tb nao tenho nada contra. E elas sempre fizeram um country meio pop. Eu ja ouvi esse ultimo cd...se merecia ou nao ganhar tantos grammys eu nao sei. Mas ruim nao eh. Acho que o que rolou nos grammys foi uma atitude meio politica, anti-Bush.
    Sao exemplos como o delas que mostram que os EUA nao eh feito so de idiotas e patriotas cegos.

    ResponderExcluir
  22. Na escola onde eu estudei eles dão bastante atenção aos estrangeiros... a escola até tem aŭlas especiais chamadas ESL (english second language) que é pro pessial estrangeiro se acostumar com a língua... e não vi nenhum traço de xenofobismo entre os estudantes. A única coisa que havia era a separação de culturas na hora do almoço, mas acho que isso é mais culpa dos estrangeiros mesmo. Se tem 3 brasileiros na minha escola, é lógico que eu vou sentar com eles.

    Eŭ adorava todos os coreanos... meŭs amigos se resumiam a coreanos e muçulmanos.

    ResponderExcluir
  23. alguem ai foi no keane? prestou? alguem ai foi no jethro tull? e alguem ai vai no evanescencia?

    ResponderExcluir
  24. o cara tinha problemas psicologicos.
    nao tem nada a ver com old boy, rock alemao...e coisas do tipo.
    o cara era doente e ponto final.
    O mais engracado foi o comentario do avo dele..foi algo do tipo "bem feito pro fdp..morreu com aquelas pessoas"
    todos na familia dele falavam que o coreano era doente.

    ResponderExcluir
  25. tem um camarada chamado jaime que fica mandando toda hora o nome do vocalista do burzum, varg virkenes, aquele que botava fogo em igrejas. jaime, ja colocamos um post seu, pode parar de mandar. sobre oldboy, ridiculo. sempre tentam passar a culpa pra algo mais facil, como tentaram jogar em marilyn manson a parada de columbine. cho era doente...

    ResponderExcluir
  26. vcs leram a reportagem do estadão na sexta? foi a única que não colocou panos quentes, nem tapou o sol com a paneira. vagabundo aloprava com o infeliz que nem fazem com o finatti na comuna da bizz e etc. o mais leve que falavam pro cara era: "volte pra china, seu imigrante fdp"...

    aí o cara vai aguentando quieto, aguentando e aí depois não adianta querer represar pq os diques sempre hão de romper. e deu naquela merda que todo mundo viu na tevê.

    na verdade, a cultura pop tb tem parcela de culpa, sim! pq é vendida uma hiper-realidade que gera frustração em muitos. rolou ontem no globo news uma discussão tb muito interessante - sem esse maniqueísmo idiota de quem se acha elite e a cambada de fora de seu círculo lixo branco. se é pra discussão ser nesses termos, vá se foder com moralismo de quinta!

    e sinceramente acho que conceber esta merda de realidade apenas como artefato para consumo é se negar a enxergar a própria responsabilidade, que é de todos.

    caso contrário pq moleque de rua entraria numas de roubar ipod ou tênis nike de playba? isso tudo é reflexo de uma violência a que esse pessoal é submetido diariamente... aí já viu!

    o pior é que sempre vai ter gente com mentalidade de velhota tricoteira que acha que novela é retrato da vida real. fala sério!

    o darcy ribeiro falava uma coisa muito séria e muita gente dava de ombros: falava na importância da educação deste povo. e aí nas sucessões, seus projetos eram sabotados por razões políticas contrárias. mas era aquela história: o inimigo não é aquele seu vizinho que é um pouquinho diferente de vc (putz), o inimigo hj é um mal bem pior... aquele negócio que o glauber ironizou naquele filme toscaço dele, com rotação alterada de áudio e tudo, reprocessando os primórdios do cinema moderno aqui deste país.

    acho sinceramente que antes de qq atribuição de juízos de valor, todo mundo teria de ter lido a genealogia da moral, daquele alemão bigodudo. assim é mais fácil não se surpreender depois que o leite estiver esparramado no assoalho.

    ResponderExcluir
  27. miltom, coveiros, vamos lá!
    varg virkenes é nosso rei!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu