Pular para o conteúdo principal

CSS ROCKS!


Desde os anos 80 que as bandas de rock alternativas/indies brazucas (principalmente paulistas) tentam se dar bem na inglaterra e sair no nme. muitas tentaram. um colega meu de profissão, o naporano (escrevia na ilustrada da folha e tinha a banda maria angelica não mora mais aqui) foi um dos primeiros a tentar. foi com malas e bagagens para londres, ficou por lá um tempão, e nada. a ultima vez que o vi estava vendendo cds piratas de shows na feirinha de camden town. mais recentemente a galera do wry (de piracicaba ou campinas? to na duvida) tbm fez o mesmo. assim como a dupla tetine (que ate apelou para um bonde do tetine, capitalizando na frente o hype do funk carioca, execrado pelos indies brazucas, mas, como agora é moda...). mas, a unica que realmente chegou lá foi a cansei de ser sexy/css. além de sair toda semana no nme, ganhou o publico e a critica e ainda foi empurrada pra dentro da onda new rave. resultado: esteve na turne do nme e pode ser vista no dvd que vem com a recente edição do jornal (comprei um na letras do leblon sexta passada e o css aparece até com destaque na capa!). lá estão as meninas (e o adriano) de igual pra igual com gossip, klaxons, automatic e tudo mais. e até já deram cria: o new young pony club é citada como uma banda na linha css! ou sejam deixamos de ser cópias e passamos a ser referência! a relação é diferente com o sucesso do sepultura nos anos 90. por mais que fosse metal, atingia o mainstream. o css, não. é a realização do sonho de milhares de meninos e meninas indies daqui. se vai durar um verão londrino, whatever. mas eles realmente chegaram lá, seja lá o que LÁ queira dizer. se abriram as portas pro resto, veremos...

Comentários

  1. No inicio, eu torcia o nariz para o Css. Neguinho babava mto o ovo, principalmente o Lucio Ribeiro. Mas depois que eu vi eles tocando "off the hook" no altas horas, acabei baixando o album e me apaixonei.
    A versão do album q foi lançada pela subpop é ainda melhor do q o anterior, achei mais enxuto.

    ResponderExcluir
  2. tbm acho a versao gringa do cd melhor, pq é mais enxuta e tem um som melhor (foi remasterizado). no inicio tbm tive pe atras com eles, pq parecia modinha do mundo fashion. mas ai vi um show, vi dois e ouvi o disco e gostei. ha uma versao de let´s make love que saiu em single que é muito boa. ha quem diga que so se fala do css pela conquista deles na gringa. nao acho só isso. apesar do som tosco e das letras bobinhas, é bacana. é pop, mas nao é brega

    ResponderExcluir
  3. Vi 2 shows deles, um na Melt e o outro na Loud. É divertido mas nunca me pegou a ponto de eu baixar o cd na internet. Não sei se é preconceito meu por ser uma banda só de "meninas"(nunca curti esse tipo de banda) ou por ser muito paulista. Nunca fui fã de bandas como Cibo Matto , cujo estilo eu considero parecido, só que o CSS é mais eletrônico.
    Mas uma coisa eu tenho que admitir: o clipe gringo de "Alala" é engraçado. Alguém já viu? Mostra uma briga em uma festa de trás pra frente, com as meninas todas ensanguentadas.

    ResponderExcluir
  4. Posso estar embolando datas (acho que não estou), mas o Tetine tava fazendo programa de rádio e o lance do Bonde antes do boom do funk lá fora, não é não?

    abs,

    ResponderExcluir
  5. acho que já até comentei em algum post anterior que acho o css a banda da década, no brasil, sem sombra de dúvida. e acho que este sucesso todo lá fora (ao contrário daqui ...) só vem comprovar esta teoria. mas tbém temo que a banda acabará logo, logo, talvez um pouco antes ou um pouco depois do segundo disco, não sei pqe tenho esta impressão.
    e as outras bandas que vieram a reboque que tbém admiro tanto qto o css são: bonde do rolê, bonde das impostora, 808sex, voz del fuego. e tbém curto o bonde do tetão (a versão funk do tetine).

    ResponderExcluir
  6. alias, ja ouviram "standing in the way of control", do gossips? a gordinha canta pra carater e a musica é muito boa, tanto em versao rock qnto em mix dance. e, sim, o css deve ter vida curta, nao é o tipo de banda que vai construir uma carreira solida, isso nao acontece mais hj em dia. no maximo, uma carreira solo para a lovefoxxx, que é fofa (rs)

    ResponderExcluir
  7. Porra Fabio, banda da década? Será?

    Eu ainda aguardo o dia em que uma banda brasileira de rock de verdade faça sucesso lá fora. Eu acho que o Legião tinha competência pra isso, se as letras em inglês ficassem tão interessantes quanto em português...mas acho que o Renato nunca se interessou por isso. E ele era muito feio tb, não sei se isso faria a diferença.

    ResponderExcluir
  8. rocha, so nao entendi o q vc quis dizer com rock de verdade. nao dá. o rock é dos brits e dos yankees. por melhor q a gente seja, sempre sera uma copia. o caminho é levar algo de novo, assim como estao fazendo edu k e bonde do role, um som daqui com cara de rock. ate o css chegar no nme, o maximo q nós conseguiamos era tocar no john peel, que nem existe mais...

    ResponderExcluir
  9. bem, rocha, é opinião pessoal.
    não sei se existirá, um dia, alguma banda nacional que dominará o mundo (rsrsrs), acho mais legal ir comendo pelas beiradas, ir sem muita pretensão e conquistando aos poucos. o meu primeiro contato com o css foi acachapante, qdo ouvi (e os vi pela primeira vez) achei melhor do que muito gringo que têm por aí e ainda pensei que eles não fariam feio lá fora; e não o fizeram ...
    o único porém é os poucos shows que rolam no brasil, mas acho que agora a prioridade deles é realmente o mercado exterior, e de certa forma estão certos ...

    ResponderExcluir
  10. "o único porém é os poucos": nossa que horrível ficou isso !

    desculpas pelo português ...

    ResponderExcluir
  11. Tom vc comentou que no inicio ficou com o pé atrás com eles por parecerem modinha do mundo fashion... bom, no inicio eles eram isso mesmo, heheheh. Depois é q eles começaram a levar a sério, qdo surgiu o show no tim, eles viram q podiam chegar mais longe e as meninas começaram a aprender a tocar, antes era mais festa de fotolog.

    Acho que essa materia antiga com o adriano no scream yell explica muita coisa: http://www.screamyell.com.br/musicadois/canseidesersexy_css.htm Outro dia o felipe comentou aqui sobre uma entrevista recente do adriano pro site rraurl, segue o link: http://www.rraurl.com/cena/texto.php?id=3470

    Apesar de ao ler as entrevistas ficar com a impressão de que o Adriano é um deslumbrado, mta coisa que ele fala é correta, especialmente sobre estrutura de show no Brasil. E é inegável que ele é um ótimo compositor, desde o thee butchers orchestra. Gosto das musicas do css, infelizmente nunca vi show e ao que parece ele não faz a menor questão de fazer show por aqui, gostaria de assistir.

    ResponderExcluir
  12. poize, renato. eu sei que eles no começo realmente eram modinha do mundo fashion., mas nao só isso., foram em frente. alias, o thee butchers é (era?) muito bom, vi um show deles no cine iris que foi dez. qnto a tocar aqui, sei da boca de produtores que o adriano cobra 20 mil dolares agora pra tocar no brasil, foi o que ele pediu ao chemical festival...

    ResponderExcluir
  13. Quem sou eu pra falar de CSS, primeiro show foi como hoje no The Evens, um cubiculo que ecoava como se fosse algo grande, eles fazem a diferença.

    No começo, meio impacto pelo nome, cansei de ser sexy, não da nem vontade de ouvir ou é ligado a coisa de viado, drag, as pessoas sacaneavam quando falavam deles.

    Devargazinho pegaram a sorte na Sub-Pop, fizeram milhões de shows pelo mundo todo, e tem mais ouvinte que muita banda internacional de nome.

    Não acredito que seja uma coisa passagera, e sim um degrau que eles eles deram na carreira deles.

    O Album foi remasterizado as pressas, e eles tocam hoje em dia bem melhor.

    Resultado, eles estão: Coachella, Lollapaloosa, Glastonbury, Reading Festival, Becassin etc etc etc

    Acho que ano que vem eles já podem ser headlines de Festival, o Arcitc Monkeys não estão sendo??

    O unico problema da banda é o Adriano, mas sem ele elas não são nada, ele faz a barte eletronica e todos os remixes. Ele ta pra fazer um do NIN...

    Amo a banda, não é um album que se enjoa, e tudo deu certo pra eles, fico muito feliz, o Brain Molko do Placebo falou que ama CSS....

    Vamos ver onde isso vai parar, acho que ano que vem ninguem segura....

    ResponderExcluir
  14. Oi Tom.

    O wry é de sorocaba. Tem também o The Tambourines, que acabou uma tour com o Brian Jonestown Massacre. Eles vêm ao Brasil mês que vem para alguns shows.

    ResponderExcluir
  15. valeu pela lembrança, audim. eu trocava emails com eles, mas depois nos desconectamos. ha tbm aquele dirty blonde (mas quem acabou aparecendo foram os long blondes). po, felipe, que bom q vc viu o evens. eu tive pos-trabalho. e sabem quem ta vindo ai pro mada? o hot club de paris (eles nao sao de paris, esse é o nome da banda). quem sabe eles esticam rio-sp

    ResponderExcluir
  16. Felipe acha mto dificil eles virarem headlines. Acredito q o css não passa do segundo disco. Não por falta de talento, mas sim pq irá aparecer uma nova cena musical(tipo um new grunge, rsrsrs) e eles ficarão fora.

    ResponderExcluir
  17. Tom,
    o Hot Club de Paris não vem mais não. No Mada a única banda grnga é Russian Futurists, uns canadenses. Iam trazer outros nomes, mas as negociações não rolaram.

    Eu também tinha um pé atrás com o CSS, quando vi o show, até fiz uam brincadeira saindo e dizendo "cansei de ser público". Ahcei sem graça, piada de paulista, forçada e sem graça. Passou um tempo e ouvi o disco, gostei mais e hoje até toco nas festinhas as vezes. Quero ver outro show hoje em dia, deve estar bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. Tom, não tenho a minima noção de cachê de bandas/DJs brazucas, internacionais e mto menos de uma banda nacional com sucesso lá fora. 20.000 doletas é muito ou pouco?

    ResponderExcluir
  19. Não acho impossível, num futuro próximo, sair uma banda de rock do Brasil que faça algum sucesso lá fora. Difícil, mas não impossível.
    E não sei se concordo que só os americanos e os brits sabem fazer rock. Se fosse assim não sairia bandas de lugares como Suécia, Alemanha, Argentina, etc. É que nem dizer que só os japoneses sabem fazer sushi ou só os franceses sabem jogar futebol
    O que dificulta mesmo é a própria garotada, que parece que só quer fazer som ao estilo Blink 182 e derivados.
    E a falta de um frontman de responsa. A maioria das bandas daqui tem bons músicos mas péssimos vocalistas.

    ResponderExcluir
  20. concordo em grande parte com vc, rocha. nao temos bons frontmans e os que temos cantam mal, nao sao carismaticos, nao se entregam. mas acho que uma coisa é fazer sucesso la fora tocando rock,sendo japones ou brasileiro, passa como exotico. mas nunca sera realmente a mesma coisa. começando do fato que rock aqui é coisa de classe media, e la fora é de white trash e proleta. mas isso da pano pra muito papo. renato, o valor do cache depende do artista e de onde sera o show e o patrocinador. 20 mil doletas pra tocar num festival onde a atracao era o psytrance, nao paga. nao havera retorno de publico e bilheteria que, digamos, teria com uma pitty ou detonautas. 20 mil doletas da 40 mil reais, o dobro de um cache basico para banda local aqui, mas normal lá fora

    ResponderExcluir
  21. Tom, e aquela banda de um brazuca q anda repercutindo por aí ... se não me engano, chama-se guillmonts ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  22. Pra mim a maior barreira pra banda brazuca acontecer lá fora é mesmo o idioma . Num mercado inflacionado como o da musica neguinho nem para pra escutar se for numa lingua estranha (duvido que alguem aqui escute banda argentina ou de sudamerica) - até banda portuga é esquisito -
    Mas aí se a banda resolve gravar em ingles é logo detonada e rotulada de pretenciosa (o que em alguns casos é verdade).
    Resumindo , a cada 10 anos uma banda brazuca acontece lá fora , anos 90 sepultura , anos 2000 Css , e nos anos 2010 alguma banda de algum moleque que tá começando a escutar rock agora .
    Mas de verdade , mesmo não achando nada de mais no som do CSS fico bem satisfeito com o sucesso dos caras , embora tambe´m concorde com a geral e acho que o prazo de validade é mais um disco apenas .

    ResponderExcluir
  23. É... pedir o dobro de um cache normal é quase o mesmo que dizer: não queremos tocar.
    Ao mesmo tempo que concordo que os locais pra tocar por aqui são quase precários e as bandas deveriam lutar por lugares melhores, lembro que o franz aceitou tocar no circo por um cache menor (acho eu) só pela história do lugar, lembro do trail of dead tocando no garage (eu não fui, lembro que foi numa quinta feira e acho q quase ninguem foi). Agora mesmo o Ian Mckaye tocou no audio rebel, que na verdade é um estudio, não? Se tivesse um show do css no cine iris ou no odisseia hoje eu com certeza iria e acho que muita gente também, seja pelo hype ou pela qualidade da banda. E eles estavam aí no Brasil esses dias. Pra concluir mais ou menos o que estou querendo dizer: acho que mesmo que seja uma banda voltada e planejada pro mercado internacional eles deveriam pelo menos pensar em quem curte o som e gostaria de ver um show deles.

    ResponderExcluir
  24. *cansei de ser sexy parece muito Le Tigre.
    *cansei de ser sexy é um nome de banda EXCELENTE.
    *O que é nosso e faz sucesso lá fora é apenas o que é REALMENTE nosso (com excessão do css). Garota de ipanema fez muito sucesso lá porque era bem diferente da música de lá e acabou cativando. Rock feito no brasil pra eles deve ser que nem bossa nova feita no exterior para a gente (Eu particularmente não dou muita bola pra bossa gringa).

    O que deveria fazer mais sucesso lá é Nação Zumbi, Otto, Lenine, Los Hermanos, e todo o pessoal da mpb (caetano e chico, principalmente).

    Quem estaria interessado em ouvir lá fora, por exemplo, o moptop, que é um clone de uma banda deles mesmos?

    ResponderExcluir
  25. marciano, guillemots é uma banda inglesa que tem um brasileiro, é diferente. pacheco, é isso ai o q quero dizer. por isso os grupos de funk-rock estao dando certo, pq nao é o mesmo rock de sempre. quem vai dar bola pro moptop, tendo zilhoes de bandas iguais? tbm tem o lance do idioma, vader. por isso o cansei virou css e lançou o cd so com as faixas em ingles, isso facilita. nos temos mais sede em conhecer o q vem de fora do q os gringos. tem que dar pra eles mastigado ou com legendas. nós somos macunaimas. ah, acho o css melhor que a matriz, o le tigre

    ResponderExcluir
  26. Vader, hoje eu tava ouvindo um disco do Desorden Publico, banda de ska da Venezuela. =)
    E gosto mto de musicas do Molotov, Soda Stereo, Aterciopelados (mais ou menos), Charly Garcia e principalmente Cafe Tacuba. Não sei se sou minoria aqui, mas curto bem o som dos hermanitos.

    ResponderExcluir
  27. Ah mas eu tb acho que uma banda que nem o Moptop não teria chance lá fora...porque o Moptop, por mais competentes que eles sejam, é uma cópia brazuca dos Strokes. Eles podem até evoluir e melhorar o som, mas por enquanto é só isso mesmo.
    Um exemplo do que eu tô falando: o The Sounds, da Suécia. Realmente eles não fazem um som muito original, mas pelo menos o suficiente pra não serem comparados com mais ninguém. E tem uma vocalista carismática e com talento. Aí funciona.
    Mas acho que, pra uma banda fazer sucesso lá fora, teria que primeiro fazer sucesso aqui dentro...o CSS não se encaixa pq fazem um som mais pra eletrônico do que pra rock, e pra isso não tem mercado aqui (a não ser que eles tocassem psy-trance, argh!).

    ResponderExcluir
  28. a primeira vez q eu ouvi falar no css foi em 2004, no banda antes mtv.
    passou um pedacinho de um show e eu pensei "pqp, os caras em sp falam mal dos hermanos e babam ovo dessa merda???"
    haha
    eles nem tinha um site..e sim um flog.
    Eu assisti o show das meninas na loud ano passado e realmente achei a presenca de palco da Love mto boa.Porem a banda deixava a desejar.
    De tanto que voces falaram, eu baixei a versao gringa do cd e achei o resultado mto bom.Musica pop pra ficar cantando junto, sem compromisso.
    Como disse o gustavo, a musica "off the hook" eh uma perola.
    ----
    o irmao da minha amiga de trabalho me deu duas nme ano passado de presente e em uma delas tinha uma pagina inteira com uma entrevista da Love.
    ele vai voltar de london agora e vai me dar mais revistas.espero que tenha mais materias do css.
    ---
    ps:o irmao da minha amiga nem me cobra pelas revistas, que custam uma nota aqui no brasil (a nme custa 15 pilas).Ela me disse que é tao barata, que fica sem graca de me cobrar rss.
    eu vi q a nme vende 70 mil exemplares por semana.Em termos editoriais, acredito que seja mta coisa, ainda mais pelo assunto que ela trata.

    ResponderExcluir
  29. o nme custa duas libras (uma passagem de metro) e vende mais de 50 mil edições por semana. para se ter uma ideia, uma revista tipo a bizz vendia 70 mil por mes nos bons tempos, hj deve chegar a menos da metade disso, acho. e o reino unido, proprocionalmente, é um terço do brasil. o diferencial é que la a cultura musical é forte e, apesar da internet, nada como ler e ver num bom jornal/revista. sobre musica hermana, qndo tinha mtv latino na directv eu via direto e aprendi a gostar de nomes como erica garcia, amaral, plastilina mosh, los autenticos decadentes e outros. agora nao tem mais, o que é uma pena...

    ResponderExcluir
  30. não sei se esse lance de imagem de gringo sobre o brasil ainda tem a mesma validade de tempos atrás pq estamos falando de um grupo especificio. hoje com o esquema blog/download conta mais a própria musica do que a origem da banda, o css fez sucesso simplesmente porque é bom e divertido, coisa q a maioria das bandas indies brazucas nao conseguem ser, sao muito ""chatooos e sem graça e sem presença e repetitivos, inclusive esses nomes como moptop e superguidis, los hermanos entao a galera indie cortaria os pulsos, rs

    e realmente o css sao respeitados, esse mes a mojo dedicou uma página elogiosa a eles contrapondo com a chatice do bloc party

    sensacional uma reportagem da uncut comentando sobre essa "nova onda" rock-blog, que em teoria, estaria substituindo a influencia das college radios dos anos 80 de onde surgiram rem e indies afins, hoje o esquema é outro, descentralizado e nao tem muita cena, bandas do mesmo local e perfil, esqueçam essa new rave pq foi uma idiotice q todo mundo execrou

    achei bem sacada uma reportagem comentando que o som da inglaterra tá dividido entre baladas xaropes a la "radio2head" e do outro "shamble baby britpop" (finissimo trocadilho) com isso abrindo espaço para bandas fora do eixo, como arcade fire, clap, inclusive o titulo gigantesco da materia é WAKE UP

    e por fim, quando ouço o blesq bloom/cabeça dinossauro/jesus, ou os mutantes sao discos que certamente cairiam no gosto indie, como o pessoal pirou com aquela coletanea nem tao boa do punk paulista,

    ResponderExcluir
  31. Sobre musica latina... Tirando o jorge Drexler não conheço nada. Não tenho nenhum tipo de preconceito contra a lingua, não é isso. O problema é só a dificuldade de acesso. Eu tenho net, mas não tem mtv latina na grade.

    ResponderExcluir
  32. o show do css é bem divertido, mas pra mim não passa disso. é um som que raramente sinto vontade de ouvir em casa ou noutros lugares.

    alguem aí mencionou o trail of the dead no garage. eu era um dos poquíssimos (acho que uns 70, 80) felizardos naquilo que parecia mais um ensaio do que um show e foi destruidor.

    los muchachos vizinhos têm coisas muito foda, como motosierra (uruguai) e los natas (argentina).

    aqui no rio tá faltando lugar pra shows pequenos e underground (pra 300, 400 pessoas). tanto que o motosierra acabou de fazer uma tour por umas cinco cidades e não passou por aqui. também já ouvi dizer que o espetacular bellrays vem pra são paulo, mas não pro rio. triste, muito triste.

    ResponderExcluir
  33. Fala Tom,
    Me amarro em musica hermana.. quer dizer sou fã de algumas bandas como Café Tacuba, Ataque 77...
    essa é uma cultura que aqui no Brasil é muito dificil de dar certo... as vezes que fui a Buenos Aires pude conhecer de perto a cena de lá... e me amarrei.. porem aqui no Brasil é mais fácil fazer sucesso uma banda que cante em japones do que uma que cante em espanhol... é um preconceito besta nosso !!!
    As exceções são bandas/artistas bregas como maná, alejandro sanz... que tem suas músicas tocadas 24h por dia nas fms bregas daqui..
    vai entender...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  34. acho que quem curte música, quem realmente se sensibiliza com sons, não liga para a barreira do idioma ... em relação aos países vizinhos, uma das minhas bandas favoritas é e sempre será o aterciopelados. soda stereo tbém é legal. agora, o maná é dose !

    __

    eu já ouvi comentários de que a nação zumbi tem um bom público lá fora (especificamente na europa), desde a época em que chico science era vivo. dizem que toca em rádios com perfil mais alternativo e tudo ...

    ResponderExcluir
  35. Eu até comentei isso há uns tópicos atrás, o Nação tocou no Later do Jools Holland...fiquei chocado quando vi eles lá, mas o Jools sempre se esforça pra colocar bandas bem ecléticas no programa.
    Meu problema é que eu curto rock mesmo, não manguebeat ou samba-rock (essa péssima idéia dos Los Hermanos)...Klaxons por exemplo, pra mim, é mais eletrônico que rock. No caso do Nação, é louvável o que eles fazem e respeito os caras pq tentam fazer algo original, mas não é minha praia mesmo.
    Às vezes eu acho que essa pobreza no rock brasileiro tb se deve ao fato de que a gente perdeu figuras importantes do gênero...Raul, Cazuza, Renato, o Herbert (que tá vivo mas não é mais o mesmo) e porra, até os Mamonas! Aí surgiu um vácuo que até hoje não foi preenchido.

    ResponderExcluir
  36. Eu baixei desde o dia desse post e to achando muito legal.
    Estou ouvindo muito essas bandas de mulheres, eu gosto. The Donnas, Luxúria (perdi o show no Rio!)
    Tudo no meu ipod ida e volta do trabalho.

    Alguém aí conhece Genitorturers?
    Difícil achar material dessa banda na internet, principalmente videos bons.

    ResponderExcluir
  37. off the hook do css ja pode ser encontrada em coletaneas pop da europa e estados unidos. ja ja eles vao aparecer no letterman!

    ResponderExcluir
  38. nao sei se é nesse finde ou no outro, mas o css vai fazer duas datas no london astoria como headliner. eu disse: duas datas. e parece que ja tava ficando sold out. é a consagração. lotar o astoria (onde ja vi altos shows) poe a banda na linha das indie em ascenção, ja num nivel de garbage, por exemplo. dai para um disco pop de sucesso mundial é um pulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu