Pular para o conteúdo principal

Alguns livros... e um filme

*por falta de tempo, aqui vai post compartilhado com o blog do RF:

Às vzs é bom dar uma folga para os ouvidos e azeitar os olhos e alimentar a mente. Daí, os livros. Li o "Dr. Roni e Mr. Quito", no qual Scarlet Moon conta a vida de seu irmão, Ronald Chevalier, um dos últimos malucos geniais da cena carioca. O último, de fato, pra mim, foi o Wally Salomão, com quem tive a chance de trabalhar num projeto em 2000. Ambos eram pessoas que falavam o que dava na telha, mas com base. Hj em dia as pessoas não sabem falar, reclamar, criticar, elogiar, pensar, pq lhes falta humor, estofo e inteligência (p ex, aprendi mais sobre jornalismo lendo Paulo Francis do que em toda a faculdade). Nem tanto é um romance ou bio, mais um apanhado de fatos sob os olhos da mana, que também é uma pessoa brilhante, sagaz e gentil. E uma das minha idalas qndo tinha 10 anos. Po, uma mulher chamada Scarlet Moon!

"Debaixo das rodas de um automóvel" é uma coleção de sonetos escritos pelo maluco beleza Rogerio Skylab. Poesias tortas. Quase tudo gira em torno de suas andanças e observações sobre o ser humano, a partir de Botafogo, do Rio, de seu quarto. Tem sacadas geniais. Como "Fósseis e estrelas". Às vzs é bom vc estar desligado, alienado de tudo à sua volta para perceber certas coisas. Rogerio escreve como compõe suas letras. Há um humor doentio por trás.

Esses dois foram digeridos rapidamente. Aí veio "História sexual da MPB", de Rodrigo Faour. Calhamaço. Por enquanto fiquei só nos encartes coloridos com as capas de discos. O autor faz um tratado sobre o sexo na música daqui. Outro que dá para ser lido aleatoriamente é "300 filmes para ver antes de morrer", de Alexandre Maron (um broder para assuntos televisivos), com auxilio de Alexandre Matias (esse, já colaborou com o RF e mantinha o site/blog Trabalho Sujo, com o qual já colaborei). É um guia pop com filmes q valem a pena serem vistos, independentemente de suas qualidades artisticas e históricas. Nem só de "Cidadão Kane" se vive. É bom também saber curtir um "Big Lebowski", bem soube dosar o Maron.

Agora estão na fila, para dias menos corridos, "A maior conquista de um homem", de John Farrel, romance inglês meio na linha Nick Hornby, sobre um cara casado que tem um quarto secreto fora de casa, onde pode ficar curtindo seus discos, fumando, jogando conversa fora com amigos, como se ainda solteiro e jovem fosse. Este me foi indicado por uma amiga. E, por fim, mas não por último, "O concorrente", de Richard Bachman (aka Stephen King), que deu origem aquele filme divertidamente bizarro com o Schwarzza, "O sobrevivente". Só que o livro é bem diferente, dizem quem já leu. Acho que até meados de dezembro eu já os terei devorado.

O filme? "1972", de Ana Maria Bahiana e José Emilio Rondeau. Ligações afetivas à parte, é um filme feito com carinho, que se nota nas atuações e em tudo à sua volta, sobre o amor de dois jovens em plena época da ditadura, no Rio. Estreou sexta passada e a trilha sonora, que é bem bacana (tem raridades d´A Bolha, Módulo 1000, Novos Baianos etc), já foi lançada. Pena que, como é filme nacional, sem apoio da globo ou chamadas na mídia, vá penar para achar o seu público. Na ZS só tá passando no Arteplex de Botafogo. Esse não dá pra baixar, galera!

Comentários

  1. tive o prazer de assistir a estréia de 1972 no festival do rio, com a presença da ana maria bahiana e do zé emílio e todo o elenco, e só o discurso do casal 20 mais cool do brasil me deixou emocionado. a forma carinhosa como o filme é conduzido compensa qqer defeito que a fita possa ter.

    ResponderExcluir
  2. valeu o post...
    já tinha lido sobre o irmão da scarlet no "noites Cariocas"

    não sabia que ela mesmo tinha escrito sobre ele, o seu irmão...

    o cd... bem legal a idéia, para nós conhecermos as bandas da época...

    pois em vinil pouca coisa se acha nos sebos da vida...

    off topic: "essa formação do cult que irá tocar aqui é a original"? alguns membros não conheço.. qual seriam a suas fichas?

    abraços...

    ResponderExcluir
  3. esse anuncio do cult é mentiroso, ja que o baterista que vem com eles, o tommy tempesta, por exemplo, nao é da formação original do cult. ele era do white zombie e de uma banda hard rock ai que nao me lembro agora. originais memso so o billy duffy e o ian. bom, se alguem ai for ver o 1972 postem aqui depois suas considerações...

    ResponderExcluir
  4. valeu tom pela informação do cult...

    off topic:

    que galera foi essa que comercializava drogas em festas...

    o chefe um playboy malhado da barra, dono de uma veterinária...

    um intrumentador cirurgico, boa aparencia e que fornecia uns dos
    elementos para a confecção das
    drogas...

    caráio, essa sociedade está podre mesmo...

    na minha época de festinhas o maximo que rolava era um porre ou algum mais saidinho que ia fumar maconha em algum lugar do lado de fora de festa...

    loucura essa porra de drogas químicas...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  5. acabei de ver os infiltrados e tô extasiado, pois era tudo que esperava do scorcese mas ele vinha deixando a desejar. tanto o elenco principal qto o coadjuvante.
    a trilha tbém é muito boa, tem uma versão de comfortably numb, do van morrison, de arrepiar.
    fiquei curioso para ver a trilogia original ...

    bem que eu desconfiei deste anúncio do cult, principalmente pelo tempesta.

    ResponderExcluir
  6. legal, as ferias da faculdade estao comecando e estava fim de algumas dicas para um livro(nas ultimas ferias li o abusado- o dono do morro dona marta, do caco barcellos.
    c alguem tiver mais dicas para livros nao - ficção, por favor, me avisem
    ---
    o grande problema é que nas ferias voce quer escutar todos os discos que ainda nao escutou, ver filmes, jogar futebol( de 3 a 4 vzs por semana rs), sair com alguem, nao fazer nada, ler revistas, ver shows legais, beber...e eu ainda reclamo de tedio heheh
    ---

    ResponderExcluir
  7. Fala Tom!

    Falando em livros, é incrível como a technologia mudou (e facilitou muito) meu modo de ler.

    Na verdade, nunca gostei de ler livros, mas sim o que me interessava realmente, não vou ser hipócrita e dizer que sou um "Saraiva-Man" porque nunca fui.

    Sei lá, acho que é meio trauma de adolecência, onde a professora mandava ler aquilo em determinado tempo pra fazer prova. Como sou meio hiperativo, isso dificulta mais ainda tudo.

    Mas de uns anos pra cá, tenho baixado muitos e-books/Audio-books, que facilitam muito a minha leitura. Nisso já "li" muitos livros do Shakespeare, biografias, e partes desses livros mais "importantes" mundiais.

    Queria ter esse gosto pela leitura assim de sentar, pegar o livro e ler, mas como vc disse, são milhões de coisas pra fazer ao mesmo tempo, e vc vai prefirir fazer a que melhor te convém (ouvir musica claro e ler reviews/biografias).

    Até recomendo esse programa "ReadPlease" (tem no Emule), tem várias nacionalidade de voz, e é como uma legenda, vai passando as palavras e a mulher ou o homem vão contando, numa precisão incrível).

    Poisé, depois daquela primeira apreessão, fizeram outra no dia seguinte, que doideira, e GHB, coisa que vi uma vez na vida. Special K na minha época era bem normal, por isso nem me assusto.

    Agora essa repressão toda, pra mim, me cheira a politicagem daquela delegada que se elegeu deputada.

    É muito mais fácil prender as coisas no asfalto, sem armas, quadrilhas, brigas. Só inteligência mesmo, e isso abafa o caso maior, que é nos morros, onde a cocaina é muuuuuito mais usada que ecstasy, em porcentagem, assim como a maconha.

    Obs: Já estão falando que Borat vai ganhar o Oscar de melhor ator, e nem é sacanagem. hehehee

    Tom, afinal, quais foram OS SEUS melhores ALBUNS do ano e FILMES, tipo vc só falou do Rapture e Racounters, não deu uma lista de melhores albuns de 2006, BANDAS NOVAS GRINGAS E NACIONAIS, MELHORES SHOWS etc....

    Pode ser?? queria saber o que vc ouviu/viu esse ano de bom.

    Falou Tom, abraços!! :)

    ResponderExcluir
  8. Ah essa história de ficar chocado com playboy vendendo droga é besteira...até porque, pra ser sincero, a maioria dos "novos ricos" da Barra ficaram ricos por meio ilícitos...coisa muito comum nesse nosso país. É só parar pra ver o tipo de gente que frequenta os lugares "da moda"...
    Só acho que a PF se concentra em coisas fúteis. Neguinho não vai parar de consumir droga por causa disso, sempre vai ter alguém pra assumir o lugar do que caiu...eles podiam era se concentrarem em coisas mais urgentes, como o tráfico de armas por exemplo...é comum ver no jornal "Maior apreensão de drogas feita este ano" etc., mas nunca vejo notícia sobre apreensão de armas...
    Pior é que parece que o consumo de crack tem aumentado do Rio, coisa que nem se achava aqui há uns anos atrás. Se eles acham maconha ruim é só esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  9. Caralho Tom, fiquei chocado com a crítica do(ou da, nem sei) Ely Azevedo pro Labirinto do Fauno, do Guillermo Del Toro. Ela(e) colocou o bonequinho pra dormir! Po eu vi esse filme durante o festival e achei muito bom, e a crítica internacional tá ovacionando o filme em unanimidade. Eles deveriam ter colocado você pra fazer a crítica...

    ResponderExcluir
  10. e aí tom? cadê o tópico "faça sua listinha" ou "voce acredita em alguma listinha ? "

    sempre lia ao a do RF nos anos 80, naqueles tempos de pouca grana e sem MTV e NET, era um farol para mim, que morava e moro na ZN...

    ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
  11. os infiltrados é legal, mas tbm é o jeito de scorsese ter o seu momento tarantino, embora ele tanh vindo antes de todos. ja a fonte da vida do aronofski fica bem abaixo de pi e requiem for a dream. vou dar uma conferida no labirinto do fauno. a gente no rf nunca gostou de fazer listinhas, mas o proximo post aqui da cova sera para vcs fazerem as suas...

    ResponderExcluir
  12. é interessante saber que o papel do nicholson seria interpretado pelo parceiro habitual de scorcese, robert de niro. porém, como ele está ocupado com a sua segunda incursão como diretor, o personagem foi para o jack nicholson. inclusive, todo aquele componente sexual que o personagem costello apresenta é obra do nicholson, já que no roteiro original não aparecia assim.
    a questão é: como seria a interpretação do robert de niro ? acho que algo a que já estamos acostumados qdo se trata da dobradinha (de niro/scorcese) e o nicholson realmente deu um gás (ou uma revitalizada, como dizem) na obra do diretor.
    resumindo, um filmaço, uma parceria entre dinossauros, trazendo de volta o melhor de scorcese e o melhor de nicholson ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu