Pular para o conteúdo principal

DJ TIPS

Desde a versão antiga deste brog que recebo de pessoas aqui e ali perguntas sobre o oficio de dj, como é, o q precisa ter, qnto custa o equipamento etc e tal. então, hj vou passar algumas informações para quem possa interessar, uma espécie de faq:

1-o q é preciso para começar?
= o equipamento básico consiste de dois toca-discos e/ou dois cd-js, um mixer, fone de ouvido, bolsa/case para carregar o equipamento, um par de cápsulas e agulhas.

-1.1. qnto custa tudo isso?
= se for tudo zero bala, uma nota. cada pick-up technics custa 500 dólares (aqui se vende por até R$ 2 mil), cada cd-j pioneer custa por volta de 300 dólares, um bom fone (technics) sai por 150 doletas; uma boa bolsa/case fica entre 50 e 100 mangos; e um par de capsulas com agulhas gira na casa das 250 pilas (das marcas ortofon e stanton). um mixer bacana (pioneer) custa no minimo 300 contos americanos. então, o investimento inicial gira em torno de 2,5 mil dólares (5 mil reais), podendo cair pela metade se vc n usar equipamentos pro, se for só para uso caseiro.

2-qnto custam os discos?
= se vc n for um dj cao ou de apartamento vai ter q comprar discos em vinil, cuja unidade por aqui custa de 40 a 50 reais. como um set de dj precisa ter pelo mens 50 discos, faça as contas. hj em dia cd-js ja leem mp3 e se vc só usar musica baixada ate da pra fazer um set jukebox, mas certas musicas nao existem em cd nem estao na rede, principalmente as melhores. se vc for um rock dj, ok. mas um dj pro que toca em clubes, mixa musica eletronica, nao pode se valer disso, isso o desvaloriza. e como o cache do dj ajuda a bancar os custos com discos, tudo vira um circulo continuo. mesmo q vc use final scratch, o custo do programa e mais o laptop power mac é bem alto.

3-o q é preciso para ser dj?
=nem sempre mixar primorosamente é o principal, se vc nao tem ouvido para a musica ou gosta do lance. uma boa seleçao as vzs faz a diferença, saber criar e manter uma pista nao se ensina na escola, vai da sensibilidade do dj, de conhecer onde está e para quem está tocando. o maior erro é ensaiar um dj set em casa e ir repeti-lo no clube. nao funciona. o clima pode ser totalmente outro. vc ate pode ensaiar umas viradas, mas nao pode ser escravo do bpm ou do set pronto, senao vai tocar pra vc mesmo e matar a pista. esse é o maior erro do dj principiante. por isso, fazer um curso de dj é bom so para ganhar conhecimentos tecnicos, mas nao fara de vc um dj. senao, os alunos de berkeley seriam os maiores guitarristas do mundo.

4-o q levar para uma noite?
=o dj nunca pode sair de casa sem: os fones, feltros, agulhas (nem sempre a casa tem ou tem umas baleadas), celular, lanterna (existe cada buraco escuro por ai) e os discos, claro. no minimo, 30 para um set de 2hrs, mas é sempre bom levar a mais, de 40 a 50, caso o dj q vai tocar depois nao apareça ou role alguma emergencia, do tipo ter q mudar o estilo musical de um bpm para outro (se o techno nao ta empolgando, mude pro electro, p ex). o bom é levar dois sets basicos e algumas musicas pra levantar a pista na hora certa. se puder, leve uma copia de um cd mixado, seu ou copiado, para o caso de a pista estar vazia e vc ir se preparando, passando o som etc. geralmente os equipamentos de algumas casas sao ruins e nunca estao no ponto. é pessimo começar a tocar e ver q esta tudo mal equalizado ou dando problema.

= o resto é com vc. pode ate ser glamuroso e ajudar a se dar bem, mas ser dj nao é facil, nem da tanta grana assim (para cada dez tops existem cinco mil anonimos), as vzs nao paga nem metade do q vc gastou em discos numa semana. basicamente vc vai tentar recuperar o investimento no primeiro ano e so vai começar a ganhar caches razoaveis depois de fazer o nome, o que pode levar mais algum tempo.

*se faltou mais alguma coisa, perguntem, por favor...

Comentários

  1. super off: passou hj o ultimo ep de six feet under na hbo. fechou de uma forma espetacular, so reforçando o q eu ja achava desde q comecei a ver: é a melhor serie dramatica ja mostrada na tv em todos os tempos. do tipo que mexe com tua cabeça, pode ate mudar a sua vida, da uns toques muito bons. então, mais do que nunca, carpe diem (aproveitem a vida). nunca se é velho o bastante pra nada, pq um dia tudo acaba, e ai nao tem mais jeito...

    ResponderExcluir
  2. nossa, bem legal esse post sobre como ser dj :)
    pelo menos pra ser dj de rock é mais barato lml
    ---
    tom vc falou sobre carpe diem.bemm eu concordo em partes.As vezes me da raiva de algumas pessoas com a minha idade (24 anos) e que vivem como velhas.Sempre falam coisas do tipo.."eu ja to velho pra isso ".O meu problema é que tambem discordo da ideia de que isso aqui pode acabar a q q momento.

    Minha amiga por exemplo,que faleceu esse ano, tentou aproveitar ao maximo e acabou perdendo para as drogas (ficava "carpe diem " com balinhas em raves).

    eu particularmente tenho um jeito paulinho da viola de ser hehehe
    adoro aproveitar a vida, mas tambem tento manter uma certa calma.O mundo nao vai acabar se nao sair sabado a noite.

    As vezes eu vejo as pessoas "desesperadas" pra aproveitar a vida, mas o que acaba acontecendo é essa vontade de viver acaba se transformando em frustracao mtas vezes.

    ---

    There's a club, if you'd like to go
    You could meet somebody who really loves you
    So you go, and you stand on your own
    And you leave on your own
    And you go home, and you cry
    And you want to die

    ---

    final de post a la six feet under hahaha

    ResponderExcluir
  3. é tom, também estou órfão desde ontem e sem ser piegas, pra mim é a obra de arte q abre o seculo XXI pq: 1)trata vida e morte como dois lados da mesma moeda, de forma nua e crua; 2) não há milagres, os personagens evoluem ao aprender a lidar com suas próprias limitações; 3) novas formas de famílias se formam; 4) conflitos milenares sao postos às claras (incesto, homo, odios, traicoes); 5) contraste numa familia q nada se fala (fischer) e onde tudo se fala (pais psicanaliticos)- problemas dos dois lados, 6) musica dando sentido a vida e a personalidade (rodou tudo que amamos de alternativo: radiohead, arcade fire,nirvana), 7) drogas (maconha passou pelos pulmao de todos os personagens), 8) cuspe na era-bush, 9) perca seus medos, viva agora, e milhares de coisas q so quem acompanhou do inicio percebeu ao longo desses 5 anos

    vou assistir novamente o reprise da terça pq os últimos 15 minutos são impactantes, muitos detalhes – fica a saudade da maluquete Claire, do formal David (mesmo ano que nasci), do sonhador Nate, da travada Ruth, da inteligente Brenda, e todos os demais – se conhecesse os autores ia jurar que tinham lido minha mente, não consigo entender como fez sucesso de publico e crítica, mesmo no Brasil!

    ResponderExcluir
  4. prometo nao ser chato, mas só vou narrar o final de um ep da 4 temporada q revi ontem a tarde, pr´aqueles q nao conhecem a serie

    a familia fischer resolve queimar objetos do passado como uma forma de exorcização e quando está aquela fogueira e a família toda em volta, Claire corre pra dentro de casa, pega a camera fotografica, poe a caixa de som na janela e o que sai dela...

    "I'm on a roll,
    I'm on a roll this time
    I feel my luck could change.

    Kill me Sarah,
    kill me again with love,
    it's gonna be a glorious day.

    Pull me out of the aircrash,
    Pull me out of the lake,
    'cause i'm your superhero,
    we are standing on the edge"

    Lucky do Radiohead, rodando inteira enquanto a camera gira entre as chamas e os rostos, claro que chorei aos borbotoes, rs, musica, vida e arte pra mim se fundem numa coisa só,

    como gay, também nao esqueco a frase trocada entre os dois caras, um culpado por ter iludido uma mulher (mesmo comigo, na verdade vc mente pra si mesmo), e o outro rebate: "apaixonar-se por gay é uma fase na vida de toda mulher assim como os gays tentarem um período como hétero" e o outro responde: "talvez sejamos a última geração a passar por isso", I hope so

    ResponderExcluir
  5. sandman, carpe diem nao significa, pelo menos pra mim, viver a vida no limite, mas aproveitar mais as partes boas, na se deixar levar por coisas mesquinhas, pelo cotidiano chato. é legal experimentar um pouco de tudo, mas sem excessos. isso é coisa do rock antigo, live fast, die young. prefiro viver ate os 80 curtindo tudo de leve. nao precisa se desesperar. tipo, dar uma volta com seu caozinho pode ser o maior barato, conhecer um lugar q vc nunca pensou em ir, ter algum hobby, nao se arrepender depois de algo q vc queria fazer, mas nao fez. pq, my friend, qndo chegar a hora do great big no, um abraço. mesmo q haja algo no au de la, nao sera fisico...

    ResponderExcluir
  6. Tom, já usou o final scratch? O que vc acha da parada? Tem muito dj usando, né?

    ResponderExcluir
  7. Tom, eu respeito quem usa, mas realmente é necessário desprezar quem não usa vinil? Pelo menos eh o q sinto no meio. Será q somente quem usa vinil é o verdadeiro djalma? Cd seria só para DJ Cao? Perguntas pro debate, não?

    ResponderExcluir
  8. onaicram, as vzs as palavras soam diferentes do q a gente quis dizer. no caso do vinil eu ate expliquei o pq: da exclusividade de certas musicas, da facilidade em mixar e, faltou dizer, do som superior. mas, hj em dia, com cd-js q fazem praticamente de tudo igual a uma pick-up, ja da pra ir aposentando o vinil aos poucos, ate pq ele pesa muito e custa mais caro. mas a maioria do djotas usam o vinil por fetiche e tbm pq vc realmente pega no disco, pode fazer uma mixagem mais precisa. questao de gosto.

    ResponderExcluir
  9. gabriel, ja vi o final scratch em açao, dois amigos meus tem. um deles tem grana e n precisa ganhar o troco como dj, pq a parada, junto com o laptop, custou dez mil. o outro trouxe da zoropa, gastou a metade disso, mas ainda deve tar pagando. na pratica, acho frio. a vantagem é q vc leva apenas dois vinis q tocam o som dos arquivos de mp3 q estao no laptop atraves de uma interface entre o laptop e os toca-discos. digamos, se vc viaja muito, basta levar uma maleta com o laptop e o programa e todas as musicas estao ali, milhares. mas, isso aconteceu com meu amigo q tava tocando comigo, no meio do som a aparelhagem deu pau e se ele nao tivesse levado uns 20 vinis de backup tinha saido de cena. e o dj cao pode programar as faixas que um software faz as mixagens, vc fica so fingindo, no truque, que ta mixando. ja vi isso com um dj de house na fosfobox. é bom, mas é ruim, entende? mas muito pratico

    ResponderExcluir
  10. Não precisa gastar tanto assim não. Aqui tem um link para uma pick-up de papel, feita com técnicas de origami e que funciona mesmo...

    http://www.simonelvins.com/paper_record.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu