Pular para o conteúdo principal

V FOR VENDETTA


vc acredita no terrorismo como modo de deter o fascismo? e no uso de violencia para fins nobres? vc leu 'v de vendetta' do alan moore nos anos 80 ou mesmo depois? é fã de quadrinhos adultos ingles? cogitou a anarquia em sua vida em algum momento? punk? então prepare-se para ver a mais perfeita adaptacao de uma graphic novel ja feita para a tela de cinema. um filme serio, adulto, sem chances para brincadeirinhas, rated R, com palavras fortes e cenas idem. esqueça vergonhas como elektra e tudo o mais. a letra é v, de vendetta. vingança em italiano. vingança em qualquer língua. revolta contra um mundo fascista, controlado por poderosos, envolto em crises e ameaçado por vírus, com os meios de comunicacao vendendo mentiras e controlando mentes pequenas. o mundo atual? muito próximo disso. a alegoria politica escrita nos anos 80 sob forte influencia do punk rock e do anarquismo é ainda mais real hj em dia. o q vemos? exatamente o q V viu. ainda q o filme mude levemente o perfil de dois personagens e faça um pequeno update (o original se passava em 1997), a idéia principal está toda lá. e com a melhor atuaçao de natalie portman desde que ela surgiu em 'leon, o profissional'. a graphic novel é mais forte, sombria e suja, mas o filme captou bem o espirito. semana q vem nos cinemas...

Comentários

  1. Mal posso esperar, inclusive porque, pelo trailer, a coisa parecia séria. Vc sabe como o filme foi nos estates? Existem planos para um sequel?
    By the way, com o q vc falou eu me lembrei do final de Batman do Frank Miller (o gibi, não o filme), no qual o mascarado se une a uma porrada de punks e marginais pra atuar no underground contra o status quo. Tem algo a ver com o V?

    ResponderExcluir
  2. Li na época...Achei foda.

    Reli há pouco tempo...Continuei achando muito bom.

    E, sim, nos anos oitenta usava camiseta com o "A" no círculo e ouvia muito UK Subs, Dead Kennedys, Cólera, Garotos e afins.

    Tô louco pra ver a versão do cinema...

    ResponderExcluir
  3. o filme estreou hj (sexta) nos eua, so vai dar pra saber se ele foi bem no domingo a noite. mas as criticas previas nos sites em geral sao muito boas. pessoalmente nao acho um filme comercial pra plateia media de cinema, nao tem muitas cenas de acao e é muito falado. quem for pensando q vai ver algo do tipo batman vai se dar mal, pq nem todo filme derivado de quadrinhos significa filme de super heroi. v é mais do que isso. é um lance politico

    ResponderExcluir
  4. alias, o v invertido lembra muito o a de anarquia, e isso deve ter sido intencional. nos quadrinhos houve uma sequencia, que, dependendo do sucesso do filme, pode ate rolar. mas eu acho totalmente desnecessario. n sei se o lance do batman tem alguma ligacao. mas se esse filme tivesse sido feito nos anos 80, certamente seria proibido ou editado pra passar aqui. pelo menos é um filme q te faz pensar, e que continua bastante atual na ideia...

    ResponderExcluir
  5. eu vi crítica boas e algumas mais contidas.
    ninguém falou que o filme é ruim mas teve gente reclamando da mão pesada dos irmãos diretores.
    uma crítica disse que v está para a hq assim como matrix estava pras filosofias em que se baseou.
    vou assistir de qualquer jeito, se tiver a mínima relação com o que o moore escreveu já vai ser bom.

    ResponderExcluir
  6. aqui na terra de bush neguinho ja esta esperneando "como que pode um filme colocar um terrorista como heroi!? estao glorificando os terroristas!" mas enfim, eh o melhor filme do ano ate agora, facil, com corpos e corpos de vantagem.

    ResponderExcluir
  7. fala tom

    cheguei ontem dos eua e nem consegui ver ontem o v, tsva na hora do voo. mas ainda bem q será lançado logo aqui.

    mas eu comprei uma porrada de cds incluindo uma caixa nova em folha dos pretenders, o arctic monkeys, a versão dupla da coletânea do prodigy e o she wants revenge, dead 60's e uma nova coletânea do blondie.

    valews. abraços.

    ResponderExcluir
  8. mas vi outros filmes como o match point do woody allen, o ultraviolet com a resident evil milla e ainda o failure to launch com a sarah jessica parker.

    abs.

    ResponderExcluir
  9. Fala Tom !!

    Bom sei que esse comentário que irei fazer é off-toppic, mais como fiquei surpreso resolvi compartilhar a noticia com vcs...Tava dando uma olhada nas bandas que vão tocar no festival rock in park na Alemanha ( só banda boa) que acontece em junho e para minha surpresa uma das bandas é o Alice In Chains, logo depois descobri que a banda esta com uma turne europeia... Alguem sabe mais alguma coisa sobre essa volta d banda ? que vai estar nos vocais no lugar do Layne ?

    Bom aqui segue a lista de algumas bandas do festival:
    Depeche Mode
    Metallica
    Placebo
    Tool
    Fraz Ferdinad
    Jamiroquai
    Korn
    Morrisey
    Deftones
    Kaiser Chiefs
    Darkness
    Soulfly
    Alice in Chains
    Stone Sour
    e etc...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Tom, por falar em Vendetta, lembrei-me de um filme de terror trash italiano chamado "Paganini Horror", com o Donald Pleasense. Vc já viu?

    ResponderExcluir
  11. reli a graphic novel duas semanas antes de ver o filme e o que notei de diferente é quase irrelevante: a evey no começo ta melhor de vida, nao ta se prostituindo na rua, drogada; um dos personagens teve sua orientacao sexual mudada e a relacao de evey com gordon nao é tao forte. o resto é quase ao pe da letra. no final ha uma cena que nao existe, mas tem a ver. o filme é só levemente menos sombrio e sujo do que o quadrinho, mas nao compromete...

    ResponderExcluir
  12. e eu ainda tava com os dois pés atrás com medo desta adaptação (afinal, tratá-se de um CLÁSSICO da minha geração), mas pelo que tenho lido até aqui, acho que não vou me decepcionar ...

    vi o trailer de ultraviolet com a milla e fiquei curioso ... depois de quinto elemento e resident evil, ela tá se especializando neste tipo de papel.

    ResponderExcluir
  13. Coé Tom,

    Ainda não vi esse filme, nem sei nada sobre (deve ser antigo né?), só de por um vilão como herói, que é sempre o bem maior da sociedade americana, já fiquei curioso irei baixar.

    Ai Tom. Santana foi muito foda ontem, uma viagem ao mundo instrumental, foi lindo, o melhor publico que vi em shows, e ficou lotada a apoteose, esgotou! (continuo afirmando, o melhor local pra shows ever!)

    Não substimem os dinossauros, virtuosismo também é bom para meus ouvidos, a banda dele é demais, quem gosta de blues e Jazz, ficou feliz, ainda teve canja do Jimi Hendrix, um show não stop, e as musicas novas não ficaram feias, foram devidamente embuitidas em Medleys, com um telão lindo, desenhos japoneses, fazendo de vez em qnd trilha.

    Já gostava do cara, sai da apoteose feliz, dinheiro super bem empregado (não tava afim de chemical, loucuras etc..)

    Agora esperar Jamiroquai e Jack Johnson de novo na apoteose! :)

    Esse ano ta bombando de shows, foi foda o Santana mesmo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Tom Reli “V For Vendetta” do Alan Moore esses dias, E continuo achando “A piada Moral” seu melhor trabalho.
    “V” é intelectualmente mais instigante, mas por demais inconsistente em sua trama e por vezes muito ingênua nos seus ideais, mas longe de ser ruim é uma HQ obrigatória, como também o é “Watchmen”.
    Quanto ao filme a expectativa é boa, todos que viram estão recomendando e falando da sua fidelidade a fonte e é justamente isso que me deixa um pouco preocupado, pois aquelas “inconsistências” das quais falei, numa HQ passam despercebidas, mas em um filme seriam muito prejudiciais.
    Quanto a uma possível critica da sociedade americana quanto ao “endeusamento” de um terrorista acho bobagem “V” luta contra um governo extremamente opressor, o que justificaria seus atos ( quantos filmes americanos já vimos onde o “herói” passa como um rolo compressor por tudo e todos que colocam o “sonho de liberdade” em perigo? ). Bom agora é aguardar e conter a ansiedade.
    “Vi Veri Veniversum Vivus Vici”.

    ResponderExcluir
  15. Saber que o cara mandou "a love supreme" no final foi o suficiente pra me arrepender de não ter ido...

    ResponderExcluir
  16. permita-me discordar. acho a apoteose um lugar sem personalidade nenhuma..

    detesto quando tem show lá..

    ResponderExcluir
  17. escalacao do campari rock 2006:
    Cachorro Grande (RS)
    Supergrass (Inglaterra)
    Ira! (SP)
    Nação Zumbi (PE)
    Mission of Burma (EUA)
    Fixmer-McCarthy (França/Inglaterra)
    David Carretta (França)
    Walverdes (RS)
    Digitaria (MG)
    Montage (CE)
    Ludovic (SP)
    *rola um papo de que as atracoes eletronicas viriam para um mini campari no rio, a confirmar...

    ResponderExcluir
  18. remember, remember, the fifth of november... sei que o alan moore nao viu o filme, nem vai ver, pq leu o roteiro e n gostou de certas coisa q viu lá. se fosse ele, até entenderia, mas n sou radical. mas tem uma ou duas cenas la qe quase estragam o filme. no entanto, como blockbuser de hollywood, é bem acima da media. e, sim, tbm n gosto da apoteose, so vou se n tiver jeito. embora o show do nirvana la tenha sido um dos melhores de minha vida. entao...

    ResponderExcluir
  19. nesta sexta estrearão vários filmes legais pelo visto: v for vendetta, os espíritos, o plano perfeito (um filme de ação do spike lee ? com a jodie foster ?), aquela paródia das comédias românticas que esqueci o nome que parece ser legal.

    mas e aí, todos prontos prá volta do ronquinha hoje ?
    e a oifm continua ganhando minha simpatia: take you there (audio bullys), the love richard nixon (manic streets preachers, the joker (fatboy slim), mas que nada (sérgio mendes & black eyed peas), sorry (madonna) ... duro é ter que aturar um jquest, simple plan ou um chato vercilo no meio !

    ResponderExcluir
  20. na verdade V ficou pra semana q vem, mas espiritos (the shutter) estreia nessa sexta. eu ja tinha visto esse filme ha tempos (é de 2004) numa copia baixada de dvd europeu, pq ele nem passou nos eua ainda. mas continua valendo, apesar de ja vir depois de outros bons filmes asiaticos de terror como dark water, ju-on e the eye, ele ainda tem seu proprio clima a estilo.

    ResponderExcluir
  21. coé tom

    vim dar algumas news que li:

    - Radiohead quase confirmado no Tim Festival (parece que as datas estão livres e eles lançam album novo esse ano, com nova turne, tomara!);
    - Ingressos para o show de Jack Johnson para estudantes na sede da UNE no catete;
    - Vazou o novo album do Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones, ótimo, estão mais amadurecidos musicalmente e também nas letras, recomendo peguem já coveiros! :)

    Abs Tom

    ResponderExcluir
  22. radiohead é uma lenda desde os tempos do free jazz. tomara q role at last. ja baixei o yyys, mas inda nao ouvi. tbm to com o novo dos flaming lips na fila. mas recomendo vcs baixarem o 'royksopp's night out', um show ao vivo da banda royksopp. excelente! achei no site pctrecords.org, um site de torrents bacana para eletronica e indie rock. la tbm tem um set do garnier numa radio francesa (tocou ate ziggy stardust do bowie!) e muito ++

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu