Pular para o conteúdo principal

O PODER DA CAMISETA

inspirado num comentario de um coveiro no post abaixo (que viu alguem do jotaquest, blargh!, com uma camisa do hüsker-dü) parei e pensei: houve um tempo em que usar uma camisa de banda ou com uma mensagem realmente significava alguma coisa. era como um statement seu para o mundo e a sociedade. vc podia ir preso por usar uma camiseta que fizesse alusao ao comunismo ou ao consumo da canabis, conhecia pessoas por causa de uma camisa de banda, era coisa seria. nos anos 80 eu tava cruzando a augusta em sampa e um carinha parou pra falar comigo so pq eu tava com uma camisa do sid vicious (que um amigo trouxera de londra), fazendo o simbolo do foda-se com os dedos de uma mao. sempre q eu usava essa camisa provocava risos, olhares furiosos/curiosos ou entao fazia amigos. o carinha se chamava alexandre puga, tinha uma banda new wave e ficou meu amigao, dava guarida na casa dele e tudo. só por causa de uma camisa!!! e certaz vez, na mesma epoca, abordei uma garota q nunca tinha visto, na rua, so pq ela tava com uma tee dos b-52's. e sabe onde ela tinha comprado? numa lojinha da saenz-pena!!! corri la e descolei uma. hj grande parte das t-shirts fazem anuncios gratuitos de marcas gringas e vc ainda paga caro por isso. mas tem aparecido uma galera q faz camisas com atitude, tipo umas q vendem na casa da matriz, ou no babilonia (uma galera do sul, outra de teresopolis), mas tudo se diluiu, virou só uma coisa trendy. por isso, salvo engano, provavelmente o carinha do jq n dever ter a minima ideia do q tava usando. ou nao?

Comentários

  1. Na boa, acho que o cara conhece a banda, sim. É pouco provável que um músico de uma banda (mesmo que seja bosta quest)use a camisa de outra sem saber do que se trata. De repente o sujeito tá nessa só pela grana, termina o show e ele sai pensando: "odeio esse emprego!".
    Tem umas camisetas bacanas que vendem na internet num esquema bem artesanal, se divulga só pelas boas sacadas nas estampas, como a cuma virtual, por exemplo.
    Acabei de baixar o novo do Strokes, vou conferir.

    ResponderExcluir
  2. claro que a camiseta ainda tem alguma expressao em certas situacoes, como p ex, o patio de uma escola, onde se define o seu lado, a galera com as camisas de bandas metal e goth contra os plays que so usam camisas de grife ou esportivas. e pode ser que em alguma cidade do interior alguem chegando com uma camisa do led zeppelin ou strokes ainda cause alguma reacao em alguma alma perdida. mas esse meio ainda é bom de mensagem

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma boa relação com camisetas de artistas e tal desde os 80 qd eu ia para as paradas de ensaio com uma do metallica na época do master of puppets (bons tempos.....).

    eu só tive uns problemas com duas : uma do marilyn manson q reproduzia o mechanical animals e uma do rammstein na qual era uma camiseta onde aparecia partes do corpo deles e tal.

    foi bem esquisito. as pessoas me olhavam com uma cara de quem comeu e não gostou.

    p.s. : eu queria só dizer tom q naum queria abaixar o pessoal tecnológico, até pq eu tb curto pacas de tecnologia e tal. é pq fiquei interessado em saber e tal daquela opinião. me desculpa qualquer coisa.

    abs

    ResponderExcluir
  4. no beavis and butthead, eles se não me engano usavam camisetas do ac/dc e metallica. o vizinho pelassaco deles vestia uma do winger :-)

    ResponderExcluir
  5. eu sinto falta da época em que camisa de banda era fonte de informação. um integrante de uma banda de que eu gostava usava uma camisa de uma banda que eu não conhecia, e então eu corria atrás pra ouvir o que tava estampado no peito do cara. fiz várias descobertas musicais asssim. agora os caras de bandas hype só usam terninhos e roupas staile e eu acho isso uma merda. quem sabe um fão do jq não descobre o husker du, joga todos os seus cds atuais no lixo e se converte pro lado negro da força.

    ResponderExcluir
  6. sinto falta da época em que as camisas eram uma fonte de informação. um cara de uma banda de que eu gostasse usava uma camisa de uma banda que eu não conhecia. então eu corria atrás pra ouvir o que tava estampado no peito do músico. fiz várias descobertas musicais assim. agora os caras de bandas hype só usam terninhos e roupas staile e eu acho isso uma merda. quem sabe um fão do jq decobre o husker du, joga todos os cds no lixo e vem pro lado negro da força. o mesmo podia acontecer com um fã do good charlotte, cujo vocalista usou uma camisa dom misfits no cqer.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei uma camiseta da Coca-cola do meu namorado. Fiquei mais de cara ainda porque, apesar de o modelo ser bacana (é amarrada), tinha uma guria na minha cidade com a mesma, mudando só a cor.
    Ah! Fiquei muito puta! Muito puta mesmo. E foi um dos primeiros presentes que me deu.
    Ai, ai! Que merda!
    Ainda se fosse só a etiqueta. Mas a estampa é gigante. E bem em cima do peito.
    E lá vou eu fazendo propaganda gratuita pra Coca...
    :(

    ResponderExcluir
  8. curto camisas, neste sentido, de te identificar e criar um ponto de partida para novas amizades. algo meio como as comunidades do orkut ou do my space, no nosso perfil.
    e uma das mais elogiadas que tenho é o do if were a carpenter (tributo aos carpenters) que ganhei em uma promo do rio fanzine, a cavalera tbém tem umas bem legais. adoro uma que minha namorada comprou: hello kissy ! é o kiss em versão hello kitty, o máximo.
    acho que o cara do j.quest até sabe quem é o hüsker dü (e pode até gostar), porém, a sony não permitiria influências deste tipo som em um produto que é nitidamente descartável, de fácil sucesso.

    ResponderExcluir
  9. "mas botar uma camisa de uma banda tipo o husker-du é um statement, nao se usa impunemente. sera q o cara conhece?"

    hahahahahahahahahahahahahaah

    to rindo muito aqui :)

    Camisa vira uma identidade em várias fases da vida, e momentos da maturidade; digo assim pois as maiorias dos colégios, só liberam o famoso "uniforme escolar" no máximo no final do primeiro grau.

    Daí comecei meu segundo grau onde podia-se fumar cigarro e finalmente livre daquelas camisas horríveis.

    Aí realmente meu consumo de camisas pretas, muitas do iron, nirvana e smashing pumpkins explodiram, eu podia ser eu, eu sabia que era diferente pelas camisas de rock que usava, ai ja vem varias pessoas conversar com vc - po maneira essa camisa heim, felipe, foda essa banda! (coisas assim, despertavam os olhares das pessoas em 95, 10 anos atras).

    Foi la que comecei a conhecer o pessoal que gostava também das mesmas bandas que eu e fui apresentado a marijuana tb rs --^^

    Acho que usar uma camisa de uma banda da um ar de conhecimento, mesmo para os leigos total, por isso eram, são e serão sempre muito famosas. (tem umas péssimas também que nao devemos descartar rs)

    Abraços (parabéns para mim, 26 anos hoje afff to ficando véio!!)

    ResponderExcluir
  10. Humm..sei lá. Acho que o lance de camisetas de bandas se banalizou um pouco, mas não tanto. É claro que existem centenas de pessoas com camisas do Nirvana, Iron Maiden...mas eu ainda me surprendo quando vejo alguém com uma camisa mais, como vamos dizer, restrita.
    Outro dia vi um cara com uma camisa do DM maneira na rua, quase perguntei aonde ele havia comprado, mas a vergonha não me permitiu.

    ResponderExcluir
  11. Antigamente era muito difícil achar camisetas de bandas. Tinha essa loja em Madureira que vendia muitas camisetas (acho que ela abastecia os roqueiros das zonas norte e oeste), mas os modelos era terríveis. Lembro que havia essa do Metallica, mas com um L só... Acho que a camiseta que mais saia era a do Exploited com uma caveira na frente...

    ResponderExcluir
  12. Esse negócio de camisetas é legal e estranho. Sou de Ribeirão Preto e aqui o povo nem curte muito rock alternativo e coisa e tal. É sempre o mesmo grupinho que está nas baladas. Uma vez fui com uma camiseta do Franz Ferdinand na faculdade e o pessoal ficava me olhando meio torto, mas sempre chegavam em mim e diziam: "Nossa que camisa legal onde você comprou?", mas eles nem sabiam do que se tratava. Depois que eles estouraram, sempre que me viam com a camiseta diziam: "Ah, Franz Ferdinand. Eles tão nas paradas né? Vi eles na MTV e só prestei atenção porque lembrei da sua camiseta. É aquele dos caras de terninho né?" e eu : "Você curte?", "É... eu gosto daquela música do clipe dos robozinhos (Take Me Out)". Alguns mais ligados se interessam e vão atrás. Mas a maioria só gosta dessas bandas se passar na MTV. Outro dia também estava numa balada com uma camiseta da PJ Harvey e uma menina começou a puxar assunto comigo. Perguntei porque que ela veio falar comigo e disse que só fez isso porque imaginou que alguém que usa uma camisteta da PJ "só pode ser uma pessoa inteligente". Daí ficamos trocando idéia sobre bandas e no final ela me mostrou o som de bandas que eu não conhecia, ou conhecia pouco, e vice-versa. Resumindo: camisetas podem abrir a cabeça de alguém para coisas diferentes ou no mínimo te fazer conhecer mais mulheres! ushushus

    ResponderExcluir
  13. esqueci de citar q tbm conheci algumas garotas por causa de camisetas, ainda mais pq na turma em que eu nadava, os "punkadas", a gente fazia as proprias tees, rasgava, pintava, colava, desenhava a caneta, entao chamava ainda mais a atencao. hj em dia qndo vou djing uso de proposito umas camisas que chamam a atencao com alguma frase de efeito, tipo "i love coxinha", "pum" (com o logo da puma, essa engana todo mundo) e ma gal tem uma que diz "barbie, where your pussy?"...

    ResponderExcluir
  14. Tom pergunta técnica rs como vejo se o playstation esta realmente destravado? tem algum macete pra rodar os piratas? aki nao ta rodando nada! :( abraços

    ResponderExcluir
  15. ha dois modos de destravamento do ps: um é o que libera pra ele pegar cor e rodar jogos imports de qualquer parte (como se fossem os codigos de dvds de filmes). tipo, vc traz um jogo da europa e roda e pega cor. as vzs roda, mas nao pega cor, entendeu? ha tbm o uso do dvd regiao x para liberar areas para filmes. outro é um chip que é colocado no aparelho para aceitar os poratoes. acho que o seu nao deve estar com o chip. entao vc tem que ir num lugar pra fazer isso, aqui no rio (www.assel.com.br), custa entre $ 200 e 300, dependendo do chip. onde vccomporu o seu>? no camelodormo e no mercado livre geralmente ja vem com o chip que libera geral...

    ResponderExcluir
  16. Assim como tenho guardado TODOS os ingressos dos shows que já fui (o primeiro foi o The Cure no maracanazinho em 1987!) também guardo todas as camisetas, algumas já bem mofadas. Não dou, não troco não vendo.

    Tom, volta e meia os links das matérias do RF ficam quebrados (dá 404). Agora mesmo às 19h20mim está assim. Só um toque... Abraço

    ResponderExcluir
  17. valeu pelo toque tom, tipo eu não sabia que tinha que precionar o botão para desligar, agora ta tudo ok, to assistindo o DVD do WS ja joguei os incriveis, demais o controle tremendo. o engraçado é que na instrução fala que o controle é somente para ser utilizado com as mãos! hehehehe imaginam onde devem usar o controle? e tb fala que pode ter convulsão, paranoias e alucinação se ficar jogando muito rs a parada é ligar e desligar que ele aceita. brigadu tom, abraços :)

    ResponderExcluir
  18. Fiz muita amizade e que já dura uns vinte anos por causa de camiseta.Nos anos 80 eu era metaleiro e era muito comum o pessoal fazer amizade por causa de camiseta, butons e acessórios diversos.
    Me lembro que uma pessoa foi falar comigo na rodoviária porque eu estava com uma camiseta do Dissension(banda hardcore).E posteriormente acabamos fazendo um fanzine.
    Hoje acho que se por um lado tem gente que usa camiseta de rock somente pelo aspecto estético muitas vezes sem conhecer a banda hoje temos mais e melhores opçoes de camisetas.Até porque muita marca famosa vem produzindo camisetas inspiradas no rock.
    A ellus second floor tem camisetas maravilhosas do Black Sabbath e Alice Cooper, já vi uma camiseta customizada muito legal do Kreator da doc dog,uma roupa que eu nao me lembro qual era com aplicacoes do logotipo e de capa de disco do Slayer da escola de divinos e uma customizada do Ramones na Reinner que também era muito bacana.O problema é que com excessao da Reinner, os precos das camisetas sao exorbitantes. Eu sei que por uma lado esse lance de roqueiro de boutique é péssimo mas essas roupas geralmente sao tentacoes principalmente para quem gosta de rock e moda.

    ResponderExcluir
  19. A camisa que tenho desde 15 anos que ainda uso é uma do White Zombie enoooorme, que tem um monstro enorme rosa na frente e atras vem escrito "More Human Than Human" (se lembram desssa msuica?).

    Inclusive estava no CQÉR com ela, não sei se voce percebeu Tom, pois todos me param por esta camisa, esta rodadíssima já, mas é dakelas que batem o olho e gama, e eu adorava o Astro-Creep 2000 rs

    Veio no meu PSP 2 o chip Matrix Infinity 1.4, nao sei se esse é bom e se alguém cobnhece aqui, vc sabe qualé tom?

    Bom dia abraços!

    ResponderExcluir
  20. bem, as minhas camisas-xodó, são as seguintes: joy division (toda puída, com uns dois furos ... afinal, é uma sobrevivente da década de 80, acho que de 87); uma do sugarcubes (com destaque p/björk) que minha mãe usa direto !; adoro as do hercovitch e o conceito da caveira (tenho uma apenas), aniversário de 11 anos do rio fanzine, uma do lacartae pintada pelos caras ...

    ResponderExcluir
  21. felipe, o chip q vc tem é o melhor e mais recente. vc esqueceu so de fazer o lance de ligar por cinco segundo e desligar, pro chip ser ativado... guarany, eu tbm guardo todas as minhas camisas especiais, ta tudo em sacos plasticos com talco pra nao mofar. um dia qndo tiver mais espaço facco um mostruario com elas. algumas das mais preciosas sao a de um show dos love & rockets em paris (88), a da turne de despedida do damned em ny (89) e uma dessas que eu fiz com minha galera qndo moleque, do clash. tenho tbm uma do bauhaus gringa q uma vez um cara no banheiro do madame sata (sp) quis comprar ali, na hora, qq preço (rs). as compradas em shows sao as mais especiais, mas as que viveram algum momento marcante, tbm. é como se fosse um pedaco de minha pele naquele momento, que foi trocada...

    ResponderExcluir
  22. Pois é Tom, tava lá no show do NIN observando geral, as camisetas e tudo, do meu lado tinha uma mulher com seus 30 e poucos, com a camiseta do NIN "Star fuck.ink". Quando a música tocou ela ficou totalmente indiferente...

    Na minha época eu usava camisa do Manson, hahaha, q derrota! Geral achava q eu era anticristo ou satanista, u ó!! Sendo q eu usava apenas pq curtia o som dos caras... Mas rolava muito de fazerem amizade por causa da blusa, outras vezes por causa de vinis do Kraftwerk, Tangerine Dream e Joy Divion q eu carregava na mão e tal.

    ResponderExcluir
  23. OU NÃO! Ninguém que goste de HD aceitaria tocar naquilo.

    ResponderExcluir
  24. felipe, tbm tenho essa camisa do white zombie q vc tem, era muito fa da banda numa certa epoca. no tempo do holly rock fui no rio palace entrevistar o alice in chains e desci no elevador com a sean e o robbie. sinistro! dai levei um lero com o defunto layne staley q tava com seu skate de street e quis leva-lo na pista do arpoador, ali do lado, mas ele tava chapado e n foi. ah, usei essa camisa do vez numa festa de aniversario de meu filho (tematica halloween, pq ambos adoramos terror trash) e muitos pais caretas de amiguinhos me olharam de banda :-) ela realmente choca...

    ResponderExcluir
  25. Camiseta é uma instituição ! Dá pra rolar um vínculo emocional duradouro com elas , a ponto de , assim como o Guarani , nunca me desfazer de nenhuma . Não está escrito na testa de ninguém " Quem sou eu " , mas as camisetas dão uma pista bacana ! Por isso fico muito mais a vontade para conversar com algum maluco em show ou night , puxar papo com alguma garota já sabendo o que falar e pra onde o papo vai .
    Desde as que tinha que fazer , por falta de opção , até as de turne , guardo todas , e uso com carinho . Inclusive estou atrás de uma do Bloc Party ! Minhas prediletas : Pixies Bossanova , Sonic Youth 95/96 tour , Loser (da Sub pop - um crássico !) , Fuck the Police , e uma antigaça do The Clash , simplezinha mas bonitinha .

    ResponderExcluir
  26. Fala Galera,

    Já que rolou o papo de camiseta, não esqueço da minha primeira camiseta de banda... ganhei uma do Ramones que era a capa do Loco Live... usei aquela camiseta até gastar !!!
    No ínicio dos anos 90 era realmente mais dificil de achar... me lembro quando o Dado da legião abriu uma loja do seu selo (rock it) e lá vendia camisetas bem diferentes das outras...
    Hoje tem gente usando camiseta sem se quer conhecer a banda, já vi pessoas com camisetas do MC5 que sequer sabem que é uma banda...

    O que me agrada mesmo é ver que hj existem várias camisetas de banda de cores diferentes do padrão, ou seja, preta... antes parecia até lei toda camisa de banda era preta... nossa cidade é muito quente para usarmos só preto rsrsrs

    Abraços,

    ResponderExcluir
  27. As minhas favoritas - do New York Dolls e do Stooges que eu comprei na galeria ouro fino em sampa,do T.Rex feita pelo Giulliano da Slam e do Jeff Mills também da Slam.Outra que eu gosto muito é da Miss Kittin misturada como Gene Simmons que eu mesmo fiz e as ja citadas do Black Sabbath da ellus second floor e outra escrito Destroy também da ellus second floor.

    ResponderExcluir
  28. Voces viram essa matéria no caderno ella -
    "Rock’n’roll agora é para filhinhas e mamães
    Ruth La Ferla
    Do New York Times Nova York
    Pais e filhos estão compartilhando o mesmo guarda-roupa em Nova York, isto porque as lojas da Big Apple, da H&M à Barney’s, resolveram investir pesado no look rock’n’roll, reeditando camisetas com estampas de bandas dos anos 60 e 70.
    Então, sair com o carão do Jim Morrison cobrindo o corpo está na moda, de novo. Deborah Dejah, nova-iorquina e mãe de duas meninas, viu-se comprando camisetas do The Doors para sua filha Olivia, de 14 anos, na loja Marsha D.D., especializada em roupas de criança. E, como se não bastasse, Olivia vai ao armário da mãe atrás de originais da época.
    De dois anos para cá, a estética nostálgica ganhou as massas. E, apesar de camisetas de rock nunca terem deixado de existir, agora elas são procuradas por uma nova geração, encantada com a era de ouro do rock. Tanto que, mês passado, a Cherry, um brechó no Greenwich Village que vende peças estampadas com o tema rock antigas, abriu um ponto dentro do templo adolescente da música, a Virgin Megastore, na Times Square.
    — Rock’n’roll é o uniforme de todo mundo agora — diz Jaye Hersh, dono da Intuition, uma butique de Los Angeles que vende toneladas de peças de rock em seu site, até itens para bebês com a logomarca do AC/DC.
    A H&M está vendendo jaquetas justinhas de veludo — como as de Mick Jagger — e a Trunk reeditou camisetas de show. Na Bergdorf Goodman, os acessórios de rock fazem sucesso entre “consumidores de luxo que não querem parecer caretas”, explica Robert Burke, diretor de moda da loja. Mas os que procuram um visual mais autêntico, curto e grosso, vão ao brechó Resurrection, no East Village, que vende camisetas de show originais, jaquetas de couro e acessórios que podem custar de US$ 200 a US$ 1 mil. Ou pesquisam no site e-Bay, que registrou uma crescente busca por jaquetas de motoqueiro, jeans justo nas pernas e tênis Nike com o retrato do Bob Marley".

    ResponderExcluir
  29. Eu costumava usar no estágio uma do Ned´s Atomic Dustbin que eu pedi para um cara do Meyer fazer pra mim. Esse cara era o maior fã de Kiss que eu já vi, tinha até um penteado a gene Simmons. Uma vez uns estagiários de outro departamento me pararam para perguntar unde havia comprado pois eles gostavam do som...

    Também tinha uma do Ministry, Mind´s a terrible thing to taste (lembram quando o Industrial era o "futuro") comprada lá nas banquinhas de vinil antigo da rua 13 de Maio...

    Mas uma que todo mundo me parava pra perguntar era a que tinha aquele simbolo de lixo, com um bonequinho estilizado jogando uma suastica na lixeira...

    ResponderExcluir
  30. 3 lances sobre camisetas:

    Nos anos 90 eu tinha uma do L7 q era tipo um cara chupando uma mulher...era uma estampa agressiva... se não me engano comprei na 13 de Maio... e um dia fui para o trabalho com ela e de repente meu chefe me chama para explicar uns lances para um pessoal q estava numa reunião com ele, era um casal de japoneses e quando eu entro na sala, o japonês olha espantado para a camiseta do L7, o meu chefe sorrindo todo sem graça e eu idem e aí a japa quebrou o silêncio dizendo algo do tipo "oh! nice t-shirt very nice" e rindo alto e sem graça tb... depois é claro levei uma chamada do chefe...

    Nos anos 90 tb... eu tinha aquela camiseta do Dirty do Sonic Youth e um dia um cara da minha rua, playboy, chegou pra mim e disse: cara de q marca é essa camisa, já procurei em tudo q é shopping e não encontro essa marca..."

    e perdi a conta de quantas pessoas eu conheci só por causa das camisetas dos Ramones... uma vez na Taquara um cara estava vendendo baú da Felicidade, eu estava passando e ele virou para mim e falou Hey Ho Let´s Go e eu respondi na Lata: Blitzkrieg Bop! Era outra época... agora camisetas são só camisetas mesmo... não tem significado nenhum... só para uma minoria mesmo... embora eu ainda use algumas da Mono q é lá do Sul, mas é definitivamente outra coisa hj em dia como já foi dito antes pelo pessoal...

    ResponderExcluir
  31. Eu tb acho que as camisetas são como um olá. Normalmente me ligo nisso... Teve uma época que banalizou, eu ia para o bambus (bar que os underground enchem a cara hehe) em Porto Alegre e tinha umas 50 pessoas com a mesma camiseta do Nirvana que eu. Mas isso até que era bom, éramos uma turma, o pessoal dizia: - "Lá vão os Grunges." hehehe. Havia uma espécie de identidade. Certa vez fui à um show no Garagem Hermética e o cara da porta falou: -"Cara, tu não vais pagar ingresso, só por causa dessa tua camiseta!" e isentou meu ingresso! Eu tava vestindo uma camiseta do Hüsker Dü. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu